Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 18 de junho de 2023

NOSSA SENHORA DO AMOR DIVINO.


História1

Tem-se notícia da devoção à Virgem sob este título já no século XIII, quando na região da planície romana foi construída uma espécie de fortaleza da família Savelli-Orsini, chamada Castel di Leva. Sobre uma torre do castelo havia um quadro da Virgem sentada no trono, tendo ao colo o Menino Jesus. Uma pomba desce sobre a Virgem como símbolo do Espírito Santo, que é mesmo o Divino Amor. O quadro, naquela época, era muito venerado pelos pastores da região.

Na primavera de 1740, um viandante que se dirigia a Roma, chegando perto da torre, foi assaltado por uma matilha e estava para ser devorado; o pobrezinho levantou os olhos, viu a sagrada imagem e pediu ajuda à Mãe de Deus; o milagre se realizou: os cães dispersaram-se de repente, fugindo pelos campos.

Em 1944, Roma corria o perigo de ser destruída pela guerra. No dia 24 de janeiro, o quadro da Virgem do Amor Divino foi transferido para a cidade. Para obter a libertação os romanos, fizeram três promessas à Virgem: mudar a própria vida, erigir um novo Santuário e realizar uma obra de caridade, em sua honra.

Nossa Senhora realizou o milagre e Roma foi salva. O Papa Pio XII, no dia 11 de junho de 1944, foi rezar com os romanos e deu a Nossa Senhora do Divino Amor o título de “Salvadora de Roma”.

Todos os sábados, desde a Páscoa até o fim de outubro, tem lugar uma peregrinação noturna a pé, que parte à meia-noite, saindo de Roma, da Praça de Porta Capena, chegando ao Santuário às 5 horas de Domingo. Uma romaria noturna acontece no dia 7 de dezembro, véspera da Imaculada Conceição. Os romeiros noturnos percorrem a famosa Via Ápia Antiga até à igreja do Quo Vadis, depois tomam a famosa Via Ardeatina, passam por cima das catacumbas de S. Calisto, e à frente do Mausoléu das Forças Ardeatinas. Eles levam aos pés da Virgem as intenções da Igreja de Roma, as intenções dos cidadãos de Roma e também apresentam suas próprias necessidades”.2

Existe em Roma o famoso Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, localizado na via Ardeatina, km 12, chamado Santuário Del Divino Amore, um belíssimo templo arquitetônico realizado pelo Frei Constantino Ruggeri. Os vitrais contribuem para criar uma “teofania cósmica”, isto é, uma manifestação do Divino através da luz que chega do alto até cair sobre o altar. Tem por telhado, um tapete de gramado verde, paredes imensas com vidraças de cristal coloridas que dão uma luz mística a todo o espaço.

A data comemorativa de sua festa é dia 24 de setembro.

Já no Brasil, na localidade de Correias, próxima à cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, encontra-se uma capela histórica dedicada à Senhora do Amor Divino, talvez a primeira do Brasil sob este título.

Este culto, de origem portuguesa, teria sido praticado anteriormente na fazenda “Rio da Cidade”, em oratório particular, onde foi construído um templo consagrado em meados do século XVIII.

A matriz de Correias é sede da única paróquia brasileira dedicada a este título mariano. Nossa Senhora do Amor Divino é também a patrona do Seminário Diocesano de Petrópolis – RJ.

Devoção a Nossa Senhora do Amor Divino agora é Universal

A devoção a Nossa Senhora do Amor Divino, Padroeira de Petrópolis/RJ, passa a ser para toda a Igreja. Após a coroação pontifícia, a imagem visitou algumas comunidades paroquiais. Um momento solene do jubileu de diamante da Sé Diocesana.3



Oração a Nossa Senhora do Amor Divino


Ó Maria, Senhora do Amor Divino, volvei para nós vosso olhar compassivo!

Mãe de Misericórdia, convertei-nos de nossos pecados; Mãe da Divina Graça, obtende-nos de Jesus, vosso Filho, todas as graças que sabeis nos serem necessárias.

Protegei a Santa Igreja; dai-lhe uma liberdade segura e completa, que a faça triunfar de seus inimigos.

Estabelecei entre os povos e as nações, na sociedade e nos indivíduos, o domínio da verdadeira paz e da caridade cristã.

Fortalecei nas famílias o espírito de sacrifício e o vínculo sagrado do amor.

Afastai de nós as heresias, os erros contra a Fé, a dissolução dos costumes e a perversão dos vícios.

Suscitai em nossa Paróquia e em nossa Diocese, numerosas e santas vocações Sacerdotais e religiosas.

Defendei a inocência das crianças, convertei os pecadores, assisti os enfermos, valei aos desamparados, socorrei os necessitados, e, pelo Amor Divino de que Sois a Soberana Rainha, levai todos os corações ao Coração de vosso Divino Filho. Amém.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...