Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 29 de outubro de 2023

REX GLORIAE.

 


REI DA GLÓRIA1


Em três diferentes sentidos é Cristo Rei da Glória. 1. Porque é Rei de todos os habitantes e povo escolhido da terra dos vivos. 2. Porque toda a glória que eles gozam, o Senhor lha mereceu, e lha concede por decreto de Sua vontade justa e misericordiosa. 3. Porque a Ele só é devida toda honra e glória, sem nenhum dos que a participam atribuir a si, nem um só átomo dela; senão que todos permanecem tão desprendidos da honra e exaltação que possuem, como a terra o está da claridade do sol que a ilustra, alegra e fertiliza.

Pondera atentamente, alma minha, como este Reinado, ou Império de Cristo, é justo, é pacífico, é dilatado e é perdurável. É justo; porque a quem podia competir senão ao Filho Unigênito de Deus, que com Sua vida e morte mereceu a Predestinação de todos os escolhidos, e os demais benefícios, que dela procedem? É pacífico; porque Cristo unicamente domina nos corações e almas de todos, e todos O amam com amor incessante, puríssimo e ardentíssimo: e assim já não podem cometer pecado algum, nem a mínima imperfeição, nem ter dissenção consigo ou com outros, como cá nos dias da sua mortalidade acontecia, ainda entre varões santos. É dilatado; porque quanto aos espaços materiais daquele Reino, o Céu Empíreo compreende dentro em seu côncavo toda a grandiosidade do Universo, e em comparação da grandeza dele desaparece o Firmamento; sendo que em comparação do Firmamento desaparece todo o globo do mar e terra, que cá os Reis e Potentados andam dividindo entre si a ferro e fogo: de sorte que, para que a terra fosse visível aos olhos de quem estivesse olhando para baixo lá desde o Firmamento, seria necessário que esta fosse sessenta e quatro vezes maior do que é.2 Que será logo em comparação do Empíreo, este mundo, cujos bocadinhos nós amamos tão loucamente, que por essa causa perdemos o Céu? E é dilatado quanto ao povo de quem é Rei Cristo Jesus: porque dos homens diz São João, que viu uma multidão que ninguém pode contar: e dos Anjos diz o Angélico Doutor, São Tomás, que são mais que todos os indivíduos e criaturas materiais, sensíveis e insensíveis. E cada qual destes vassalos do Rei da Glória é tão ilustre e soberano, que os Imperadores da terra (se têm luz da verdade) se reputam por ditosos, em os servirem e adorarem.

E é também este Reinado perdurável; porque não tem fim. Durará quanto Deus dure; eternidades e eternidades. Para aqui, alma minha: estende o teu conceito quanto puderes, a ver se pode entrar no pasmo da consideração desta eternidade. Ver a Deus! Estar com Deus! Viver de Deus! Gozar de Deus! Louvar a Deus sempre, sempre, por séculos infinitos! Oh felicidade! As do mundo eram coisas vãs, coisa pintada, e de zombaria. Desapareceu o século e tudo o mais que andava na sua roda. Lá vão os dias, que assinalava o Sol com seus giros. Já não há mar, nem terra, nem o que sobre ela edificou a vaidade humana. Já não há morte, nem pecado, nem trabalhos, nem cuidados, nem esperanças. Restou unicamente o Amor de Deus, diamante que não tem consumo. Este entrou nas alturas a receber o prêmio, engastando-se na coroa de Deus. Ali vive, quanto o mesmo Deus vive. Ó Rei da Glória, Cristo Jesus: dá-me o teu amor. Ó Rei da Glória, Filho de Deus vivo: leva-me a onde reinas: leva-me Senhor, que a Ti só desejo. Oh, seja o Teu beneplácito ouvir-me e conceder-me este bem, para o qual me criaste e remiste!


__________________________

Fonte: Ven. Pe. Manoel Bernardez, Oratoriano, “Luz e Calor – Obra Espiritual para os que Tratam do Exercício de Virtudes e Caminho de Perfeição”, 2ª Parte, Opúsculo III, Meditação XXXIII, III Ponto, pp. 403-404. Nova Edição, Lisboa, 1871.

1.  Psalm. 23, 7.

2.  Pelo computo do P. João Batista Ricciedo, insigne Matemático da Companhia de Jesus.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...