Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

SÃO FRANCISCO DE SALES, ORIENTA SÃO JOÃO BOSCO EM SONHO.


(Sonho de São João Bosco)


No dia 19 de maio de 1879, Dom Bosco contou ter assistido em sonho a duas grandes batalhas: a primeira, dos jovens contra guerreiros de variados aspectos e com armas esquisitas: no fim, sobraram poucos sobreviventes.1 A segunda batalha, “mais feroz e horrível”, se deu entre monstros gigantescos e homens de grande estatura, bem armados e treinados. Esses homens alçavam um estandarte sobre o qual estava escrito em ouro este letreiro: MARIA AUXILIUM CHRISTIANORUM. A batalha foi longa e sangrenta, mas os que seguiam o estandarte ficaram vencedores e ficaram donos de uma vastíssima planície. A esses se ajuntaram os jovens sobreviventes da batalha anterior e formaram uma espécie de exército, tendo cada um como armas, na mão direita o Santíssimo Crucifixo e na esquerda uma pequena flâmula de Maria Auxiliadora.

Os novos soldados executaram muitas manobras naquela vasta planície, depois se separaram, alguns para o Oriente, uns poucos para o Norte, muitos para o Sul.

Desaparecidos esses, renovaram-se análogas batalhas e por fim as partidas para as mesmas direções. Dom Bosco reconheceu alguns nas primeiras batalhas; os das seguintes lhe eram desconhecidos, mas eles mesmos davam a entender que o conheciam e lhe faziam muitas perguntas.

Caiu logo depois uma chuva de chamazinhas resplandecentes, que pareciam de fogo, de variadas cores. Trovejou mas, em seguida, o céu serenou e Dom Bosco encontrou-se em um ameníssimo jardim. Lá lhe apareceu um senhor que tinha a fisionomia de São Francisco de Sales e lhe ofereceu um pequeno livro sem nada falar. Dom Bosco lhe perguntou quem era ele.

Lei no livro – respondeu.

Dom Bosco abriu o livro e leu:

Aos noviços: Obediência em todas as coisas. Com a obediência merecerão as bênçãos dos homens.

Aos Salesianos: Conservar ciosamente a virtude da castidade. Amar o bom nome dos irmãos e promover o decoro da Congregação.

Aos Diretores: Todo o cuidado, toda e qualquer fadiga para observar e fazer observar as Regras com as quais cada um se consagrou a Deus.

Ao Superior: Holocausto absoluto para conquistar-se a si mesmo e aos seus súditos para Deus.

Quem é o sr.? – perguntou de novo Dom Bosco àquele senhor que o contemplava serenamente.

Meu nome é conhecido por todos os bons e fui mandado para comunicar a você algumas coisas futuras.

Quais?

As que você perguntar.

Que devo fazer para promover as vocações?

Os salesianos terão muitas vocações com sua conduta exemplar, tratando com suma caridade os alunos e insistindo sobre a Comunhão frequente.

O que é que se deve observar na aceitação dos noviços?

Excluir os preguiçosos e os gulosos.

E quando se tratar de admiti-los aos votos?

Vigiar para se ver se há garantia a respeito da castidade.

Como é que se pode conservar o bom espírito em nossas casas?

Da parte dos Superiores escrever, visitar, tratar com benevolência, e isso com muita frequência.

Como é que nos devemos regular nas Missões?

Mandar indivíduos seguros quanto à moralidade; chamar de volta os que deixassem transparecer alguma suspeita; estudar e cultivar as vocações autóctones.2

A nossa Congregação vai indo bem?

Qui justus est justificetur adhuc. Non progredi regredi est. Qui perseveraverit salvus erit. (Quem é santo, que se torne mais santo ainda. Não progredir é regredir. Quem houver perseverado será salvo).

Ela vai se espalhar muito?

Até quando os Superiores cumprirem sua parte, ela crescerá e ninguém conseguirá impedir sua difusão.

Vai durar muito tempo?

Vossa Congregação vai durar até quando os sócios amarem o trabalho e a temperança. Faltando uma dessas duas colunas vosso edifício desabará, esmagando Superiores e súditos com seus seguidores.

Nesse momento apareceram quatro indivíduos que transportavam um caixão de defunto. Dirigiam-se em direção a Dom Bosco.

Tão depressa assim?

Não o pergunte; pense somente que você é mortal.

Que é que os senhores querem indicar com esse caixão?

Que você deve fazer praticar durante sua vida tudo aquilo que você deseja que seus filhos pratiquem após sua morte. Essa é a herança, o testamento que você deve deixar a seus filhos; mas você o deve preparar e deixá-lo bem terminado e bem praticado.

Esperam-nos flores ou espinhos?

Esperam-vos muitas rosas, muitas consolações; mas estão à espera pungentíssimos espinhos, que causarão em todos profundíssima amargura e tribulação. É preciso rezar muito.

Devemos ir para Roma?

Sim, mas com calma, com a máxima prudência e refinadas precauções.


Dom Bosco diz que queria fazer ainda outras perguntas; mas, nesse momento ribombou o trovão com relâmpagos e raios e ele acordou (MB XIV, 123).

***

Dom Bosco havia escolhido como Mestre e Patrono a São Francisco de Sales. E eis que, neste sonho, o Santo Doutor lhe transmite sábias normas, para fazer florescer a Congregação Salesiana. Na primeira parte do sonho, Dom Bosco havia assistido às lutas que teriam devido afrontar os que eram chamados a fazer parte de sua nova Família Religiosa.


_________________________

Fonte: Pe. Pietro Zerbino, Os Sonhos de Dom Bosco”, Cap. 53, pp. 219-222. Traduzido pelo Pe. Júlio Bersano. Editora Salesiana Dom Bosco, São Paulo, 1988.

1.  Supérstites.

2.  Vocações naturais (da região, do país, indígenas… etc.).


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...