BLOG CATÓLICO PARA OS CATÓLICOS.

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"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 10 de maio de 2025

A VEROSSIMILHANÇA ENTRE A PRIMEIRA E A ÚLTIMA HERESIA.


Estas heresias dos tempos Apostólicos reveladas e combatidas nas “Epístolas de São João, São Paulo e São Pedro, dão conta de diversos erros e heresias. Deixando de parte o erro do particularismo judaico, resolvido no Concílio de Jerusalém, o caráter típico dos primeiros erros e heresias foi uma certa liberdade exagerada, que acabava por derivar em excessos da carne. Os Nicolaítas são o tipo característico destas aberrações”.1 Vejamos:

Escreve2 ao Anjo da Igreja de Éfeso: Isto diz Aquele que tem as sete estrelas na sua direita, e anda no meio dos sete candelabros de ouro: ...Isto, porém, tens (de bom), que aborreces (odeias) as ações dos Nicolaítas, que Eu também aborreço (odeio)(Sed hoc habes, quia odisti facta Nicolaitarum, quae et ego odi)3.4

A primeira heresia, atribuída a Nicolau, um dos sete primeiros Diáconos, estava muito estendida, pois a veremos logo repetida em Pérgamo e Tiatira.

Assim tens tu também sequazes da doutrina dos Nicolaítas. Faze igualmente penitência…”.5

Porém, tenho alguma coisa contra ti, porque permites a Jezabel6, que se diz profetisa, ensinar e seduzir os meus servos, para fornicarem e comerem das coisas sacrificadas aos ídolos…”.7

A primeira heresia, pelo que sabemos dela, se parece à última heresia; quero dizer, à dos nossos tempos, e se pode dizer que, transcorre transversalmente toda a história da Igreja e, é como o fundo de todas as heresias históricas. Era uma espécie de gnosticismo dogmático e laxismo moral, um sincretismo, como dizem hoje os teohistoriógrafos. Era uma falsificação dos dogmas cristãos, adaptando-os aos mitos pagãos, sem tocar sua forma externa, por um lado; e concordantemente, uma promiscuidade com os costumes relaxados dos gentios; nominalmente, na luxúria e na idolatria, como lhes critica mais abaixo o Apóstolo. Comiam das carnes sacrificadas aos deuses, nos banquetes e rituais que celebravam os diversos grêmios, o qual era uma espécie de ato religioso idolátrico, ou seja, de comunhão; e se entregavam facilmente à fornicação, que entre os pagãos não era falta maior nem vício algum; inclusive, segundo parece, depois e como apêndice dos ditos banquetes religiosos.

De Nicolau narra Alberto Magno, que pôs a sua mulher à disposição de todos e, o imitaram os seus sequazes, e se fez rito…8


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1  Bernardino Llorca, Manual de História Eclesiástica, Vol. I, Período I, Cap. IV, pp. 67-69. Edições ASA. Porto/Portugal. 1960.

2  BÍBLIA SAGRADA, traduzida da Vulgata e anotada pelo Pe. Matos Soares. Edições Paulinas. 13ª edição. 1961.

3  BIBLIA SACRA Juxta Vulgatam Clementinam, Typis Societatis S. Joannis Evang. Desclée et Socii Edit. Ponti. ROMAE – TORNACI – PARISIIS. 1927.

4  Apoc. 2, 6.

5  Apoc. 2, 15-16.

6  Pseudo-profetisa da seita dos Nicolaítas.

7  Apoc. 2, 20.

8  Padre Leonardo Castellani, S.J., O Apocalipse de São João, Primeira Visão, pp. 74-85. Coleção O Fim dos Tempos. Editora Instituto Santo Atanásio. Curitiba/PR. 2021.


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