Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 27 de julho de 2023

PROFISSÃO DE FÉ CONTRA O ESPIRITISMO.


PROFISSÃO DE FÉ CATÓLICA


1ª – CREIO firmemente que há um só Deus, em Três Pessoas Iguais e realmente Distintas – Pai, Filho e Espírito.

2ª – CREIO que Deus, Espírito perfeitíssimo, criou o Céu e a Terra no início dos tempos; e no fim dos séculos julgará as ações dos homens, recompensando os bons com o Paraíso e castigando os maus com o Inferno.

3ª – CREIO que Deus, pela Sua Divina Providência, conserva e dirige, firme e suavemente, todo o Universo criado – e firmemente rejeito o pretenso governo do mundo pelas criaturas visíveis ou invisíveis, tal como ensina e defende o Espiritismo.

4ª – CREIO que Deus se revelou aos homens, manifestando-Se a Adão no Paraíso; a Moisés no Monte Sinai e, na plenitude dos tempos, por meio de Seu Filho Unigênito, feito Homem, JESUS CRISTO.

5ª – CREIO que Jesus Cristo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus igual ao Pai e ao Espírito Santo, se fez Homem no seio puríssimo da Virgem Santíssima, Mãe de Deus; padeceu e morreu na Cruz para nos salvar, e ao terceiro dia ressuscitou.

6ª – CREIO que Deus continua a auxiliar os homens na prática do bem por meio da Sua Santa Graça, especialmente obtida pela oração, pelos bons propósitos e pela frequência aos Sacramentos da Santa Confissão e da Santa Comunhão, – nunca, porém, mediante a evocação dos mortos, superstição abominável, proibida por Deus na Sagrada Escritura e explicitamente condenada pela Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.

7ª – CREIO na existência dos Espíritos criados por Deus:

a) Anjos bons, perseverantes no bem, que obedecem à Divina Vontade, e não aos caprichos humanos.

b) Anjos maus, ou Demônios, que prevaricaram e procuram sempre induzir os homens ao mal e à perdição eterna.

8ª – CREIO que cada alma humana é criada por Deus quando Ele a une ao corpo, formando então o Composto Único, substancial, pessoal, que se chama Homem – e rejeito firmemente a existência do Períspirito e do Corpo Astral.

9ª – CREIO que alma, separada do corpo, depois da morte, será julgada por Deus num Juízo Particular, recebendo logo depois, em atenção às suas obras, as penas eternas do Inferno, ou as penas temporais do Purgatório, ou a glória eterna do Paraíso, – e rejeito firmemente, a transmigração das almas, de corpo a corpo.

10ª – CREIO que, no fim dos tempos, cada alma se há de unir ao próprio corpo então ressuscitado para a glória ou para a eterna condenação – e rejeito firmemente, como falsa e herética, a doutrina espírita da Reencarnação.

11ª – CREIO na Comunhão dos Santos que une pela caridade:

a) os fiéis que vivem na terra;

b) as Santas Almas do Purgatório, que sufragamos com nossas orações e nossos sacrifícios;

c) e os Bem-aventurados do Paraíso, que invocamos como intercessores nossos, junto de Deus.

12ª – CREIO:

a) que a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, é a única verdadeira, fora da qual não há salvação;

b) que o seu Chefe visível, o Sumo Pontífice, assistido de um modo especial pelo Divino Espírito Santo, é infalível quando define verdades de Fé e Costumes.

Admito, portanto, e professo tudo quanto ensina esta mesma Igreja, pelo seu autêntico Magistério.

13ª – CREIO que Jesus Cristo instituiu na Sua Igreja Católica, Apostólica, Romana, como seus Ministros e dispensadores dos Sagrados Mistérios, os Bispos e os Sacerdotes, incumbindo-os da missão de ensinar Sua doutrina a todas as gentes.

Rejeito, pois, qualquer intervenção de médiuns como guias, doutrinadores e orientadores das relações entre o homem e Deus.

14ª – ABORREÇO, firmemente, DETESTO E CONDENO todas as doutrinas e práticas do ESPIRITISMO, porque jurei no meu Batismo renunciar a Satanás, às suas pompas e às suas obras.

15ª AFIRMO, portanto, querer seguir a Jesus Cristo, Senhor e Redentor meu e Sua Igreja Católica, Apostólica, Romana, em cuja Fé, com a graça divina, desejo viver apostolicamente e espero morrer com piedade. Assim seja.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do Demônio. – SUBJUGUE-O DEUS, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.


IMPRIMATUR

Belo Horizonte, 20 de Dezembro de 1951.

Mons. José Augusto D. Bicalho

Vigário Geral


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...