Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Santo Higino, Papa e Mártir.

(137-140 a.d.)


Tem o Senhor cumprido Sua promessa de conservar e defender Sua Igreja, suscitando homens oportunos nas diversas provações. Um destes foi Higino, filho de um filósofo pagão de Atenas. Embora reduzida pelas armas à condição de escrava da onipotente Roma, era a Grécia o centro da civilização antiga. Seus filhos foram os mestres de seus senhores. O grego era a língua corrente e em grego foram escritas muitas páginas do Novo Testamento.

Santo Higino governou por menos de 4 anos. Enviou 7 Bispos a diversas regiões. Muito sofreu em seu pontificado, por causa das perseguições e das heresias, que já se manifestavam, a turvar com princípios errados e com discussões teológicas a caridade e a paz características dos primeiros cristãos.

Santo Higino, portanto, condenou as doutrinas de Márcion, de Cérdon e de outros heresiarcas. Contou com o válido auxílio de São Justino, filósofo brilhante de seu século, pagão convertido que terminou seus dias Mártir de Cristo.

O Santo Pontífice dedicou-se também à determinação mais precisa dos graus da Hierarquia (eclesiástica). Já se achava esta constituída desde os tempos dos Apóstolos e por regulamentações sucessivas, mas a perseguição de Trajano havia trazido confusão. Talvez o Papa tenha estabelecido as Ordens Menores, das quais não se têm notícia até então.

O nosso Santo estabeleceu também o costume de haver padrinho e madrinha no Batismo; ordenou que não se erigissem templos sem ordem expressa do Bispo e proibiu o uso profano de tudo o que servisse ao Culto Divino.

O Martirológico recorda o martírio deste Santo no dia 11 de Janeiro, mas ficou desconhecido o gênero de sua morte.



Fonte: Pe. Iran Corrêa, S.D.B., “Biografias dos Papas – Guardiões Vigilantes dos Textos Sagrados através dos Séculos”, 11 de Janeiro – S. Higino, p. 31. Editora das Américas, São Paulo/SP, 1952.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...