Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 7 de julho de 2023

SANTA MARIA GORETTI - A Santa Inês do século XX.

Mártir da Pureza. Assassinada em 6 de Julho de 1902, com cerca de 12 anos de idade, porque preferiu morrer a ofender a Deus.


"Santa Maria Goretti pertence para sempre ao Exército da Virgens e não quis perder, por nenhum preço, a dignidade e a inviolabilidade do seu corpo. E isto não porque lhe atribuísse um valor supremo, senão porque, como templo da alma, é também templo do Espírito Santo.


Santa Maria Goretti é um fruto maduro do lar cristão, onde se reza, onde se educam os filhos no temor de Deus e na obediência aos pais.


Que o nosso debilitado mundo aprenda a honrar e a imitar a invencível Fortaleza desta jovem virgem". (Ven. Pio XII)

TESTAMENTO ESPIRITUAL DE ALESSANDRO SERENELLI


"Eu sou um velho de quase 80 anos, já próximo de terminar minha jornada. Olhando para o passado, reconheço que em minha juventude trilhei um caminho falso, o do mal, que me conduziu à perdição.


Pela imprensa, pelos espetáculos e pelos maus exemplos, vi que a maior parte dos jovens seguiam esse caminho sem pensar. Nem eu me preocupava com isso. Pessoas crentes e praticantes, eu as tinha perto de mim; obcecado, porém, por uma força bruta que me empurrava para o mal caminho, não lhes dava importância.

Alessandro com Assunta

Aos 20 anos cometi um crime passional, de que agora tenho horror só em recordá-lo. Maria Goretti, agora Santa, foi o anjo bom, que a Providência colocou no meu caminho para me salvar. Ainda tenho impressas em meu coração suas palavras de reprovação e perdão. Rogou por mim, intercedeu por seu assassino.


Seguiram 30 anos de prisão. Se não fosse menor de idade, teriam me condenado à prisão perpétua. Aceitei a sentença merecida e expiei resignado minha culpa. A pequena Maria foi minha luz, minha protetora. Com sua ajuda, comportei-me bem na prisão e tratei de viver honestamente, quando a sociedade me acolheu de novo.


Os filhos de São Francisco, os Frades Menores Capuchinhos delle Marche, me receberam com caridade seráfica, não como um criado, senão como um irmão, e com eles estou há 24 anos. Agora espero sereno o momento de ser admitido à visão de Deus, de abraçar de novo meus entes queridos, de estar perto de meu anjo protetor e de sua mãe Assunta.


Eu gostaria que os que lessem esta carta aprendessem a fugir do mal e a fazer sempre o bem. Pensassem desde crianças que a Religião, com seus Preceitos, não é algo de que se possa prescindir, senão o verdadeiro alento, o único caminho seguro em todas as circunstâncias da vida, até as mais dolorosas. PAZ e BEM".


Assunta, mãe de S. Maria Goretti.


"Peço perdão ao mundo pelo ultraje feito à Mártir Maria Goretti e à pureza. Exorto a todos a se manterem afastados dos espetáculos imorais, dos perigos, das ocasiões que podem conduzir ao pecado".


- Alessandro Serenelli, assassino arrependido de Santa Maria Goretti, a quem ela perdoou e por quem prometeu rezar, dizendo que o esperava no Céu. Ele morreu santamente aos 89 anos no Convento dos Padres Capuchinhos, em 6 de Maio de 1956.



________________________

Fonte: Extraído do livro "O Punhal de tantos remorsos", Vida de Alessandro Serenelli.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...