Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 15 de março de 2023

SÃO LONGUINHOS, SOLDADO E MÁRTIR.

 


São Longuinhos era judeu e centurião, ou capitão de cem soldados, e foi um dos que presenciaram a execução do Salvador do mundo. Observando a profunda humildade de Jesus Cristo, e vendo como à Sua morte, toda a terra tremeu e se vestiu de luto, não pode deixar de reconhecer que Aquele Justo era o Deus único e verdadeiro, que Se oferecia em holocausto pela Redenção da humanidade, e como tal o confessou.

Depois que sepultaram o Corpo do Salvador, mandaram a Longuinhos que O guardassem com os seus soldados; e tendo ressuscitado o Senhor ao terceiro dia, mais confirmado ficou o nosso santo na sua crença.

Foi logo dar conta ao sumo sacerdote, aos escribas e aos fariseus, das maravilhas que Deus havia operado e ele e seus soldados tinham visto na gloriosa Ressureição do Senhor. Ficaram muito contrariados os sacerdotes, e desejando escurecer a glória de Cristo, procuraram perverter Longuinhos com dádivas e promessas, dizendo-lhe que publicasse, que estando os seus soldados a dormir, foram ao sepulcro os discípulos de Jesus e furtaram o seu Sagrado Corpo. Mas, o santo soldado que já estava cheio da divina luz, não quis consentir na mentira.

Como os judeus procurassem vingar-se dele, partiu de Jerusalém para a Capadócia, com dois dos seus soldados, e ali começou a pregar o que tinha visto, convertendo assim grande número de pessoas.

O presidente Pilatos, assustado com as pregações do santo e instigado pelos judeus, enviou soldados a Capadócia, para que o prendessem e matassem. Partiram os soldados, e ao chegarem a Capadócia encontraram-se com Longuinhos; e como por disposição do Senhor o não reconhecessem, contaram-lhe muito em segredo o objeto da sua vinda. Cheio de júbilo, o santo recebeu-os em sua casa, onde os obsequiou esplendidamente. Em seguida mandou chamar os dois companheiros e logo que estes chegaram disse para os enviados de Pilatos: “Sou eu o Longuinhos a quem buscais, e que só deseja morrer pelo nome de Jesus Cristo; dai-me pois a morte, que nisso me fazeis um singular benefício”.

Ficaram atônitos os soldados, mal podendo crer o que ouviam; mas, a final, cedendo às instâncias de Longuinhos e dos seus dois companheiros, ali mesmo os degolaram.

De São Longuinhos faz menção o Martirológio Romano, no dia quinze de Março, dizendo que foi ele que com a lança abriu o Lado do Salvador, já morto, do qual saiu Sangue e Água. O mesmo diz Santo Agostinho.


__________________________

Fonte: Pe. Croiset, “Ano Cristão”, Vol. III, dia 15 de Março, pp. 178-179. Traduzido do Francês e adaptado às últimas reformas litúrgicas pelo Pe. Matos Soares, professor do Seminário do Porto. Tip. “Porto Medico”, Ltda. Porto. 1923.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...