Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 11 de julho de 2021

NOVENA EM HONRA DA SANTÍSSIMA E IMACULADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO. 5º DIA.


_______

Quinto Dia

______


Exposição do Santíssimo Sacramento


Hymnum


Tantum ergo sacramentum

Veneremur cernui;

Et antiquum documentum

Novo cedat ritui;

Praestet fides supplementum

Sensuum defectui.

Genitori Genitoque

Laus et jubilatio;

Salus, honor, virtus quoque,

Sit et benectio;

Procedenti ab utroque

Compar sit laudatio.

Amen.


______


Deprecação


Abri, Senhor, a nossa boca para louvar o vosso Santo Nome; purificai também o nosso coração de todos os pensamentos vãos, perversos e alheios; iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade para que digna, atenta e devotamente possamos exercitar a presente devoção, e merecer ser ouvidos na presença de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


V. A Santa Mãe de Deus e dos Carmelitas seja conosco e sempre nos assista.

R. Amém.


V. Deus, vinde em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.


V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.


___________


Invitatório


A Nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou que sua Mãe Santíssima se intitulasse, particularmente, Mãe dos Carmelitas. Vinde, adoremos.


___________



Hino


Virgem que o mundo inteiro venera,

Que a Santa Prole do nevado do Carmo

Por mãe venera, recebe estes nossos cândidos votos.


O nosso Elias divisando a Nuvem

Clamou dizendo: Vede aqui a forma

Da Mãe bendita, da preclara Virgem, Cópia certa.


Não tinha vindo do Celeste Trono

O Verbo Santo, já me protegendo

Te vejo, Nuvem, sendo de meus filhos a Próvida amante.


Também primeiro que este mundo deixes,

Um Templo Santo minha grata prole

Há de erigir-te por sinal do nosso íntimo afeto.


Do nosso Monte, rogo, não te afastes,

Mas sempre orvalha flores que cultivo;

O jardim cresça, até que teus altares floridos fiquem.


Dê-se honra ao Pai, ao Divino Filho,

A quem procede juntamente de ambos:

À Virgem Santa dê-se em todo o mundo, cânticos eternos. Amém.



Meditação


Maria Santíssima, Mui Zelosa

Defensora do Carmelo.


EFICÁCIA DA ORAÇÃO


I


A nova Eva, regeneradora e verdadeira Mãe dos viventes, Maria Santíssima, manifestou praticamente no seu Carmelo, aquilo que tirado do Livro Sagrado dos Provérbios, a Igreja põe em sua boca: Aquele que me achar, achará a vida; tendo o Instituto carmelita nascido do seio puríssimo da caridade de Maria, e tendo sido nutrido com o abundante néctar de suas misericórdias, como com prazer afirmam vários Romanos Pontífices, em vão seus inimigos, ocultos ou manifestos, se conjuraram para alcançar o seu total extermínio.

Bem o patenteia o fato transcendental que, semelhante ao da entrega do sagrado Escapulário, deu grato motivo para as solenidades que nestes dias o Carmelo consagra à sua dulcíssima Protetora. Enquanto ao redor do Trono Apostólico, os mal aconselhados adversários do Carmelo, clamam para ele morte e extermínio, a Rainha do amor e da vida mostra-se ao Papa Honório III, rodeada de fulgores celestiais e, Acolhe, lhe diz, acolhe benigno, nos braços de tua caridade, o Instituto do Carmelo e a cada um dos seus membros, pois assim quero Eu como também Deus quer; cumpram-se essas tão soberanas disposições sem desalento e sem demora. Verás esta mesma noite mortos em castigo de seus aleivosos desígnios, acrescenta a Virgem, os dois mais temerários hostilizadores da Minha devota Religião, o que tudo se verificou conforme a predição de Maria Santíssima.

Reconhece minha alma, nesse tão portentoso fato, a virtude e eficácia da santa oração. Adestrados nesse exercício salutar, os filhos do insigne Elias, que, não obstante ser como nós outros, homem mortal e passível, orou uma vez e outra vez e o Céu enviou à terra o rocio dos seus favores, os carmelitas oram humilde e incessantemente, invocando a mediação sempre eficaz de Maria Santíssima, e esta Mãe de misericórdia alcança o mais feliz despacho para as suas fervorosas e reiteradas súplicas. Graciosíssima Ester da Lei Nova, advoga a causa do seu povo ante o Rei imortal dos séculos, não só para que esta sua grei mística tenha vida, mas também para que tenha essa vida em abundância.

Ó vida, doçura e esperança do Carmelo, que neste rasgo, obra-prima do vosso amor, me fizestes ver o quanto se pode esperar de Vós, e quanto é eficaz a rogativa a que Vós vos dignais unir a vossa; ensinai-me, ó minha Mãe, a orar e tornai vossos os meus rogos ante a presença do Altíssimo. Amém.


II


Nem sempre hão de atentar exteriormente à nossa existência, embora tenhamos, em realidade e permanentemente dentro de nós mesmos, um gérmen de destruição e de morte. Tua vida, ó minha alma, tua verdadeira vida, a vida da graça, eis aí o que te cumpre defender, conservar e robustecer a todo o custo; todavia, tuas forças são efêmeras, é grande a tua inclinação ao mal, são perversos os exemplos dos mundanos e frequentes os assaltos do tentador. Poderás então, por ventura, prescindir em tão apertadas circunstâncias da intervenção celeste? Não é verdade que necessitas de um poder superior que te defenda, te ilumine, te dirija pela senda da virtude? A oração, ó minha alma, a oração, que penetra os Céus e abre seus infinitos tesouros, faz doce violência ao Coração de Deus e atrai suas misericórdias. Eis aí o grande e infalível meio pelo qual te há de ser dado conseguir vigor para tuas forças abatidas, luz para evitar todo o perigo, valor em tuas lutas inevitáveis, segurança em teu caminho, até alcançares a eternidade.

Seja tua oração humilde, confiante e perseverante. Provenha a tua rogativa da viveza da tua fé e da sinceridade de teus afetos. Não esqueças jamais de encaminhar tua oração pelo seguro canal de Maria, cujos rogos, diz São Germano, são revestidos de autoridade maternal e Deus não pode deixar de ouvi-los, pois sendo seu Filho, digna-se de lhe obedecer em tudo, como a mais terna e a mais pura das Mães.

Levantai-Vos, pois, ó minha Mãe e, para glória de vosso Nome, correi pressurosa em meu socorro, quando cheio de confiança o invocar nas desventuras desta vida. Fazei que este vosso Nome, que Deus tanto exaltou à face de todos os povos, se dê a conhecer ao vosso místico povo do Carmelo, qual ímã poderoso que a ele atraia as bênçãos divinas. Assim seja.



Oração Especial para este Dia


Ó Virgem do Carmo, Maria Santíssima, que para defender aos Carmelitas vossos filhos, haveis sempre sido como um escudo e torre inexpugnável, especialmente quando seus adversários intentavam extinguir a sua Religião sagrada, e mostrando o especial amor com que sempre os amparais, mandastes ao Sumo Pontífice Honório III, que os recebesse benignamente e confirmasse o seu Instituto, dando em prova de ser esta a vossa vontade e a do vosso Filho Jesus, a morte repentina com que foram castigados os dois que o contradiziam mais especialmente, rogo-Vos, Senhora, que me defendais de todos os meus inimigos, tanto da alma como do corpo, para que eu com paz e quietação me empregue sempre fervorosamente no serviço de Deus e no vosso. E agora, consiga o que nesta Novena peço especialmente por vossa intercessão, pois assim, Senhora, vos suplico com toda a humildade e confiança. Amém.


* Depois da Meditação e Oração, canta-se as jaculatórias alternadamente com o povo, e reza-se o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Pai no fim de cada jaculatória:



Senhora do Carmo

Mãe dos Carmelitas

Socorrei as almas

Que vivem aflitas.


1º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


Senhora do Carmo

Oh! Virgem Maria!

Vinde em meu socorro

Na última agonia!


2º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


No transe horrendo da morte

Valei-nos compadecida,

A fim de com vosso Filho,

Gozarmos da eterna vida.


3º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


*Findo o cântico, a música entoa e o povo repete a seguinte


Jaculatória


Cantemos a glória à Trindade Santíssima,

Por nascer cá na terra a Rosa Puríssima.


* Depois entoa-se a



Ladainha da Santíssima Virgem

(Segundo o Breviário da Sacrossanta Ordem Carmelitana)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de sois.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.


Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe intacta, rogai por nós.

Mãe amável, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Mãe e Decoro do Carmelo, rogai por nós.


Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Virgem Flor do Carmelo, rogai por nós.


Espelho de Justiça, rogai por nós.

Sede da Sabedoria, rogai por nós.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Padroeira dos Carmelitas, rogai por nós.


Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos Profetas, rogai por nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos Confessores, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.

Rainha de Todos os Santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem Pecado Original, rogai por nós.

Rainha elevada ao céu, rogai por nós.

Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

Esperança de Todos os Carmelitas, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos, que concedais aos Vossos servos, perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



Antífona


Esta é na verdade a mais prudente e formosa Abigail Carmelita, cuja cabeça se assemelha ao Carmo, e as suas mãos nos introduziram na terra do Carmelo para comermos o seu fruto e participarmos do que tem de mais delicioso. Aleluia.


V. Formosura do Carmo, Mãe dos Carmelitas.

R. Rogai por nós à Trindade Santíssima.


Oremos: Deus, que condecoraste a Ordem do Carmo com o singular título da Bem-aventurada Virgem Maria vossa Mãe, concedei propício que nós que agora nos preparamos à sua solene comemoração, fortalecidos com os seus auxílios, mereçamos gozar as eternas alegrias, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. R. Amém.


* Depois disto a música entoa para a adoração do Santíssimo Sacramento:


Verbum caro, Panem verum;

Verbo Carnem efficit;

Fitque sanguis Christi merum;

Et si sensus deficit,

Ad firmandum cor sincerum;

Sola fides sufficit.


V. Panem de coelo praestitisti eis.

R. Omne delectamentum in se habentem.


Oremus: Deus, qui nobis sub Sacramento mirabili passionis tuae memoriam reliquisti: tribue, quaesumus; ita nos corporis et sanguinis tui sacra mysteria venerari ut redemptionis tuae fructum in nobis jugiter sentiamus. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum. R. Amen.


* Segue-se a bênção com o Santíssimo Sacramento, finda a qual a música entoa e o povo responde as seguintes:


Jaculatórias finais


Escrava do Senhor, que ao Sol de Justiça

Criastes sujeito, e ouvistes submissa!


Não vos criou Eva como filha sua;

Contra o crime dela vossa graça atua.


Obediente à Lei, fazei-me, Vós, Senhora,

Para que veja a Deus naquela última hora!


V. A Virgem Sagrada seja nossa Advogada.

R. Amém.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...