Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

NOVENA A JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO. 2º DIA.


Segundo Dia

Jesus Cristo, Rei da Família.

Prostrados perante o Sacrário ou diante de uma imagem de Nosso Senhor, persignar-se e rezar: Senhor meu Jesus Cristo. Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado, e porque Vos amo e estimo sobre todas as coisas, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de Vos ter ofendido, pesa-me também, por ter perdido o Céu e merecido o Inferno, e proponho firmemente ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender, espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.



Oração ao Eterno Pai,

para todos os dias da Novena.

Eterno Pai, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! Vós gerastes o vosso Unigênito em vosso seio, antes da aurora, entre resplendores de santidade; Vós lhe dissestes: Tu és meu Filho. Pede-me, e Eu te darei as nações em herança e em tua possessão as extremidades da terra. Vós O constituístes herdeiro de todas as coisas e soberano Rei de toda a criação.

Infinitas graças Vos damos, Senhor, todos nós que fomos resgatados pelo seu preciosíssimo Sangue. Mas, ai! Muitos, muitíssimos homens não O reconheceram ainda por seu Rei; muitos indivíduos, muitos povos e nações se têm manifestado contra sua autoridade soberana. Senhor! Atendei aos direitos reais do vosso Divino Filho; ponde os seus inimigos como escabelo de seus pés. O seu império efetivo estenda-se de mar a mar; rojem a fronte no pó da terra os seus inimigos; ofereçam-Lhe presentes e adorem-No os reis de Tharsis e da Arábia, e todos os reis da terra e todas as nações Lhe prestem vassalagem

Fazei, Senhor, que em todos os confins da terra ressoe o hino jubiloso de triunfo: Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat: Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera para todo o sempre. Assim seja.



CONSIDERAÇÃO

Jesus Cristo é Rei não somente dos indivíduos particulares e isolados, mas ainda da família como tal. Jesus Cristo dignificou a sociedade conjugal, e para lhe dar base sólida instituiu um novo Sacramento e o declarou um e indissolúvel. Dignou-se presidir e abençoar as bodas de Caná da Galileia. Desde então, deve selar com sua presença, por intermédio dos seus Sacerdotes, corroborar e santificar com sua graça a celebração do Matrimônio. Se este se celebra entre católicos, prescindindo da Igreja, Esposa do divino Rei, não é verdadeiro Matrimônio. “O chamado matrimônio civil, é torpe concubinato”, declarou Jesus Cristo por meio do seu Vigário na terra, o Santo Padre Pio IX.

Por isso, deve Jesus Cristo presidir à formação de todo novo lar, e sua Lei santíssima deve regular as mútuas relações conjugais de marido e mulher. A eles cabe a gravíssima obrigação de alistar em seguida os seus filhos nas fileiras dos súditos do divino Rei, batizando-os, de os instruir na sua Santa Lei e de os educar em seu Santo Temor e Amor. Jesus Cristo é salvaguarda do lar; Ele há de confirmar com sua autoridade soberana a autoridade, as ordens dos pais, para que seja possível a verdadeira educação dos filhos e sólida a prosperidade de toda a família.

Esposos cristãos, quereis que as bênçãos do Céu desçam copiosas sobre as vossas famílias? Apenas formadas, consagrai-as ao Sagrado Coração de Jesus; em vossa casa dai o lugar de honra ao trono do divino Rei; entregai-Lhe sem reservas o vosso lar recém formado e tudo o que vos pertence; fazei da vossa casa uma cópia e imitação da sua humilde Casa de Nazaré. Jesus Cristo seja não somente o vosso Rei, mas ainda Pai e Chefe da família, confidente de vossas alegrias e de vossas tristezas, conselheiro nas vossas dúvidas, refúgio e amparo nas vossas tribulações. Em sua companhia e sob os seus olhares florescerão todas as virtudes domésticas e em vossa casa habitará Jesus com sumo agrado, como na Casa de Betânia.

Famílias cristãs, diz-vos o Santo Padre, vós preparastes em parte a declaração da nova festa de Cristo Rei, pela prática de consagrar-vos ao seu divino Coração. Vós haveis de propagar esta santa prática e consolidar assim o reinado do Coração de Jesus em todas as famílias.

E vós Famílias religiosas, Casas e Comunidades, que já reconheceis de bom grado os direitos soberanos do nosso Salvador, adorai-O e amai-O com sempre maior fervor e entusiasmo. Doutrinai e formai todos os vossos membros, alunos e alunas, todas as pessoas que de vós dependem, a fim de que, sejam sempre e em toda a parte valorosos e fidelíssimos súditos do divino Rei Jesus Cristo.



Oração

Amabilíssimo Salvador nosso, Jesus Cristo! Humildemente prostrados diante do vosso trono de amor, queremos prestar-Vos juramento de fidelidade e obediência. Vós mesmo proclamastes a vossa divina Realeza perante o presidente romano: É verdade o que dizes: Rex sum ego – Eu sou Rei. De boa mente reconhecemos os vossos direitos reais: Ave, Rex Judeorum! – Salve, Rei dos Judeus, de todos os homens e de toda a Criação! Hosana ao Filho de Davi! Bendito O que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel! Hosana nas alturas! Ao insensato clamor dos ímpios: Não queremos que este reine sobre nós! Respondemos: Adveniat Regnum tuum! – Venha a nós o vosso Reino!

Reconhecemos em particular e proclamamos à face do mundo que sois Rei soberano da Família. Sede o centro do nosso coração e o belo ideal da nossa vida. Queremos amar-Vos e assinalar-nos em tudo o que for para vosso serviço e glória, ó Rei eterno e Senhor universal.

Senhor, Rei divino! O mais formoso filho dos homens, a graça se derramou nos vossos lábios: cingi a vossa espada, ó Rei poderosíssimo, e com a vossa Majestade e formosura caminhai, avançai prosperamente e reinai sobre todas e cada uma das famílias. Avassalai o mundo inteiro e reinai em nossa querida pátria com especialíssima veneração. Fazei, Senhor, que todas as gentes, tribos e nações, desfilem perante o vosso trono régio cantando: Tu solus sanctus, Tu solus dóminus, Tu solus Altissimus, Jesu Christe! – Vós sois o único Santo, o único Senhor, o único Altíssimo, Jesus Cristo nosso divino Rei. Assim seja.



RESOLUÇÃO APOSTÓLICA

Consagrar a nossa família ao Sagrado Coração de Jesus e procurar que a nossa casa seja sempre um pequeno reino seu, regido pelo Código de seus Preceitos. Desterrar dela todos os costumes, modas, periódicos e revistas que desagradem ao divino Rei. Propagar a salutar prática da Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, nosso Rei.

Rezar 3 Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai, em honra das três insígnias com que o amantíssimo Coração do nosso Rei se apresentou a Santa Margarida Maria entre esplendores de divina Realeza.



Oração à Rainha Imaculada,

para todos os dias.


Virgem Imaculada, Nossa Senhora, ao mesmo tempo que aclamamos a Jesus Cristo Rei, todos nós Vos aclamamos e veneramos também a Vós, sua augusta Mãe, sereníssima Rainha dos Céus e da terra. Compartilhais a sua realeza humano-divina e fostes constituída por Ele mesmo Rainha soberana dos Anjos e dos homens. Ocupais no Céu um trono especial à direita do trono do vosso divino Filho, vestida de sol, como manto luminoso, pisando a lua como régio escabelo de vossos pés, coroada de estrelas como de diadema real.

Promovei, Senhora, o reinado efetivo de Jesus Cristo sobre toda criatura; apressai o advento do vosso mesmo reinado neste mundo, para que se apresse também o do vosso Filho: o reinado universal, público e privado, individual e social do Santíssimo Coração de Jesus Cristo. Assim seja.



Oração Final,

para todos os dias.

Dábit illi Dóminus Deus sédem Dávid Patris ejus, et regnábit in domo Jácob in aetérnum, et regni ejus non erit finis. Alleluia.

V. Data est mihi omnis potestas.

R. In caelo et in terra.

Oremus: Omnípotens sempiterne Deus, qui in dilecto Filio tuo, universorum Rege, omnia instaurare voluisti, concéde propitius, ut cunctae familiae Gentium, peccati vúlnere disgregatae, ejus suavissimo subdantur imperio. Qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus per omnia saecula saeculorum. Amen.


O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e seu reino não terá fim. Aleluia.

V. Foi-me dado todo poder.

R. No Céu e na terra.

Oremos: Onipotente e sempiterno Deus, que quisestes restaurar todas as coisas em vosso querido Filho, Rei do universo, concedei-nos propício que todas as famílias das Gentes desagregadas pela ferida do pecado se submetam ao seu suavíssimo império. Que convosco e o Espírito Santo vive e reina, Deus por todos os séculos dos séculos. Assim seja.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...