Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

A SERPENTE EXALTADA NO DESERTO.


A Serpente de metal1 arvorada em um madeiro no deserto dava saúde aos feridos, que neste sinal empregavam a vista. Cristo exaltado na Cruz, remedeia e sara do pecado aos que n’Ele creem sem ficção, e meditam com diligência. Emprega, pois, ó minha alma, teus olhos neste sinal admirável, e cobrarás saúde. Quanto mais meditares em Cristo crucificado, maior sinal tens de tua salvação. Se te achas mordido da avareza, olha para o Crucificado, vê como está nu e pobre; se te achas mordido da serpente da ira, olha para o Crucificado, vê como está manso e paciente; se te achas mordido do rancor contra teus próximos, olha para o Crucificado, vê como Ele está benigno e amante; se te achas ferido d serpente dos falsos deleites do mundo e da carne, olha para o Crucificado, vê como está atormentado e aflito. Enfim, que esta mística Serpente é o sinal prodigioso que tem virtude para nos curar de todos os nossos males: In omnibus adversitatibus (diz Santo Agostinho) non inveni tam efficax remedium, quam vulnera Christi: in illis dormio securus, et dormio intrepidus.2 Em todas as adversidades não achei tão eficaz remédio, como as Chagas de Cristo: nelas durmo seguro, e descanso sem cuidado. E em outra parte deu a razão, dizendo: Vulnera Jesu Christi plena sunt misericordia, plena dulcedine, et charitate.3 As Chagas de Jesus Cristo, estão cheias de misericórdia, cheias de piedade, cheias de doçura e caridade. Oh, bendito e glorificado seja para sempre este Senhor; que onde abundou o nosso delito, superabundou a Sua graça.


______________________________

Fonte: Ven. Pe. Manoel Bernardez, Oratoriano, “Luz e Calor – Obra Espiritual para os que Tratam do Exercício de Virtudes e Caminho de Perfeição”, 2ª Parte, Opúsculo III, Meditação XXIII, III Ponto, pp. 379. Nova Edição, Lisboa, 1871.

1.  Núm. 21, 9; et Joan. 10, 14.

2.  In Manuali c. 22.

3.  Ibid. c. 21.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...