Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 18 de abril de 2023

NOVENA EM HONRA DO GLORIOSO MÁRTIR, SÃO JORGE, DEFENSOR DA FÉ CRISTÃ. 5º DIA.


DEFENSOR DA FÉ


Hino Veni Sancte Spiritus1


1. Vinde, ó Santo Espírito,

E enviai do Céu

Um raio de vossa luz.

2. Vinde, Pai dos pobres,

Vinde, Dispensador dos dons,

Vinde, Luz dos corações.

3. Consolador por excelência,

Doce Hóspede da alma,

Nosso doce Refrigério.

4. No trabalho sois Repouso,

No ardor sois Calma,

No pranto, Consolo.

5. Ó Luz beatíssima,

Penetrai até o fundo do coração

Dos que vos são fiéis.

6. Sem vossa graça

Nada há no homem,

Nada que não lhe seja nocivo.

7. Lavai o que é impuro,

Fecundai o que é estéril,

Ao que está ferido, curai.

8. Dobrai o que é rígido,

Aquecei o que é frio,

E o que se extraviou, guiai.

9. Dai aos que vos são fiéis,

E em vós confiam,

Os sete dons sagrados.

10. Dai-lhes o mérito da virtude,

A salvação no termo da vida,

A eterna felicidade. Amém. (T.P.) Aleluia.

V. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado. (T.P.) Aleluia.

R. E renovareis a face da terra. (T.P.) Aleluia.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que pelo mesmo Espírito, conheçamos o que é reto e sempre gozemos de suas consolações. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. (T.P.) Aleluia.



5º DIA

Considera, alma devota, como São Jorge, abrasado pelo amor de Jesus Cristo, com energia declarou que era cristão, e só este nome era toda a sua glória e felicidade.

Solilóquio

Ó maravilha da virtude e verdadeiro imitador de Cristo, socorrei-nos, Glorioso São Jorge, e pedi a Deus que nos dê resignação e a virtude da paciência, para que possamos sofrer por seu amor as injúrias de seus inimigos. Amém.

3 Pai Nossos, 3 Ave Marias, e 1 Glória ao Pai.

Oremos2

Ó Deus, que nos alegrais com a intercessão e méritos do Bem-aventurado Mártir Jorge, fazei com que alcancemos da vossa bondade os benefícios que por meio dele Vos pedimos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo…

Antífona

Iste Sanctus pro lege, Dei sui certavi usque as mortem, et a verbis implorum non timuit; fundatus enim erat supra firmam petra: Alleluia.

V. Gloria, et honora coronast eum Domine. (T.P.) Alleluia.

R. Et constituist eum super opera manum tuarum. (T.P.) Alleluia.

Oremus: Deus, qui primitias fidei apud Cappadociae gentes Beati Georgii Martyris tui sangunine confirmat; concede propitius; ut ad tui Nominis confessionem, cujus excitamur exemplis: precibus adjuvemur. Per Christum Dominum nostrum. Amen.


_________________________

1.  D. Guéranger explica: “[A sequência] foi composta por volta do final do século XII; sua autoria foi atribuída, e não sem razoável probabilidade, ao grande Papa Inocêncio III. É um hino de rara beleza, e é repleto de terno amor por Aquele que é co-igual a Deus com o Pai e o Filho, e que agora está prestes a estabelecer seu império em nossos corações”. (D. Guéranger, O Ano Litúrgico, Publicações Loreto, 2000, vol. 9, pág. 305. Cfr. Veni Sancte Spiritus, Sequência de Pentecostes (traditioninactiondobrasil.org)

2.  “Missal Cotidiano e Vesperal”, por Dom Gaspar Lefebvre, O.S.B., 23 de Abril, pp. 1337-1338. Desclée de Brouwer & Cie, Bruges/Bélgica, 1952.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...