Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Assim Era o Pensamento Católico em 1936.

Santa Teresinha do Menino Jesus


No Consultório do Frei Justino perguntou-se o seguinte:

"Pergunta: É pecado usar meia manga? – Anônima.

Resposta: “Certa vez, escreve Santa Terezinha do Menino Jesus, na sua autobiografia, relatando fatos da sua infância, quando não tinha ainda 5 anos, certa vez, tínhamos de ir ao campo, em visita a amigos. Mamãe disse à Maria, que me desse o meu vestido mais bonito, porém, não me deixasse os braços nus. Eu não disse palavra; até mostrei a indiferença que devem ter as crianças dessa idade; mas interiormente, falava comigo mesma: 'Ora, eu teria ficado tão gentil, com os bracinhos de fora!' (Cap. 1)”.[1]

Aí está! A tentação de querer aparecer e agradar, a tentação da vaidade feminina (chamemo-la pelo justo nome) existia, já aos 4 anos, na futura grande Santa de Lisieux...

Não será a mesma tentação, ou quiçá alguma outra pior, que faz as meninas e mulheres de hoje teimarem em mostrar a sua cútis, as suas formas, a sua carne?...

Que uma lavadeira ou cozinheira arregace as mangas, está certo.

Mas, que as melindrosas lutem com o Vigário para ver se conseguem descobrir cada dia um pouco mais do seu corpo, mesmo dentro do recinto sagrado, é ridículo; dá uma ideia desfavorável da sua inteligência e da sua virtude.

Pergunta: A moça que usa meia manga na rua não pode ser absolvida em confissão? – A mesma.

Resposta: Pode ser e pode não ser absolvida. Isto não depende tanto das mangas, como das boas disposições da pessoa que se confessa.

Pergunta: Pode um Padre deixar de dar a S. Comunhão a uma pessoa que tenha confessado e sido absolvida por outro Padre? – A mesma.

Resposta: Pode isto acontecer, não porque o Padre recuse definitivamente dar o Sacramento, mas por julgar que a pessoa não se acha em condições exteriores (de decência, por exemplo) suficientes para a recepção do mesmo.

Do estado interior da alma que vem comungar, não lhe compete julgar...” (Frei Justino, O.P.).

Fonte: Revista Mensal “Mensageiro do Santo Rosário”, pp. 175-176; Redação e Administração no Convento dos Dominicanos, Uberaba – MG, novembro de 1936.



    
Acessando Documentos Arquivos em PDF Arquivo “Reminiscência sobre a Modéstia no Vestir”, Cap. 16, p. 134, Artigo “A Humildade de Santa Teresinha”.

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...