Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Carta do Vaticano aos Bispos Austríacos exige ação quanto a padres desobedientes.





Kath.net – Exclusivo: carta de Roma aos bispos austríacos sobre a Iniciativa dos Párocos – os bispos são instados a fazer alguma coisa a respeito da Iniciativa dos Párocos – Cardeal Schönborn acaba de exigir um “esclarecimento”. O Cardeal de Viena Christoph Schönborn fez novamente uma declaração na Sexta sobre a Iniciativa dos Párocos e exigiu uma retratação ao “chamado à desobediência”.

Na última terça-feira da Semana Santa, o Papa Bento XVI rejeitou claramente a Iniciativa e fez comentários críticos. Kath.net tomou conhecimento de que Schönborn não fora informado de antemão sobre o sermão do Papa, embora ele tenha feito alusão direta à Áustria.

Em entrevista à ORF, na sexta-feira, Schönborn explicou que o Papa estava “bem informado”.  “De uma maneira muito sutil, primeiramente, ele falou que compreende as preocupações de que a Igreja não estava fazendo o bastante no mundo atual. Em seguida, afirmou muito claramente que há alguns pontos nessa Iniciativa dos Párocos, mencionados no ‘seu Chamado à Desobediência’, que não podem ser sustentados”.

Ele mencionou a clara decisão do Papa João Paulo II e a clara decisão do Magistério da Igreja em relação à possível ordenação de mulheres, sobre a qual ele disse que a Igreja não tem a autoridade de alterar algo que procede de Jesus.

Agora Schönborn quer um esclarecimento. “É preciso que haja um esclarecimento neste caso sobre o ‘Chamado à Desobediência’. Os bispos disseram isso desde o início, a palavra ‘desobediência’ não pode perdurar. Acho que precisamos de um esclarecimento, uma declaração pública e creio que precisamos enfrentar essa questão logo”.

Kath.net veio a saber de que nas últimas semanas houve definitivamente, nos bastidores, até mesmo mais esforços do Vaticano do que se sabe publicamente. Os bispos austríacos foram instados em uma carta polêmica de Roma a fazer alguma coisa em relação à Iniciativa dos Párocos, da qual Kath.net tomou conhecimento através de uma série de fontes bem informadas.



 

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...