Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Espírito do Mundo




"O mundo, no sentido em que fala Nosso Senhor, distingue-se da Carne e do Demônio.

É a alma absorvida em objetivos terrenos, com prejuízo de Deus, objetivos que em si mes­mos não são viciosos, mas que têm o inconveniente de obscurecer as verdadeiras perspectivas. Oficial­mente não se intima a Deus que se ponha fora da porta, mas praticamente é pô-Lo em segun­do plano pela importância que se dá a tudo o que não é Ele.

Uma das melhores definições do espírito do Mundo é dada pelo R. Pe. Faber: 'A mundani­dade, explica ele, consiste numa infinidade de coisas, que em si se poderiam permitir, mas que levam facilmente a um fim que não pode ser permitido, ou porque a acumulação de todas elas é má, ou porque tomam demasiado ascendente sobre as nossas afeições. Coisas que nada têm de mal em si, são condenáveis quando se interpõem en­tre Deus e nós, mil vezes detestáveis quando tomam o lugar de Deus em nossos corações'.

Nisso está a sua grande nocividade. No conflito de valores, a coisa que mais se es­quece é a importância relativa desses diferentes valores. Nisto não se digna refletir a maior parte dos homens, e o seu instinto leva-os o mais das vezes a prestar atenção às diferentes realida­des, em razão inver­sa da sua importância. O assunto dos pensamentos e das conversas será uma aventura escandalo­sa, ou então, o último romance em voga, as proezas de um cineasta ou de uma 'estrela'; e pelos maio­res acontecimen­tos, sobretudo se são religiosos e jogam com o fu­turo da Cristandade, não se toma­rá o menor interesse.

Ao mesmo tempo que faz esquecer as preocupações essenciais, o espírito do Mun­do ten­de a enfraquecer e até a corromper os caracteres: é a invasão da frivolidade.

Mesmo quando se tratar de Religião, o que dominará não será, por exemplo, o Culto a pres­tar a Deus, mas a satisfação de uma vaidade: serão os bailes de caridade, os casamentos que se ro­deiam de um esplendor mais digno de uma ópera, que de uma Cerimônia Religiosa.


Na vida de São Vicente Ferrer conta-se que em Toulouse se haviam organizado, para afastar graves flagelos, Procissões de Penitência e Cerimônias de Desagravo. Dessas Procis­sões vieram os pe­nitentes a aproveitar-se para se mostrarem nas suas paradas com trajes apro­priados, chegando em certa sociedade a introduzir-se o costume de se procurarem disciplinas com cabos de prata, a fim de se distin­guirem pelos instrumentos de Penitência, os ricos dos po­bres. Até onde se vai aninhar a vaidade!

A que escravidão não se vota quem se abandona a este espírito de vaidade! 'É costu­me assim. Então? O que se há de fazer?' Se é estúpido ou discordante, pouco importa. O que importa é o Mundo. Não vale a pena discutir.


Uma das primeiras companheiras de Santa Madalena Sofia Barat, Fundadora das Da­mas do Sagrado Coração, Madame de Marboeuf, que tinha uma grande experiência do Mundo, dizia às novas re­ligiosas: 'Vós que deixastes o Mundo antes de o conheceres, julgais ter nis­so feito mui­to por Deus. Não sejais tão ufanas do vosso sacrifício. Se soubésseis o que é a escravidão do Mundo! É uma vida de galés. Não sejamos desses condenados às galés. Viva a nobre indepen­dência!"(R. Pe. Raul Plus, S.J., "Cristo no Lar", Liv. II, c, p. 207).

Fonte: Acessar o ensaio "Reminiscência sobre a Modéstia no Vestir" no link "Meus Documentos".

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...