Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 26 de outubro de 2021

NOVENA DAS ALMAS. 3º DIA.


(Notas Introdutórias – ver no 1º Dia)


NOVENA

Pensemos que provavelmente se acham penando no Purgatório almas que esperam os nossos socorros com um direito especial, como a do nosso pai, mãe, irmãos, outros parentes e amigos. Ajuntemos que estas santas almas não podem socorrer a si mesmas, pois, ali estão para pagar pelas suas faltas; esta consideração mais que tudo nos deve vivamente excitar a irmos ao seu socorro com quantas forças pudermos. Nisto, não somente seremos muito agradáveis a Deus, mas, adquiriremos grandes merecimentos; e estas benditas almas não deixarão de nos obter do Senhor muitas graças, principalmente a salvação eterna.1


Orações Iniciais2


Pelo † sinal, da Santa Cruz…


V. Abri, Senhor, os meus lábios.

R. E minha boca pronunciará o vosso louvor.

V. Meu Deus, em meu favor e amparo atende.

R. E dos meus inimigos me defende.


Oremos: Senhor, preparai e fortalecei nossos corações com a abundância de vossa graça, a fim de que, penetrando, em espírito de fé, caridade e compaixão, nas tristes prisões do Purgatório, possamos levar aos fiéis que nele sofrem os tesouros de sufrágios que dão alívio a seus padecimentos, glória à vossa divina Majestade, consolação e paz as nossas almas. Amém.


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Socorrei-me sem demora.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.


V. Dai às almas dos fiéis defuntos o repouso, Senhor.

R. E da luz eterna o esplendor.

V. Descansem em paz.

R. Amém!



Orações a Jesus Cristo3

Para conseguir, pelas dores de sua Paixão,

se digne ter piedade das Almas do Purgatório.


1. Dulcíssimo Jesus, pelo suor de Sangue que vertestes no jardim de Getsêmani, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

2. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa cruel Flagelação, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

3. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa dolorosa Coroação de Espinhos, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

4. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes levando a vossa Cruz ao Calvário, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

5. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa Crucifixão crudelíssima, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

6. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa amarguíssima Agonia sobre a Cruz, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

7. Dulcíssimo Jesus, pela dor imensa que sofrestes rendendo a vossa bendita Alma, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

Oração4

Ó Santa e Augustíssima Trindade! Ó Jesus! Ó Maria! Anjos benditos; Santos e Santas do Paraíso, alcançai-me as seguintes graças que peço pelo Sangue de Jesus:

Fazer sempre a vontade de Deus;

Viver estreitamente unido com Deus;

Pensar incessantemente em Deus;

Amar sobre todas as coisas a Deus;

Fazer tudo por Deus;

Procurar só a glória de Deus;

Fazer-me santo por amor de Deus;

Reconhecer minha miséria e o meu nada;

Conhecer cada vez mais a vontade de meu Deus.


Oremos: Santa Maria, oferecei ao Eterno Pai o Sangue precioso de Jesus Cristo pela salvação de minha alma, pelas Santas Almas do Purgatório, pelas necessidades da Santa Igreja, pela conversão dos pecadores, pelo mundo inteiro. Amém.



Meditação5

Uma outra pena que atormenta vivamente essas benditas almas, é a espantosa vista dos pecados cuja dívida elas têm de pagar. Na vida presente, não se conhece toda a negrura do pecado; mas compreende-se bem na outra vida, e esta é uma das maiores dores das Almas do Purgatório.

Ó meu Deus, pois, que sois a bondade infinita amo-Vos sobre todas as coisas, e pesa-me de todo o coração de Vos haver ofendido. Prometo-Vos antes morrer do que ofender-Vos de novo; dai-me a santa perseverança. Tende compaixão de mim, e tende também compaixão dessas benditas Almas que ardem no Purgatório. Ó Maria, Mãe de Deus, socorrei-as por vossas poderosas orações. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, e Glória ao Pai.



Salve Rainha pelos Mortos6

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, não só neste vale de lágrimas, porém, ainda no lugar de nossa expiação, salve! A Vós clamamos, Consoladora dos aflitos; a Vós suspiramos, gemendo e chorando por nossos irmãos que sofrem no Purgatório. Esses vossos olhos misericordiosos volvei a eles, Advogada nossa; e mostrai-lhes Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Isto Vos rogamos encarecidamente por eles, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce Virgem Maria! Intercedei pelos mortos, Santa Mãe de Deus, para que entrem já no gozo das promessas de Cristo. Amém.

Oremos: Ó Jesus, abandonado de todos e até dos vossos Apóstolos no Jardim de Getsêmani, dignai-Vos lançar os olhos de misericórdia sobre as Almas do Purgatório, e em particular sobre as que não recebem orações nem consolações e que, pelo decurso do tempo ou efeito de irreligiosidade e negligência, estão esquecidas: fazei que participem das orações, Santos Sacrifícios, boas obras, cujo mérito não puder ser aplicado àqueles por quem a Igreja os oferta. Ah! Senhor, não terei eu abandonado, em um criminoso esquecimento, almas que tenham jus a meu reconhecimento, de parentes, de amigos, de benfeitores? Quero daqui em diante, reparar tão grande ingratidão… Se conhecesse algum meio eficaz, por mais penoso que me fosse, empregá-lo-ia para aliviar essas pobres almas, sem proteção, no meio de um oceano de sofrimentos. Entretanto, eu me proponho fazer todos os sacrifícios que puder, e todo o bem que ofereço-Vos à vossa glória e pelas Almas do Purgatório em consideração de sua fé e esperança em Vós, em consideração, principalmente, da Agonia mortal e cruel abandono que sofrestes: dignai-Vos, ó Jesus, remir-lhes as penas que ainda têm de sofrer, a fim de que, possam ter livre entrada no reino eterno a que aspiram e onde celebrarão a grandeza inefável de um Deus que não desampara a ninguém. Amém.

Ato Heroico de Caridade,

em favor das Almas do Purgatório.7

Ó Santa e Adorável Trindade, desejando ajudar o livramento das Almas do Purgatório, cedo, em proveito delas, a parte satisfatória de todas as minhas obras e todos os sufrágios que me forem concedidos depois da minha morte, e os ponho nas mãos da Santíssima Virgem, para que Ela os aplique, como bem Lhe parecer, às Almas do Fiéis Defuntos que Ela quer livrar das suas penas. Dignai-Vos, ó meu Deus, de acolher e abençoar a oferta que neste momento Vos faço. Assim seja.



Ladainha pelos Fiéis Defuntos8


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Deus Pai dos Céus, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Deus Espírito Santo, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende misericórdia dos fiéis defuntos.


Santa Maria, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Mãe de Deus, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Virgem das virgens, rogai pelos fiéis defuntos.

São Miguel, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Anjos e Arcanjos, rogai pelos fiéis defuntos.

São João Batista, rogai pelos fiéis defuntos.

São José, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Patriarcas e Profetas, rogai pelos fiéis defuntos.

São Pedro, rogai pelos fiéis defuntos.

São Paulo, rogai pelos fiéis defuntos.

São João, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Apóstolos e Evangelistas, rogai pelos fiéis defuntos.

Santo Estêvão, rogai pelos fiéis defuntos.

São Lourenço, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Mártires, rogai pelos fiéis defuntos.

São Gregório, rogai pelos fiéis defuntos.

Santo Ambrósio, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Pontífices e Confessores, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Maria Madalena, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Catarina, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos Santos e as Santas de Deus, intercedei pelos fiéis defuntos.


Sede-nos propício, perdoai-lhes, Senhor.

Sede-nos propício, escutai-nos, Senhor.


De todo o mal, livrai-os, Senhor.

Da vossa ira, livrai-os, Senhor.

Do ardor do fogo, livrai-os, Senhor.

Da região das sombras da morte, livrai-os, Senhor.

Por vossa admirável Conceição, livrai-os, Senhor.

Por vosso Nascimento, livrai-os, Senhor.

Por vosso Nome dulcíssimo, livrai-os, Senhor.

Pela multidão de vossas misericórdias, livrai-os, Senhor.

Por vossa Paixão acerbíssima, livrai-os, Senhor.

Por vossas Chagas Sacratíssimas, livrai-os, Senhor.

Pela Morte ignominiosa com que, morrendo, vencestes nossa morte, livrai-os, Senhor.


Pecadores que somos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós que absolvestes a pecadora e escutastes o Bom Ladrão, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós que salvastes gratuitamente todos os que estão salvos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que absolvais de todos os seus pecados e penas aos nossos parentes, amigos e benfeitores, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que Vos digneis lembrar-Vos e compadecer-Vos de todos os fiéis defuntos que não são mais lembrados na terra, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que outorgueis a todos os que descansam em Cristo o lugar de refrigério, da luz e da paz, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que convertais sua tristeza e luto em alegria, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que Vos digneis coroar sua inspiração, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que os façais bendizer-Vos de tudo e Vos oferecer para sempre o sacrifício do vosso louvor, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que os eleveis ao grêmio dos vossos escolhidos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Filho de Deus, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Fonte de piedade, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós, que tendes a chave da Morte e do Inferno, nós Vos rogamos, atendei-nos.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai o repouso aos fiéis defuntos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai o repouso aos fiéis defuntos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai aos fiéis defuntos o repouso eterno.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Pai Nosso que estais no Céu…


V. Das portas do Inferno.

R. Salvai as suas almas, Senhor.

V. Descansem em paz.

R. Amém.

V. Senhor, escutai a minha oração.

R. E chegue até Vós o meu clamor.


Oremos: Ó Deus, que perdoais aos pecadores e quereis a salvação dos homens, de vossa clemência imploramos que, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria e de todos os vossos Santos, leveis à eterna Bem-aventurança nossos irmãos, parentes e benfeitores que têm partido deste mundo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


______________________

1.  Pe. Saint-Omer, CSSR, “As Mais Belas Orações de Santo Afonso de Ligório”, Parte IV, Art. 8, p. 679. Imprimé par les Etablissements Casterman, S.A. Tournai/Belgique, Belgium, 1921.

2.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, “Mês das Almas do Purgatório”, Introdução, Caps. II-VII, pp. 8-12. 12ª Edição, Editora Mensageiro da Fé Ltda, Salvador/BA, 1955.

3.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. pp. 699-680. Fazei cada ano uma Novena para as Almas. A este intento, cada dia: 1. Rezai esta oração; 2. Meditai num dos pontos seguintes; 3. Enfim, rezai outras orações em favor delas.

4.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. it. pp. 15-16.

5.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. p. 681-682.

6.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. cit. pp. 16-17.

7.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. p. 686.

8.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. cit. pp. 18-21. Extraída do “Manual dos Ordenandos”.


NOVENA A JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO. 5º DIA.


Quinto Dia


Jesus Cristo,

Rei da Igreja Católica.

Prostrados perante o Sacrário ou diante de uma imagem de Nosso Senhor, persignar-se e rezar: Senhor meu Jesus Cristo. Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado, e porque Vos amo e estimo sobre todas as coisas, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de Vos ter ofendido, pesa-me também, por ter perdido o Céu e merecido o Inferno, e proponho firmemente ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender, espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.



Oração ao Eterno Pai,

para todos os dias da Novena.

Eterno Pai, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! Vós gerastes o vosso Unigênito em vosso seio, antes da aurora, entre resplendores de santidade; Vós lhe dissestes: Tu és meu Filho. Pede-me, e Eu te darei as nações em herança e em tua possessão as extremidades da terra. Vós O constituístes herdeiro de todas as coisas e soberano Rei de toda a criação.

Infinitas graças Vos damos, Senhor, todos nós que fomos resgatados pelo seu preciosíssimo Sangue. Mas, ai! Muitos, muitíssimos homens não O reconheceram ainda por seu Rei; muitos indivíduos, muitos povos e nações se têm manifestado contra sua autoridade soberana. Senhor! Atendei aos direitos reais do vosso Divino Filho; ponde os seus inimigos como escabelo de seus pés. O seu império efetivo estenda-se de mar a mar; rojem a fronte no pó da terra os seus inimigos; ofereçam-Lhe presentes e adorem-No os reis de Tharsis e da Arábia, e todos os reis da terra e todas as nações Lhe prestem vassalagem.

Fazei, Senhor, que em todos os confins da terra ressoe o hino jubiloso de triunfo: Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat: Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera para todo o sempre. Assim seja.



CONSIDERAÇÃO

Sendo Jesus Cristo Rei soberano, soberana será também sua Esposa, a Santa Igreja Católica por Ele fundada; e adornada estará com todas as joias e prerrogativas da realeza.

Pio XI, na sua Encíclica, inculca muito esta consequência da soberania de Jesus Cristo. Fundou Ele mesmo a Igreja para continuar sua obra redentora, e a Igreja tem, por conseguinte, absoluto direito à plena liberdade e independência de todos os Poderes da terra, no exercício do seu ministério de ensinar aos homens e de encaminhá-los para o Céu. O Vigário de Jesus Cristo, Cabeça visível da Igreja, deve ser também Papa-Rei, independente de toda potestade terrena.

Note-se, com efeito, que a Igreja, segundo a constituição que lhe deu seu divino Fundador, é uma sociedade completa e perfeita, isto é, independente de toda outra sociedade dentro da esfera que lhe traça seu próprio fim. Tem por conseguinte, estes dois direitos supremos, fonte de todos os outros: direito à vida e direito à independência. Destes se derivam os direitos de pregar e ensinar a sua doutrina, o de organizar exclusivamente sua hierarquia, de administrar seus Sacramentos e de exercer livremente seus poderes legislativo, executivo e judicial; o direito de adquirir e possuir bens imóveis, o da livre comunicação das pessoas da sua hierarquia, e particularmente do Romano Pontífice, com todos os fiéis.

O Estado, o Poder civil tem que reconhecer e cumprir seus deveres jurídicos correlativos aos direitos da Igreja. Nada mais falso, portanto, que a teoria liberal e revolucionária da separação da Igreja e do Estado. A teoria liberal “é a mais perniciosa das pestes”.1

Dos mesmos direitos soberanos gozam as Ordens Religiosas e todas as Instituições que sejam instrumentos da Igreja na extensão e propagação do Reinado de Jesus cristo.

Quão graciosa e majestosa na sua deslumbrante formosura se apresenta aos nossos olhos esta Esposa do divino Cordeiro! Rei dos reis, o Filho de Deus a fez aquisição Sua à custa de Sua vida; houve por bem aformoseá-La, limpando-A de toda mácula e ruga com seu preciosíssimo Sangue.2 Ela, sociedade divina, permanece sempre invariável e imutável no meio das perpétuas vicissitudes de todas as sociedades humanas; invencível e imortal pela virtude de Deus e vencedora de todas as potestades infernais e dos poderes da terra, muitas vezes contra Ela conjurados.

Onde se encontrará nos fatos da Hierarquia uma monarquia semelhante à Monarquia do Reino de Cristo na terra, da Igreja Católica? Seus limites se confundem já com os do mundo; seus súditos são de direito todos os homens; de fato, os voluntários, 300 milhões; seus monarcas, os vice-reis do divino Rei, são já 261 (entre os quais 85 Santos, e entre estes, 33 Mártires; sua duração não terá fim. Seus vinte séculos de gloriosa existência e a palavra do seu Fundador, são garantia certa de que há de durar quanto durarem os séculos e quanto dure o mesmo Deus.

Salve, Igreja Católica, Una, Santa, Católica, e Apostólica, Esposa do Rei da Glória! Salve, soberana do reino das almas, salve!



Oração

Amabilíssimo Salvador nosso, Jesus Cristo! Humildemente prostrados diante do vosso trono de amor, queremos prestar-Vos juramento de fidelidade e vassalagem. Vós mesmo proclamastes a vossa divina Realeza perante o presidente romano: É verdade o que dizes: Rex sum ego – Eu sou Rei. De boa mente reconhecemos os vossos direitos reais: Ave, Rex Judeorum! – Salve, Rei dos Judeus, de todos os homens e de toda a Criação! Hosana ao Filho de Davi! Bendito O que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel! Hosana nas alturas! Ao insensato clamor dos ímpios: Não queremos que este reine sobre nós! Respondemos: Adveniat Regnum tuum! – Venha a nós o vosso Reino!

Reconhecemos em particular e proclamamos à face do mundo que a Igreja Católica, vossa Esposa imaculada, participa de vossas régias prerrogativas. Sede o centro do nosso coração e o belo ideal da nossa vida. Queremos amar-Vos e assinalar-nos em tudo o que for para vosso serviço e glória, ó Rei eterno e Senhor universal.

Senhor, Rei divino! O mais formoso filho dos homens, a graça se derramou nos vossos lábios: cingi a vossa espada, ó Rei poderosíssimo, e com a vossa Majestade e formosura caminhai, avançai prosperamente e fazei que reine convosco a vossa Esposa imaculada. Avassalai o mundo inteiro e reinai em nossa querida pátria com especialíssima veneração. Fazei, Senhor, que todas as gentes, tribos e nações, desfilem perante o vosso trono régio cantando: Tu solus sanctus, Tu solus dóminus, Tu solus Altissimus, Jesu Christe! – Vós sois o único Santo, o único Senhor, o único Altíssimo, Jesus Cristo nosso divino Rei. Assim seja.



RESOLUÇÃO APOSTÓLICA

Reverenciar e servir à Santa Igreja como a nossa Rainha e amá-La como a nossa Mãe. Defender valorosamente às suas régias prerrogativas diante das possíveis intrusões e embargos do Poder civil. Sejamos ciosos das suas glórias, sempre prontos a defendê-La contra os seus inimigos públicos e privados.

Rezar 3 Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória ao Pai, em honra das três insígnias com que o amantíssimo Coração do nosso Rei se apresentou a Santa Margarida Maria entre esplendores de divina Realeza.



Oração à Rainha Imaculada,

para todos os dias.

Virgem Imaculada, Nossa Senhora, ao mesmo tempo que aclamamos a Jesus Cristo Rei, todos nós Vos aclamamos e veneramos também a Vós, sua augusta Mãe, sereníssima Rainha dos Céus e da terra. Compartilhais a sua realeza humano-divina e fostes constituída por Ele mesmo Rainha soberana dos Anjos e dos homens. Ocupais no Céu um trono especial à direita do trono do vosso divino Filho, vestida de sol, como manto luminoso, pisando a lua como régio escabelo de vossos pés, coroada de estrelas como de diadema real.

Promovei, Senhora, o reinado efetivo de Jesus Cristo sobre toda criatura; apressai o advento do vosso mesmo reinado neste mundo, para que se apresse também o do vosso Filho: o reinado universal, público e privado, individual e social do Santíssimo Coração de Jesus Cristo. Assim seja.



Oração Final,

para todos os dias.

Dábit illi Dóminus Deus sédem Dávid Patris ejus, et regnábit in domo Jácob in aetérnum, et regni ejus non erit finis. Alleluia.

V. Data est mihi omnis potestas.

R. In caelo et in terra.

Oremus: Omnípotens sempiterne Deus, qui in dilecto Filio tuo, universorum Rege, omnia instaurare voluisti, concéde propitius, ut cunctae familiae Gentium, peccati vúlnere disgregatae, ejus suavissimo subdantur imperio. Qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus per omnia saecula saeculorum. Amen.


O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e seu reino não terá fim. Aleluia.

V. Foi-me dado todo poder.

R. No Céu e na terra.

Oremos: Onipotente e sempiterno Deus, que quisestes restaurar todas as coisas em vosso querido Filho, Rei do universo, concedei-nos propício que todas as famílias das Gentes desagregadas pela ferida do pecado se submetam ao seu suavíssimo império. Que convosco e o Espírito Santo vive e reina, Deus por todos os séculos dos séculos. Assim seja.


__________________

1.  Papa Pio IX.

2.  Ad Ephes. 5, 26-27.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...