Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, diz que as aparições de Medjugorje são falsas.

Coat of arms Holy See.svg
Congregatio pro Doctrina Fidei

 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Imagem de Congregação para a Doutrina da Fé
 
Durante a reunião plenária da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação, divulgou o parecer da Santa Sé em relação às aparições de Medjugorje (Bósnia-Herzegovina) e aos respectivos videntes. A conclusão apresentada é que nunca aconteceu nenhum evento sobrenatural em Medjugorje. Este parecer foi apresentado pela "Comissão Ruini", constituída pelo Papa Bento XVI para investigar os ditos fenômenos e as mensagens da Virgem Maria que são tornadas publicas regularmente pelos videntes desde 1981.

A Congregação para a Doutrina da Fé aprovou uma série de restrições e recomendações em relação a Medjugorje, tais como:

- Os fiéis católicos estão proibidos de participar nos "extases" dos videntes.
- Os videntes estão proibidos de divulgar os textos que dizem ter recebido da Virgem Maria.
- A paróquia de Medjugorje não será um Santuário Mariano, como desejavam os videntes.
- Os bispos não podem acolher nas suas dioceses os videntes para darem o seu testemunho.
Os bispos devem recomendar aos seus fiéis que quando se deslocarem a Medjugorje como peregrinos se façam acompanhar por um sacerdote católico.
- Os peregrinos que se desloquem a Medjugorje não devem reconhecer como verdadeiras as aparições e devem evitar qualquer contacto com os videntes, concentrando-se apenas na oração e Sacramentos.

Estas duras medidas tomadas pela Santa Sé foram justificadas pela inconsistência teológica das mensagens de Medjugorje e com os grandes rendimentos que os próprios videntes garantiram durante todos estes anos. Os videntes são proprietários de vários hoteis, bastante lucrativos graças ao grande número de peregrinos que se deslocam até Medjugorje.

Este "dossier" já se encontra na posse do Papa Francisco, que se deverá pronunciar nos próximos dias. Sabe-se que o Papa é bastante céptico em relação a Medjugorje e já fez duras críticas publicamente aos próprios videntes.

O Cardeal Müller afirmou ainda que Medjugorje deverá continuar a ser considerado um local de fé e oração porque Deus consegue recolher até onde não semeia.

Fonte: Gianluca Barile, Vaticanista

Adenda: 


- A última palavra sobre este assunto, tal como todos os que se referem à Igreja Universal, cabe ao Santo Padre. 
- A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) não pôs em causa os bons frutos de Medujgorge nem o ambiente de oração e amor aos Sacramentos que lá se vive. 
- As suspeitas da CDF recaem exclusivamente na falta de credibilidade que a comissão apontou aos videntes de Medjugorje, e é a esses que os fiéis católicos devem evitar seguir.
- Já há 2 anos atrás a CDF tinha emitido uma nota aos bispos americanos, na qual avisava que: "Não é permitido, tanto a clérigos como a leigos, participar em encontros, conferências ou celebrações públicas nos quais a credibilidade de tais 'aparições' (Medjugorje) seja dada como garantida."


blogger

28 comentários:

Anónimo disse...
nao querendo aqui provocar ninguem nem ser mal interpretado, qual é a diferenca entre estes argumentos e aqueles que poderiam ser invocados, por exemplo, no caso do nosso santuario de fátima? qual é a base que sustenta a veracidade das "nossas" aparicoes e que permite descartar a veracidade destas?

Joao Matos
Anónimo disse...
Pelo simples fato de que Fátima não possui erros doutrinários em suas mensagens, não houve casos de desobediência co-relatos, seus videntes não enriqueceram com a Aparição e seguiram vida religiosa ou morreram, como nas outras Aparições autênticas anteriores, Profecias e sinais que se realizaram e o milagre do Sol testemunhado por 70.000. Conclusão: Fátima é real.

José Ribeiro Junior
Devoto de Maria Santíssima disse...
O único mal de Medjugorje é fazer sombra a outros santuários que já se esqueceram de que Nossa Senhora apareceu e deu uma mensagem para ser vivida.
Podem querer silenciar Medjugorje, mas, tal como a Santíssima Virgem disse em Fátima: "Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!"
Choca-me ver certos católicos a perseguirem as aparições de Nossa Senhora e a alegrarem-se com esta notícia. Mesmo que tudo fosse/seja falso, devemos reter é o que foi bom e tantas conversões e vocações deu Medjugorje à Igreja Católica!
Enfim... Rainha da Paz, dai-nos a Paz que é Teu Filho Jesus!
Anónimo disse...
Agora cabe a nós, cristãos católicos e devotos da Virgem Santíssima, ser fiéis ao julgamento da Santa Igreja; Igreja esta, aliás, da qual a própria Virgem é imagem e defensora. Não se negam os frutos de conversão e vocação, mas antes, devemos entender que bens como esses Deus nos concede de acordo com Sua Vontade, muitas vezes aproveitando as situações que nos tornam o coração aberto e dócil. Que essa docilidade agora nos ensine a amar o que a Igreja determina! Salve Maria Santíssima!
Tatiana disse...
Gostaria de saber quais são os erros doutrinários nas mensagens de Medjugorge...Eles poderiam ser mais explícitos antes de liberar essa prévia...
Anónimo disse...
O Mais estranho é a questão financeira que está envolvida:
"Os videntes são proprietários de vários hoteis, bastante lucrativos graças ao grande número de peregrinos que se deslocam até Medjugorje."

Ademais, é importante o esclarecimento dos erros doutrinários nas mensagens.
la_frontera disse...
E têm toda a razão. Constroem hotéis, ganham dinheiro e dizem que são videntes.

Ponham os olhos em Fátima e vejam como de fato deve ser a religião. Negócio não há, das velas aos terços, tudo é oferecido ou a preço simbólico. As casas religiosas, transformadas em hotéis, não têm sequer lucro. E o santuário, foi construído pelo trabalho voluntário dos crentes.

Fosse Medjugorge, aqui mais para estes lados a ver se não tinham havido lá uma aparições.

Era certinho e direitinho :)
Anónimo disse...
Vc resumiu tudo. .. O mais importante, que dizem tantos santos e a Santíssima Virgem,é a obediência!
Não há nada que mais irrite o demonio do que obediência e humildade.
Anónimo disse...
A Igreja sabe de tudo e não perdemos em obedecê-la. Continuemos firmes...
Anónimo disse...
Devota de Nossa Senhora
Devemos ser fieis à Santa Madre Igreja que o próprio Jesus Cristo fundou SIM , porém, sabemos muito bem que ela é santa e pecadora. A postura resistente da "congregação da Doutrina da Fé" e a palavra final de Papa Francisco só ser viram para apressar o que Nossa Senhora mesma disse Medjugorje: " vou completar aqui o que disse em Fátima_ por fim o meu o meu Imaculado Coração Triunfará _
ANA MARIA DA SILVA Silva disse...
Lamentável...
Anónimo disse...
Pelo fato de que nossa senhora aparece com hora marcada as mesmas pessoas
Francisco Mello disse...
Absurdo! Deve tratar-se de cegueira. E qual o maior de todos os milagres? Não é o moral? E isso não acontece em Medjugorje? E porque não ir lá, em vez de tanta conversa? E não é quando terminarem as aparições que a IGREJA está em condições de avaliar a validade das aparições? Mas não há mesmo nada de sobrenatural em Medjugorje, apesar dos estudos e testemunhos de cientistas em Medjugorje e de tantos padres e bispos?

As imensas conversões de pessoas com o retorno à IGREJA não são milagres?

Etc!

E é verdadeira esta notícia? Foi essa a conclusão?

José Lima disse...
Sem pretender polemizar com quem quer que seja, pessoalmente considero que esta é uma óptima notícia, atendendo a que uma revelação privada nunca pode contradizer a revelação pública composta pelas escrituras e tradição (o que sucede com Medjugorge, mas não com Roma).

Quanto ao mais, vale o velho brocardo latino: "Roma locuta, causa finita est".
Anónimo disse...
Ao ler estes comentários, de imediattica me lembrei de como foi tratado e julgado o padre Pio, tudo o que aqui è dito sobre Medjugorje, foi também dito sobre o padre Pio, por isso pergunto que credibilidade podem ter estas palavras? Leiam o livro Padre Pio um santo entre nós, de Renzo Allegri, e depois leiam o que esta a ser dito sobre Medjugorje. Mudam os tempos, mas não a forma como os homens se comportam, quantas aparições demoraram anos para serem reconhecidas pela Santa Igreja. Passo a citar"...As congregações eclesiásticas, chamadas a julgar o caso, sobretudo o Santo Oficio, deram sempre pareceres negativos, excluindo o caracter sobrenatural da sua origem..." " Corriam os anos em que, para o Santo Oficio, o padre Pio estava cercado por terra queimada. Nenhuma autoridade eclesiastica tinha a coragem de confessar publicamente que acreditava no padre Pio..."enfim muito mais há para lerem, eu voltarei com mais informações sobre como se comportou o Santo Oficio em toda a vida o Santo Padre Pio...
Perante isto fica-me a duvida do que é dito nesta mensagem, pois os frutos são realmente muitos e ninguém os pode calar...
Quanto aos videntes, Deus um dia os julgará pois só a Ele o compete fazer. Claro que concordo que talvez devessem levar uma vida mais humilde, mas quem sou eu para os julgar?...

José Lima disse...
Uma correcção: no meu comentário das 10:40, onde escrevi "...(o que sucede com Medjugorge, mas não com Roma)" pretendia obviamente dizer "....(o que sucede com Medjugorge, mas não com Fátima)".
Joana Freud... disse...
Sou medjugoriana convicta. Partindo do princípio que é verdade que a CDF declarou que as aparições em Medjugorje são falsa, este texto está cheio de contradições:

- Se são falsas, porque chamam 'videntes' às pessoas que dizem ver Nossa Senhora?
- Lá ninguém participa em êxtases. Apenas pode acontecer estarem presentes durante um êxtase.
- "- Os bispos devem recomendar aos seus fiéis que quando se deslocarem a Medjugorje como peregrinos se façam acompanhar por um sacerdote católico" Isto é uma recomendação da Santa Igreja Católica, já com alguns anos, quando a Igreja deu autorização aos fiéis peregrinarem ali, recomendando também que fossem peregrinações privadas e não em nome de uma paróquia.
- Se são falsas, por que continuam usar o termo "peregrinar"? Nunca se pode proibir ninguém a viajar a uma terra qualquer, mas peregrinar tem outra conotação, e, neste texto, estão a assumir que se vai continua a peregrinar e até dizem como se deve fazer.

Aguardo o comunicado oficial da CDF e sobretudo do Santo Padre.
Joana Freudenthal
Assis disse...
ESSE POST NÃO É OFICIAL, É SOMENTE UM COMENTÁRIO OU UMA OPINIÃO...AGUARDEMOS A PALAVRA FINAL DO PAPA. É MUITO FÁCIL DIZER ERROS DOUTRINÁRIOS SEM APONTA-LOS E DIZER QUE ESTÃO TODOS RICOS, ONDE ESTÃO AS PROVAS? ACREDITO QUE OS SANTOS DE HOJE TEM QUE SER PELA LÓGICA PESSOAS COMUNS COMO NÓS, COM FAMÍLIA CONSTITUÍDA E TRABALHO PARA QUE POSSAMOS DIZER´"É POSSÍVEL SER SANTO"...
Coisas do Céu disse...
Era o que eu desconfiava. Sempre defendi que eram falsas, e sempre alertei para não lhes darem crédito. Teologicamente o que lá se diz é uma tragédia... no que à coerência diz respeito nem se fala. Sempre disse que no dia em que a Igreja tivesse de declarar a falsidade destas aparições, um sem número de Católicos obcecados por Medjugorge iriam entrar em desobediência, formando até células à parte e em desobediência a Roma. Pelos comentários que aqui vejo, parece-em que é mesmo o que vai acontecer. Muitos Católicos tornaram-se ingénuos, imprudentes e auto suficientes. Ainda me lembro de um senhor ligado a uns retiros gigantes que se faziam cá em Fátima mostrar-me uma foto de uma toalha de altar numa adoração ao Santíssimo dizer-me "Não está a ver ali na toalha?" e eu "não!" e não via nada. "Ali naquela sombra é Nosso Senhor". É por estas e por outras. Que Deus nos abençoe e ilumine a todos!
Anónimo disse...
Com toda a humildade tão pedida pela nossa Mãe, compete-nos no entanto dizer o que nos vai na alma. Por ser composta por homens, há erros humanos na Igreja de Cristo, como o comentário anterior referia, que se vêm a revelar mais tarde .Não nos compete a nós julgar e comentar mas sim rezar e pedir muito ao Espírito Santo que derrame o Seu Amor e Sabedoria sobre todos nós e sobre a instituição Igreja, de modo a que a interrogação de Cristo " quando voltar, encontrarei Fé no mundo ??" tenha uma resposta positiva !
João Lopes disse...
Realmente este assunto de Medjugorje é muito complexo e confuso.
Para quem percebe inglês aqui fica um entrevista a investigador leigo de Medjugorje e também as razões de muitos cristão duvidarem destas "aparições":

https://youtu.be/Gaj3GREo57c
Anónimo disse...
Um milagre vale mais que mil palavras:
https://www.youtube.com/watch?v=udfZjF0yL-8
Jose gonçalves disse...
temos nosso SENHOR JESUS CRISTO no sacrario basta
A. Morais. disse...
Não podemos esquecer o negocio que os videntes fazem. Sera que Nossa Senhora queria isso feles? Nao creio. Fatima e sui. Generis pois foi Fatima que se impôs a Igreja e não a Igreja a Fatima.
Maria Helena disse...
São Paulo, 27 de junho de 2015

Mensagem de 19 de julho de 1981
“Mesmo quando Eu deixar o sinal sobre a colina que prometi, muitos não acreditarão. Verão o sinal, se ajoelharão, mas não crerão. É agora o tempo de se converter e fazer penitência!”

Mensagem de 31 de dezembro de 1981
“Digam aos sacerdotes que não acreditam em minhas aparições, que Eu sempre transmito ao mundo mensagens da parte de Deus. Me desagrada que não creiam, mas não se pode obrigar ninguém a crer.”

ATENÇÃO : Antes de ser reconhecido pela nossa Santa Igreja...
Padre Pio foi prohibido de rezar santa missa por 15 anos !
Não acreditaram nas mensagens que Jesus Misericórdioso ditava para Santa Faustina durante 20 anos....
Maria Helena disse...
Será que este Gianluca Barile, é um Vaticanista de confiança? Pois o POST dele está sim cheio de contradições e tem mais, não consta nada a esse respeito no site do Vaticano - Zenit ou
no L `Osservatore Romano. Agora gostaria saber a opinião do Cardeal Arcebispo de Viena, Austria - Christophe Schonborn que SEMPRE e ABERTAMENTE apoiou todos os videntes de Medjugorje, em especial Ivan Dragicevic. Exigimos, com todo o devido respeito, que seja publicadas TODAS
AS PROVAS de tudo que estão dizendo por favor !
Maria Helena A.Cardoso
São Paulo, 27 de junho 2015
19:35horas
Dany Paulino disse...
15 não, foram 3 anos. E padre Pio acaso ficou rico?? Não né. Padre Pio foi humilde e obediente.
recanto são pio disse...
Algo assustador quando falamos em enriquecimento dentro da igreja católica.
Na minha cidade são construídas igrejas com dinheiro de festa onde se vende bebidas
alcoólicas, os sacerdotes andam em luxuosos carros temos 17 paróquias todas com belas casas
paroquiais, várias comunidades todas com belas igrejas e salão e fomos pedir um salão para usar no acolhimento de irmãos de rua onde a pastoral da sobriedade faz um belo trabalho a resposta foi não.
Estamos no tempo do ecumenismo, preparação esta para vinda do anticristo por isso duas coisas
vão tentar destruir da nossa igreja, a devoção a Maria e presença real de Jesus na Eucaristia.
Um abraço fraterno. Mãe da Graça e São Pe Pio rogai por nós.

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...