Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 7 de abril de 2021

TEMAMOS O CÁLICE DA IRA DE DEUS.



"Se o Filho de Deus é castigado tão severamente por pecados alheios, como o serão os ímpios pelos pecados próprios? Se assim é tratada a suma inocência, mansidão e humildade, como será tratada a nossa soberba, ira, obstinação e insolência? Se tanto pesa a mão de Deus sobre os ombros do Filho, que zela por sua honra, como pesará sobre os inimigos que a desprezam? É possível que houve espinhos para a Cabeça da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; houve fel para a Boca donde procedem as palavras de vida eterna; houve pregos para as Mãos que fabricaram os Céus e a terra; houve salivas (cuspes) para o Rosto de cuja luz e formosura vivem os Anjos? Que tormentos, que opróbrios, que amarguras, que confusão haverá para os escravos do Diabo e tristes vítimas da perdição eterna? Ó, TEMAMOS, pecadores, temamos o cálice da ira de Deus, que amarga muito, e se dele bebeu Cristo grande parte, até as fezes, todavia, ficaram guardadas para os pecadores obstinados: 'Verum tamen fex ejus non est exinanita; bibent omnes paccatores terrae'."


Fonte: Ven. Fr. Manoel Bernardez, Oratoriano, "Sermões e Práticas", Segunda Parte, II-152/153, Prática da Dominga Segunda da Quaresma. 1733.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...