Ato de Contrição
Meu Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu! Eis a vossos pés um pobre pecador, que muito tem entristecido o vosso amante Coração. Ai amável Jesus! Como pude eu ofender-Vos e encher de amargura esse Coração que tanto me ama e que nada omitiu para conseguir que O amasse? Quão grande foi a minha ingratidão! Mas, ó Salvador meu! Consolai-Vos, consolai-Vos, dir-Vos-ei, porque agora estou arrependido: tanta dor sinto pelos desgostos que Vos tenho causado, que quereria morrer de contrição. Oh! Meu Jesus, quem me dera chorar o pecado, como Vós na vida mortal o soubestes chorar! Pesa-me na alma de Vos ter ofendido. Eterno Pai, em satisfação de minhas culpas, Vos ofereço a pena e a dor que por elas sentiu o vosso divino Filho.
Vós, oh amante Jesus! Dai-me tal horror ao pecado que para o futuro me faça evitar até as mais leves faltas. Longe de meu coração os afetos terrenos: já quero só amar ao meu bondoso Redentor. Oh! Meu Jesus, ajudai-me, fortalecei-me e perdoai-me.
Minha Mãe do Perpétuo Socorro, intercedei por mim e obtende-me o perdão dos meus pecados. Amém.
Oração Preparatória
para todos os dias
Oh! Santíssima Virgem Maria, que, para inspirar-nos uma ilimitada confiança, quisestes tomar o dulcíssimo nome de Mãe do Perpétuo Socorro, eu Vos suplico me socorrais em todo o tempo e lugar; em minhas tentações, nas minhas recaídas, dificuldades, e misérias e mais que tudo à hora da morte. Concedei-me, ó amantíssima Mãe, o pensamento e o costume de recorrer sempre a Vós; porque estou certo de que sendo eu fiel em invocar-Vos, Vós mais o sereis em socorrer-me. Obtende-me pois, esta que é a maior das graças, recorrer a Vós sem cessar e sempre com confiança de filho, a fim de que, em virtude da minha constante súplica mereça vosso perpétuo socorro e a perseverança final.
Dai-me, ó terna e cuidadosa Mãe, a vossa bênção, e rogai por mim agora e na hora de minha morte. Assim seja.
Sexto Dia
Consideração: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sustenta seus devotos na prática das virtudes.
Se bastasse evitar o pecado para ser todo agradável a Deus, aí findaria o ofício benigno de nossa Mãe; para isso só nos ministraria o seu perpétuo socorro. Deus, porém, não se contenta com não ser ofendido mas exige serviços positivos, nos quer perfeitos. “Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito”. E por isso, quer que nos entreguemos à prática das virtudes cristãs. Mas quantas dificuldades não se nos deparam no caminho que leva ao monte santo da perfeição!
O bem, só por que o é, já vai contra a nossa natureza corrompida. Almas justas que vos consagrastes à prática da piedade, não o tendes experimentado? Oh, quão árido e estéril é nosso coração! Quão incapaz de produzir fruto algum digno da vida eterna se não virem fecundá-lo os caudais celestes da graça! Quando uma alma deveras quer santificar-se, renunciar a si mesma, ir de dia para dia adiantando na perfeição, ó, então, experimenta o que diz o autor da Imitação de Cristo: “A santificação não é jogo de crianças, nem trabalho de um só dia”. Então sente a necessidade de um socorro perpétuo e poderoso. Ah, e este socorro perpétuo não o temos? Porque temer? Porque retroceder antes de se nos deparar a dificuldade, se temos a favor de nossa causa a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro? Cobrai ânimo, almas generosas, vossa Mãe Vos ajudará. Não vedes que Vos apresenta o Divino Menino Jesus? E para que, senão para vos alentar na prática da virtude?
Só a lembrança de que seu rei o vê, dá valor ao guerreiro no combate. Ah, sim, quando o bem se nos torna difícil, quando estivermos já prestes a desfalecer, fixemos nossos olhos na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A presença do adorável Menino, que um dia nos há de premiar, nos dará alento e teremos coragem para praticar as mais heroicas virtudes.
Filhos de Maria, quereríeis vós ser verdadeiramente virtuosos, mas sentis sempre em vosso interior esse fundo de amor-próprio que envenena vossas boas obras; invocai Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para logo o vosso espírito e o seu procurarão somente o beneplácito e a glória de Deus. És alvo de contínuas contradições? Falta-te a paciência? Invoca assiduamente a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e serás manso e humilde de coração. Teu desejo é viver desprendido de qualquer apego desordenado às criaturas, mas a esse miserável coração apraz sempre a vaidade do mundo? Invoca a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e compreenderás a vaidade de quanto foi criado. O branco lírio da castidade agrada-te, queres conservá-lo a troco de qualquer trabalho? Ou tornar a adquiri-lo se por desgraça o tens perdido, invoca a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e em breve cantará de ti Aquele que se apascenta entre as açucenas: “Como o lírio entre espinhos, assim é a minha amada entre as virgens”.
A fé, a esperança, a caridade, rainhas de todas as virtudes, querem fixar em teu coração seu trono? Quem te concederá tal favor melhor que Maria, que leva na fronte a estrela da fé e a cruz que é nossa esperança e nos braços, o próprio Amor – o Divino Jesus? A ferida de uma injúria recebida não quer cicatrizar-se em teu coração? Invoca a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ver-te-ás disposto a fazer bem a quem te fez mal. Finalmente, estás na flor da idade, preocupa-te a eleição de estado, sabes que quem não é chamado, ainda que muito se apresse, não chegará a seu destino, porque vai em caminho adverso. Oh! Grandes são os apuros de teu angustiado coração! Mas invoca Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e dar-te-á luz e fortaleza para seguires tua vocação. A quantas pessoas duvidosas sobre a eleição do seu estado tem Ela ajudado, iluminando-as para melhor conhecerem as vaidades do século, inflamando-as no amor de Deus, a ponto de abandonarem tudo e consagrarem-se ao Senhor nos votos sagrados da Religião.
Finalmente, tu que elegeste estado e queres santificar-te no século, faz-te devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o conseguirás.
Ó, quão depressa progridem na perfeição os que se consagram ao culto de Nossa Senhora. Essa tão preciosa devoção parece dar-lhes asas para se alarem ao cume da santidade; digam-no os Sacerdotes, que a tem inculcado a seus penitentes. Só no Céu se saberá quantas almas têm chegado à perfeição por este caminho tão fácil.
Dedicai-vos, desde já, almas piedosas, ao culto dessa bondosa Mãe e um dia sereis mais um resplendor da coroa, que Lhe cinge a fronte, na Bem-aventurança.
Pedido: Medite-se e peça-se aquilo que mais se deseja alcançar da valiosa proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Gozos
Vendo que a Vós recorro
Virgem bendita e Mãe,
Vinde no seu socorro,
Vossos filhos amparai.
Virgem Imaculada
Vendo que mal nos vai
Vinde sereis louvada
Por filhos de bom Pai.
Socorro permanente
Se sois, querida Mãe,
Ouvi-nos Mãe clemente,
Os filhos consolai.
A fronte inclino e choro,
Remorso na alma vai
Aos vossos pés imploro
Perdão, Virgem, m’o alcançai.
Livrai-nos da tibieza,
Desse fervor nos dai
Que eleva com presteza
Ao Céu donde ele sai.
De padecer cansado
Neste vale, onde vai
Vos pede um desterrado,
Seu peito consolai.
Se a minha fé declina
E na tormenta vai
Estrela matutina
Vinde m’a alentai.
Se vosso fiel amante
Tremendo vês que vai
Nas ondas vacilantes
Seus passos segurai.
Vós, Virgem, da fraqueza
Meu peito me livrai,
Alento e fortaleza
Vós vinde e me inspirai.
Na luta derradeira
Perto de mim estás
Clemente mui fagueira
Amante como Mãe.
Lá na prisão do fogo
Virgem me visitai,
Tira-me de lá logo
Convosco me levai.
Que cante em vida e morte
Vós, Virgem, me inspirai,
Para delícia e sorte,
Vossos louvores, Mãe.
Vinde, que a Vós recorro
Virgem bendita e Mãe,
Vinde no seu socorro,
Vossos filhos amparai.
N.B. Esta quadra deve repetir-se no fim de cada uma das precedentes.
Oração Jaculatória
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, quero ser fiel imitador de vossas virtudes; ajudai-me em tão nobre empresa.
Obséquio
Rezar o santo rosário em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a fim de alcançar o dom de nunca desfalecer na prática da virtude.
Oração
Ó minha Mãe do Perpétuo Socorro, como é possível que, sendo Vós tão Santa, seja eu tão perverso. Hoje não venho pedir-Vos bens temporais, mas sim coisas que serão por certo mais agradáveis a vosso Coração. Vós sois sumamente humilde, alcançai-me, portanto, o amor ao desprezo. Vós que fostes pacientíssima nas penas da vida, obtende-me a paciência nas contrariedades. Vós que sempre vivestes livre de tudo o criado, alcançai-me o desapego das coisas criadas. Vós que fostes sempre pura, merecei-me uma pureza perfeita de coração. Vós que fostes cheia de amor de Deus, impetrai-me o dom deste santo e puríssimo amor. Vós que fostes toda caridade para o próximo, fazei que eu ame a meus irmãos santa e eficazmente. Vós que estivestes sempre unida à vontade de Deus, obtende-me a mesma graça, especialmente na eleição de estado e uma conformidade perfeita com todas as disposições da divina Providência. Numa palavra, ó Vós, a mais Santa das criaturas, fazei-me Santo. São estas as graças que Vos peço. Não permitais que desfaleça na prática da virtude, ó Maria, minha Mãe, amor meu, minha vida, meu refúgio, minha consolação, meu perpétuo socorro. Amém.
Exemplo
Atormentavam as penas interiores a uma senhora de Finales, a ponto de sofrer grave detrimento na sua paz e saúde. Ouvindo, em 1873, falar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e das numerosas graças que por Ela se obtiveram, tomou várias estampas em miniatura e, de consentimento com seu pai, fez voto de ir a Roma visitar o Santuário de Nossa Senhora, se por sua intercessão conseguisse a tranquilidade de sua alma. Ouviu a Virgem a prece e apenas formulado o voto sentiu-se livre dos padecimentos interiores e juntas com a paz foram-lhe restituídas a força, o sono, o apetite, enfim, a saúde do corpo e a do espírito.
Amada, louvada, invocada e bendita sejais eternamente, ó Virgem do Perpétuo Socorro, esperança minha, meu amor, minha Mãe, refúgio meu e minha vida. Amém.
Ladainha de Nossa Senhora1
(Atualizada)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus. tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da Igreja,*2
Mãe de misericórdia,*3
Mãe da divina graça,
Mãe da esperança,*
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Conforto dos migrantes,*
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao céu,
Rainha do sacratíssimo rosário,
Rainha da família,*4
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________________
Fonte: Manual do Devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por um Padre Redentorista, pp. 414-420. 4ª Edição, Estabelecimentos Benziger & Co., S.A., Editores Tipográficos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln – Suíça, 1899.
1. Com indulgência parcial são enriquecidas as ladainhas aprovadas pela Autoridade competente. Sobressaem-se entre elas as seguintes: do Santíssimo Nome de Jesus, do Sagrado Coração de Jesus, do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Santíssima Virgem Maria, de São José e de Todos os Santos. (Manual das Indulgências – Normas e Concessões, n. 29, p. 54. 2ª Edição, Editora Paulos, São Paulo/SP, 1990).
Nenhum comentário:
Postar um comentário