BLOG CATÓLICO PARA OS CATÓLICOS.

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

"DEUS, TENDO FALADO OUTRORA MUITAS VEZES E DE MUITOS MODOS A NOSSOS PAIS PELOS PROFETAS" (HEB. 1, 1).


"Ainda que Eu


vos diga a Verdade,


vós não Me credes...


Porque não sois


de Deus...


O que é de Deus,


ouve as Palavras


de Deus"


(S. Jo. 8, 47).


"Inspirados pelo Espírito Divino, escreveram os Sagrados Autores aqueles Livros que Deus, no seu paterno amor para com o Gênero Humano, se dignou dar-nos 'para ensinar, para convencer, para corrigir, para educar na Justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e bem apetrechado para toda a obra boa' (2 Tim. 3, 16 ss.)" (S. S. Pio XII, Carta Encíclica "Divino Afflante Spiritu", de 30-9-1943).► “O vestido do corpo, o riso dos dentes, e o andar do homem, dão a conhecer o que ele é” (Eclo. 19, 27).



► “Não olheis para a formosura da mulher, e não cobices uma mulher pela sua formosura” (Eclo. 25, 28).

"A impudicícia da mulher reconhece-se na altivez do olhar, e na imodéstia dos seus olhos" (Eclo. 26, 12).

► “Graça sobre graça é a mulher santa e cheia de pudor. Todo o preço é nada em comparação de uma alma casta” (Eclo. 26, 19-20).

► “O essencial da vida do homem é, a água, o pão, o vestuário, e a casa, que cubra o que o pudor quer que esteja escondido” (Eclo. 29, 28).

► “Diante da Modéstia vai a Graça” (Eclo. 32, 14).

"Os bens, desde o Princípio, foram criados para os bons; os bens e os males (foram criados) para os maus. As coisas mais necessárias à vida do homem são: a água, o fogo, o sal, o leite, o pão da flor da farinha, o mel, os cachos de uvas, o azeite e o vestido. Assim como todas estas coisas são um bem para os bons, assim para os ímpios e pecadores se converterão em mal" (Eclo. 39, 30-32).

► “Todas as coisas se acham aos pares, e uma oposta à outra, e nada fez que fosse incompleto” (Eclo. 42, 25).

► “O prêmio da Modéstia é o Temor do Senhor” (Prov. 22, 4).

Da Mulher Forte, diz o Espírito Santo: "A Fortaleza e Decoro são os seus atavios" (Prov. 31, 25).

O Amado sente-se arrebatado pelo "odor dos seus vestidos" (Cânt. 4, 11).

"Ainda disse mais o Senhor: Pois que as filhas de Sião se elevaram, e andaram com o pescoço soberbo, fazendo acenos com os olhos, e gestos com as mãos, e ruídos com os pés, e caminham com passo afetado, o Senhor tornará calva a cabeça das filhas de Sião, e despoja-la-ás o mesmo Senhor do seu cabelo.

Naquele dia lhes tirará o Senhor o adorno dos calçados, e as lúnulas, e os colares, e as gargantilhas, e os braceletes, e os gavarins, e as barrieras, e as ligas dos pés, e as cadeias de ouro, e as caixas de perfume, e as arrecadas, e os anéis, e os pingentes de pedras preciosas que lhes pendem sobre a fronte, e os vestidos de festa, e os mantos, e as gases (ou véus), e os (ricos) alfinetes, e os espelhos, e os lenços delicados, e os listões, e as roupas de verão.

E, em lugar de cheiro suave, terão a hediondez, e por cinta uma corda, e por cabelo frisado a tonsura, e por faixa do peito um cilício…" (Is. 3, 16-26).

"... e os (membros) que temos por mais vis, a esses cobrimos com mais decoro; e os que em nós são menos honestos, os recatamos com maior decência" (1 Cor. 12, 23).

► “O fruto do Espírito é... a Modéstia... contra estas coisas não há Lei” (Gál. 5, 22-23).

► “A vossa Modéstia seja conhecida de todos os homens; (pois) o Senhor está perto (e contempla-vos)” (Filip. 4, 5).

► “Vós, pois, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos... de Modéstia…” (Col. 3, 12).



► “Quero... do mesmo modo (que) orem também as mulheres em traje honesto, ataviando-se com Modéstia e sobriedade, e não com cabelos frisados, nem com ouro, nem com pérolas ou vestidos custosos; mas sim como convém a mulheres que fazem profissão de piedade” (1 Tim. 2, 8-10).

► “Contudo, (a mulher) salvar-se-á pela educação dos filhos, se permanecer na Fé e na Caridade e na Santidade, unidas à Modéstia” (1 Tim. 2, 15).

"Igualmente às mulheres idosas que mostrem no seu exterior uma Modéstia santa... para que instruam na prudência as mulheres jovens" (Tit. 2, 3-5).

► “Igualmente, as mulheres... Não seja o adorno delas exterior: cabelos frisados, ou os adereços de ouro, ou a gala e o preparo dos vestidos, mas (adornem) o homem que está escondido no coração, pela incorruptibilidade de um espírito pacífico e modesto, o qual é de grande valor diante de Deus. Porque era também assim que outrora se adornavam as santas mulheres, que esperavam em Deus…” (1 Ped. 3, 1-6).

► “Finalmente (sede) todos... modestos... pois para isto fostes chamados, a fim de que possuais a bênção (celeste) como herança” (1 Ped. 3, 8-9).

"Bem-aventurado aquele que vigia e guarda os seus vestidos (da Graça e da Fé), para que não ande nu, e não vejam a sua fealdade" (Apoc. 16, 15).

► “Sabei-o bem, nenhum... impudico... o qual é um idólatra, terá herança no Reino de Cristo e de Deus” (Ef. 5, 5).

► “Não tomeis parte nas obras infrutuosas das trevas, mas antes, condenai-as” (Ef. 5, 11).

► “E vi uma mulher... (que) estava vestida de púrpura e de escarlate, e adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas, e tinha na mão uma taça de ouro cheia de abominações e da imundície de sua fornicação, e estava escrito na sua fronte este nome: Mistério; a grande Babilônia, a mãe das fornicações e das abominações da terra…” (Apoc. 17, 3-6).

► “Adúlteros, não sabeis que a amizade deste mundo é inimiga de Deus? Portanto, todo aquele que quiser ser amigo deste século, constitui-se inimigo de Deus” (Tiag. 4, 4).

► “Proponde antes não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão” (Rom. 14, 13).

► “Porque nada trouxemos para este mundo, e é, sem dúvida, que não podemos levar nada dele. Tendo, pois, os alimentos (necessários), e com que nos cobrirmos, contentemo-nos com isto…” (1 Tim. 6, 7-10).

► “Porque a Fé não é de todos (porque nem todos querem ouvir ou pôr em prática o Evangelho)” (2 Tes. 3, 2).

► “E tudo o que não é segundo a Fé, é pecado” (Rom. 14, 23).

► “Guardai-vos de toda a aparência do mal” (1 Tes. 5, 22).

"Na Escritura há paz, todas as verdades se harmonizam, e não há contradição. Detesta a discussão do teu coração, e compreende a harmonia das Escrituras. Porventura, a Verdade podia dizer o que é contrário a Ela mesma?" (R. Pe. José Augusto Rodrigues Amado, ob. cit., Trat. XIX, "Comentário", p. 58).


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...