Blog Católico, para os Católicos

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vaticano proíbe padre francês “maçom” de exercer sacerdócio.



Padre Pascal Vesin, da paróquia de Santa-Ana de Arly-Montjoie, em Megève, continuará a ser padre “mas sem o direito de exercer”, disse um porta-voz.

De acordo com um comunicado, esta decisão foi tomada “a pedido de Roma”. O padre Vesin “pertence a uma loja do Grande Oriente de França desde 2001″, sublinha o texto.

“Informado em 2010 através de fonte anônima, o bispo questionou o interessado, que negou. Em 2011, foi pedido a Vesin para deixar a maçonaria (…) o interessado escolheu a ‘liberdade absoluta de consciência’ – de acordo com a fórmula consagrada – e afirmou a intenção de manter a dupla escolha”, explica o comunicado.

Em março, a Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por estas questões na Cúria Romana, exigiu a saída do padre. Informado sobre esta posição, o padre Vesin reiterou a vontade de continuar a pertencer à maçonaria.

O bispo informou Vesin das consequências da escolha. “Nada é definitivo”, sublinhou a diocese, acrescentando que “a pena, dita ‘medicinal’, pode ser levantada”.

Na ausência do padre Vesin, cabe ao vigário-geral da diocese assegurar os serviços religiosos da paróquia. “Ele estará em Megève durante o fim de semana para explicar a decisão do bispo aos paroquianos”, disse um porta-voz.

Diário Digital

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/34577-vaticano-proibe-padre-frances-membro-da-maconaria-de-exercer-sacerdocio

 

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...