Introdução1
Entre as muitas louváveis e fervorosas devoções com que os confrades e filhos do Carmelo procuram honrar a sua tão carinhosa quanto poderosa Mãe, conta-se dos sete Pai Nossos e sete Ave Marias, que eles costumam rezar diariamente em memória das sete principais alegrias que teve seu maternal Coração, antes de sua morte.
Quão agradável seja à Santíssima Virgem esta devoção, Ela mesma o deu a conhecer ao glorioso Mártir São Tomás, Arcebispo de Cantuária, na Inglaterra. Achando-se este Santo, segundo refere Bostio, em seu livro Marial, nesse devoto exercício, apareceu-lhe visivelmente num dia a Santíssima Virgem e, doce e sonoramente lhe disse:
“Ó meu amado Tomás, grande é o prazer que me dás com as honras e obséquios que me tributas, saudando-me em memória das sete alegrias que tive no mundo; mas, convém que saibas, serem-me ainda mais agradáveis teus obséquios, se também considerares as sete principais alegrias que, entre muitas infinitas, goza minha alma no Céu”.
Modo de Praticar esta Devoção
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
I. Alegro-me convosco, ó Rainha do Céu, pela grande alegria que tivestes, quando o Eterno Verbo encarnou no vosso puríssimo ventre e prontamente destes o vosso consentimento, com dizerdes: Ecce Ancilla Domini – Eis a Escrava do Senhor, e tudo por obra do Espírito Santo, sem prejuízo, antes com aumento da vossa inefável pureza.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
II. Alegro-me convosco, Mãe Santíssima, pela alegria que sentistes quando destes à luz o Salvador, o Eterno Verbo humanado, o tão desejado Messias; formado do vosso puríssimo Sangue, para resgatar o gênero humano, feito escravo pela culpa dos nossos primeiros pais.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
III. Alegro-me convosco, Gloriosa Virgem, pela alegria que sentistes quando vistes três Magos idólatras prostrados aos pés de vosso amado Filho, adorando-O como Senhor do mundo com ofertas, e declarando-O Sumo Sacerdote, Rei e Redentor.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
IV. Alegro-me convosco, Mãe piedosa, pela alegria que sentistes quando, sem precisão para cumprir a Lei da Purificação, Vos apresentastes com vosso amado Filho no Templo, ouvindo-O declarar por Simeão, Salvador do mundo e destruidor do pecado.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
V. Alegro-me convosco, Castíssima Mãe, pela alegria que sentistes quando depois de três amargos dias, encontrastes com grande contentamento o vosso amado Filho no Templo entre os Doutores da Lei.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
VI. Alegro-me convosco, Rosa sem espinhos, pela alegria que sentistes, vendo vosso caríssimo Filho ressuscitado e glorioso, aniquilado o pecado, espoliado o Inferno, e consolado o Paraíso.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
VII. Alegro-me convosco, Refúgio dos Pecadores, pela alegria que sentistes vendo o vosso amado Filho triunfante subir ao Céu, acompanhado e louvado pelos Anjos, para reinar eternamente à direita do Eterno Pai.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
V. Rogai por nós, ó Virgem Santíssima do Carmo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oferecimento
Ó Virgem Santíssima do Carmo! Rogo-Vos que me alcanceis do vosso querido Filho Jesus, a graça de imitar vossas virtudes e conseguir as graças e favores que prometeis aos que devotamente usam de vosso Sagrado Escapulário, para que assim obtenha vosso maternal amparo na hora da morte. Amém.
Orações à Santíssima Virgem do Carmo
Virgem Santíssima do Carmo, sede minha protetora e advogada: em Vosso Patrocínio, ponho toda a minha esperança; intercedei por mim a vosso benditíssimo Filho e alcançai-me a graça de viver e morrer santamente. Amém.
Deus, que com o singularíssimo título da sempre Bem-aventurada Virgem Maria condecorastes a Ordem do Carmo, concedei propício a quantos a sua Comemoração celebram, que corroborados dos auxílios da vossa graça, mereçam gozar dos eternos gostos, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Salve Rainha.
Oração
Bendita e imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, Vós, que tratais com bondade inteiramente especial aos que trazem o vosso amadíssimo hábito, olhai-me benignamente, cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai a minha fraqueza, com o vosso poder; iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria; aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com graças e virtudes que a façam cara a Vós e a vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte, com a vossa amável presença, e apresentai-me à augustíssima Trindade, como vosso filho e servo dedicado, para Vos louvar e bendizer eternamente, no Paraíso. Amém.2
______________________
1. Manual das Missões e Devocionário Popular, por um Pe. Das Missões, pp. 532-536. 1908.
2. Indulgenciada em 16 de Janeiro de 1886 e em 03 de Julho de 1886.
Nenhum comentário:
Postar um comentário