Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 20 de novembro de 2021

A EUCARISTIA – BOSSUET. 24


A Eucaristia, força da alma

e do corpo. Ela faz predominar

o espírito sobre a carne.

Espiritualiza-nos o corpo.


Porém, que necessidade havia de termos o Corpo de Jesus Cristo em verdade, em substância? De termos a Carne desse sacrifício? De termos nesse Sangue o sinal certo da consumação da remissão dos pecados? De sermos unidos a Jesus Cristo todo, como uma casta esposa a um esposo querido, e nessa qualidade termos poder sobre o seu Corpo, para lhe fruirmos ao mesmo tempo do Espírito?

E por falar do Corpo em particular, não há nada a fazer no nosso corpo? Não é a carne que cobiça contra o espírito? Quem pode melhor temperá-la do que o Corpo de Jesus Cristo aplicado sobre ela? Não há nos nossos membros uma lei que combate a lei do espírito? Quem melhor pode enfraquecê-la, e pôr os nossos membros mortais sob o jugo? Não nos cumpre trazer nos nossos corpos a mortificação de Jesus? Mas quem pode imprimir melhor neles o caráter dela, e santificar as penas dum corpo afligido? Mas não se faz mister que esse corpo mortal saia um dia do túmulo e da corrupção? E quem melhor pode tirar-nos dela do que esse Corpo que nunca a sentiu? Para nos tornarmos com Jesus Cristo um corpo espiritual, como o chama São Paulo, que havia para isso de mais eficaz do que a sua união com esse mesmo corpo, e a impressão dessas divinas qualidades?

Meu Salvador! Se me tocardes o corpo, sairá dele uma virtude: e será preciso que ele se torne semelhante ao vosso. A virtude que d'Ele sairá não me dará como àquela mulher, uma saúde fraca e frágil, mas a verdadeira saúde que é a imortalidade.

Mas as crianças que não comungaram não ressuscitarão então — Grosseiros e carnais, que não entendeis que esse Corpo é dado a toda a Igreja, e que esse fermento misterioso é capaz de vivificar toda a massa? Essas crianças de que falais não receberam com o Batismo um direito sobre esse Corpo? Ele é delas, ainda que elas o não recebam a princípio, segundo o costume presente; mas aquilo que é recebido por alguns, é para todos um mesmo penhor de imortalidade. Consolai-vos em Nosso Senhor, e fruí duma doce esperança.


________________________

Fonte: Jacques-Bénigne Bossuet, Bispo de Meaux, “Meditações sobre o Evangelho” – Opúsculo “A Eucaristia”, Cap. XXIV, pp. 109-110. Coleção Boa Imprensa, Livraria Boa Imprensa, Rio de Janeiro/RJ, 1942.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...