NOVENA
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
V. Mãe da Divina Providência.
R. Rogai por nós.
Oração a Nossa Senhora da Divina Providência1
IMPRIMATUR:
In Curia Archiep., Mediolani, die 17 Junii 1910.
Can. Joannes Rossi, Vic. Gen.
Oremos:2 Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência, sustentai a minha alma com a plenitude da vossa graça, governai a minha vida e dirigi-me nas veredas das virtudes até o cumprimento perfeito da Divina Vontade. Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu refúgio, a minha proteção, defesa e guia na peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição, sustentai-me no perigo, sede-me seguro asilo nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria, a renovação interna do coração, para que se torne morada santa do vosso Divino Filho, Jesus; afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado, toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho, a vanglória, o amor-próprio e todas as afeições terrenas que forem obstáculo à eficácia da vossa proteção. Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim e se, por fraqueza ou por malícia atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz ou contristei o Coração Sagrado do meu amável Jesus, cobri-me com o manto da vossa proteção e serei salvo. Vós sois a Mãe da prudência, a Virgem do perdão; Vós sois a minha esperança sobre esta terra; fazei que possa saudar-Vos no Céu como Mãe da glória. Assim seja. (3 Ave Marias)
6º Dia
“O espírito e os outros meios humanos só são úteis
enquanto instrumentos da Ação Divina”.3
O espírito, com tudo quanto dele depende, quer manter o primeiro lugar entre os meios divinos; é preciso reduzi-lo ao último, como escravo perigoso. Sabendo empregá-lo, o coração simples pode haurir grandes vantagens. Mas pode também ser muito nocivo, se não subjugado. Quando a alma suspira pelos meios criados, a ação divina lhe diz ao coração que ela lhe basta. Quando, fora de propósito, quer renunciar a eles, diz-lhe a ação divina serem instrumentos que não se devem tomar ou abandonar por si mesmos, mas que dela devem ser recebidos e ajustados com simplicidade à ordem de Deus, usando de tudo como não usando, achando-se privado de tudo como de nada carecendo.
A ação divina, sendo de uma plenitude sem limites, não pode apoderar-se de uma alma, senão na medida em que esta se acha vazia de toda confiança na própria ação, pois esta confiança é uma plenitude dissimulada que exclui a ação divina.
Eis o obstáculo mais adequado para detê-la: o encontrado na própria alma; pois, quanto aos exteriores, sabe, quando lhe apraz, transformá-los em meios. Tudo lhe é igualmente próprio e igualmente inútil. Sem ela, o tudo é nada, e, por ela, o nada é tudo. Seja a meditação, a contemplação, as preces vocais, o silêncio interior, os atos das potências, sensíveis ou distintos ou menos percebidos, o retiro ou a ação, tudo quando se quiser em si mesmos; de tudo isso o melhor para a alma é o que Deus quer no momento presente. E a alma deve olhar tudo isso com perfeita indiferença, como sendo absolutamente nada.
Assim, não vendo senão a Deus em todas as coisas, deve deixá-las e tomá-las todas a seu bel-prazer, para só viver, alimentar-se e esperar em Sua ordem, e não nas coisas que só por Ele possuem força e virtude. Deve dizer a cada momento, e a respeito de tudo, como São Paulo: “Senhor, que quereis que eu faça?”4 E não isto e aquilo, mas “tudo quanto Vós quereis!” O espírito gosta disso, o corpo, daquilo; quanto a mim, Senhor, quero apenas a vossa vontade. A oração, a ação, a prece vocal ou mental, em atos ou em silêncio, em fé ou em luzes, em distinção de espécies ou em graça geral: tudo isso, Senhor, nada é, pois vossa vontade é a única virtude de tudo isso. Ela somente é o objeto de minha devoção, e não as coisas, por elevadas e sublimes que sejam, por ser a perfeição do coração, e não a do espírito, o termo da graça.
A presença de Deus, que santifica as nossas almas, é a habitação da Trindade que se derrama no íntimo de nossos corações, quando submetidos à divina vontade: pois a presença de Deus, que se faz pelo ato da contemplação, opera em nós essa íntima união apenas como as outras coisas que são da ordem de Deus.
Conserva, no entanto, o primeiro lugar entre elas, por ser o meio excelente de unir-se a Deus, quando a divina vontade ordena seja utilizado.
Portanto, nada de mais legítimo, que a estima e amor pela contemplação e outros exercícios de piedade, desde que tal estima e amor remontem de todo ao Deus infinitamente bom, a quem agrada servir-Se desses meios para dar-Se às nossas almas. Recebe-se ao próprio príncipe, recebendo o seu séquito. Seria injuriá-lo não testemunhar afeição alguma a seus oficiais, sob pretexto de possuir a ele somente.
1ª Oração5
Nós merecemos com justiça o nome de pecadores, mas Vós, ó Virgem Maria, mereceis o glorioso título de Refúgio dos pecadores, dado pela Igreja. Sendo Mãe de Nosso Divino Salvador, Vos tornastes, ao mesmo tempo, Mãe de misericórdia e Rainha poderosa do Céu e da terra, com desejo e poder de socorrer a todos os que a Vós recorrem.
Nós Vos rogamos, ó Mãe bondosíssima, vinde em nosso auxílio; reconhecemo-nos, pois, pecadores, na amargura do nosso coração. Obtende-nos a dor e o perdão dos nossos pecados pelos quais Deus nos castiga justamente, assim como a graça de chorá-los sempre e de nunca mais cometê-los. Assim seja.
Ave Maria…
V. Refúgio dos pecadores.
R. Rogai por nós.
2ª Oração
Quem, senão Vós, poderá jamais na tristeza consolar-nos, ó Virgem amantíssima, proclamada Consoladora dos aflitos pela Igreja? Consolou os nossos primeiros pais a promessa do vosso nascimento; consolastes ao mundo dando-lhe o grande Reparador de nossos males e fostes, em todo o tempo, a Consoladora daqueles que, com fé, recorreram a Vós.
Sede também nossa consoladora, ó poderosíssima Advogada; nós vô-lo rogamos. Gemendo sob o peso de nossas aflições, por Vós suspiramos; obtende-nos do Pai das misericórdias e Deus de toda consolação o socorro necessário em todas as nossas misérias e tribulações. Assim seja.
Ave Maria…
V. Consoladora dos aflitos.
R. Rogai por nós.
3ª Oração
Ó Virgem Imaculada, destinada por Deus para serdes o socorro do povo cristão em suas necessidades, a Vós recorrem os doentes em suas enfermidades, os pobres em suas indigências, os aflitos em suas adversidades, os marinheiros nas tempestades, os soldados nas batalhas, os agonizantes no momento da morte, e todos obtém de vosso Coração materno auxílio e conforto!
Também nós colocamo-nos sob a vossa proteção, ó Mãe da Divina Providência, e cheios de confiança em vossa inefável bondade suplicamo-Vos queirais atender às orações que Vos dirigimos. Livrai-nos de todos os perigos e males, obtende-nos as graças de que precisamos e conduzi-nos felizmente ao porto desejado da eterna salvação. Assim seja.
Ave Maria…
R. Socorro dos cristãos.
R. Rogai por nós.
LEMBRAI-VOS
a Nossa Senhora da Providência
IMPRIMATUR:
Tornaci, 31 Julii 1939.
J. Lecouvet, Vic. Gen.
Lembrai-Vos, ó boa e piedosa Virgem Maria, que nos fostes dada para ser nosso amparo e providência. Cheios de confiança em vossa bondade, chamamo-Vos em nosso auxílio, vinde assistir-nos. Confiamo-Vos nossas tribulações e necessidades, vinde aliviá-las; nossos projetos e trabalhos, vinde abençoá-los. Vós, que podeis tudo obter, Ó Nossa Senhora da Providência, socorrei-nos, protegei a Santa Igreja, a Pátria, todos os que em Vós confiam, aqueles mesmos que não sabem mais Vos implorar. Abri-nos o vosso Coração, este Coração tão bondoso, confidente de tantas dores; e, porque Vós sois Mãe, ó Nossa Senhora da Providência, dignai-Vos ouvir nossas preces e atendê-las. Amém.
Ave Maria...
Ladainha
de Nossa Senhora
da Divina Providência.6
(Estas Ladainhas foram compostas em 1871
por uma Religiosa do Convento de Roule, em Paris,
e aprovadas pelo Cardeal Arcebispo Guibert).
Eterno Pai, que sois nosso Pai, tende compaixão de nós.
Jesus, Salvador das almas, tende compaixão de nós.
Espírito Santo Consolador, tende compaixão de nós.
Santíssima Trindade, Providência divina, tende compaixão de nós.
Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe da graça e da misericórdia, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe admirável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Estrela do mar, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Torre de Davi, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Salvação dos pecadores, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Porta do Céu, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nosso Refúgio, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Força, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Esperança, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Mãe, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Nós Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, que defendais de todo o mal esta família que se prostra diante de Vós e, pela vossa misericórdia, livrai-a dos seus inimigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Oremos: Ó Deus, cuja Providência não se engana na ordem de seus desígnios, suplicamo-Vos, por intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, que afasteis de nós tudo o que nos for nocivo, concedendo-nos ao mesmo tempo tudo quanto nos possa ser proveitoso. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
*Ou reza-se a Ladainha Lauretana.
Ladainha de Nossa Senhora
(Atualizada)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da Igreja,*7 rogai por nós.
Mãe de misericórdia,*8 rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe da esperança,* rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Conforto dos migrantes,* rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo rosário, rogai por nós.
Rainha da família,*9 rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
“MATER DIVINAE PROVIDENTIAE,
ORA PRO NOBIS.
2. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 49-50.
3. Rev. Pe. De Caussade, S.J., “O Abandono à Providência Divina”, Cap. VI, pp. 28-31. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1956.
4. At. 9, 6.
5. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Estatutos e Orações, Novena, p. 51. Ereta na Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência, dos Padres Barnabitas, Catete, Rio de Janeiro/RJ, 1957.
6. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 57-59.
Nenhum comentário:
Postar um comentário