Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 13 de abril de 2021

JESUS RESSUSCITADO, APARECE PARA A SUA SANTÍSSIMA MÃE, A SEMPRE VIRGEM MARIA.



"Três outras aparições aconteceram ainda no próprio dia da Ressurreição, mas o texto sagrado nada fala sobre elas...

A terceira das aparições, sobre as quais os Evangelistas nada falam, deu-se à Virgem Maria. A Igreja romana parece aprovar essa opinião, já que a Estação litúrgica do dia de Páscoa ocorre na igreja de Santa Maria Maior. Se não concordarmos com tal ideia, tendo em vista que nenhum dos Evangelistas a menciona, isso significará que Cristo nunca apareceu à Virgem depois de ter ressuscitado. Mas descartamos a ideia de que tal mãe tenha sido assim negligenciada e desonrada por um Filho como Aquele. Os Evangelistas devem ter silenciado a esse respeito porque seu objetivo era fornecer testemunhos da Ressurreição, e não era conveniente que uma mãe fosse chamada a testemunhar por seu filho. Se o relato das outras mulheres que tinham ido ao sepulcro parecia devaneio, com mais razão se poderia dizer que a mãe estava delirando por amor ao filho, daí porque os Evangelistas não escreveram sobre o fato, considerando-o evidente. A primeira alegria da Ressurreição deve ter sido proporcionada à sua Mãe, que sofreu mais que ninguém com a morte do Filho, de forma que Ele, que consolava outras pessoas, não iria se esquecer de consolar sua Mãe. Esta é a opinião de Ambrósio na terceira parte de seu livro 'A Virgindade': 'A Mãe viu a Ressurreição e foi a primeira que viu e que acreditou, enquanto Maria Madalena viu mas não O reconheceu de imediato'.

Sedúlio falou assim dessa aparição de Cristo:

'A sempre Virgem espera, mais que ninguém, o amanhecer,

E a luz do Senhor aparece para a boa Mãe,

Testemunha de imensos milagres, canal de sua vinda ao mundo,

A primeira a saber que havia ressuscitado'."


_____________________

Fonte: Beato Jacopo de Varazze, O.P., "Legenda Áurea - Vida de Santos", Cap. 52 - A Ressurreição do Senhor, pp. 344-345. Companhia das Letras, São Paulo/SP, 2003.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...