Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

FLORES E FRUTOS, PARA MARIA SANTÍSSIMA.

(Sonho de São João Bosco)1


Na noite de 30 de Maio de 1865, encerrando o Mês de de Maria, Dom Bosco contou ter visto em sonho um grande altar dedicado à Virgem Maria e os jovens do seu Oratório, que em procissão, caminhavam, cantando, em direção a esse altar.

Alguns cantavam com vozes angelicais, outros com vozes roucas, outros desafinavam; havia até mesmo alguns rapazes que bocejavam entediados.

Todos levavam consigo um presente para oferecer a Maria. Mas, que variedade de presentes! Um, levava um ramalhete de rosas; outro, um maço de lírios; outros ainda, um buquê de violetas; havia alguém, que levava carneiros; outros, coelhos; outros, peixes; este, levava nozes; aquele, uvas; etc. etc. Havia, porém, alguns que levavam para a Virgem Maria, presentes realmente esquisitos: um, levava uma cabeça de porco; um outro, um gato; outro ainda, um prato de sapos.

Um Anjo belíssimo, talvez o Anjo da Guarda do Oratório, estava de pé diante do altar e recebia os presentes e os colocava sobre o altar. Antes, porém, retirava as flores belas, mas sem perfume, como as dálias e as camélias; principalmente tirava os espinhos e os pregos, que se escondiam em alguns ramalhetes.

Chegaram até à frente também os jovens que traziam presentes esquisitos e inconvenientes.

Como? Você tem coragem de oferecer à Virgem um porquinho?! – disse o Anjo ao primeiro –. Não sabe você, que ele significa a impureza? E Maria é Toda Pura, a Toda Santa? Afaste-se daqui!

Vieram outros trazendo um gato, e o Anjo os expulsou com indignação.

vocês não sabem, que o gato representa o furto?

Aos que apresentaram um prato com sapos, o Anjo gritou indignado:

Os sapos representam os pecados vergonhosos do escândalo e vocês pretendem oferecê-los à Virgem?!

Houve alguns que chegaram até à frente com um punhal enterrado no coração: símbolo dos sacrilégios.

Vocês não veem – disse-lhes o Anjo – que estão com a morte no coração? Por caridade, vão pedir a alguém que tire esse punhal de seu coração!

Também esses foram rejeitados.

Quando todos acabaram de oferecer os seus presentes, apareceram outros dois Anjos, que seguravam duas cestas cheias de magníficas coroas, entretecidas com belíssimas rosas. O Anjo da Guarda coroou a todos os jovens, cujos presentes haviam sido aceitos e lhes disse:

Maria, hoje, quis que vocês fossem coroados com tão belas rosas. Façam de tudo para que ninguém as roube de vocês, praticando a humildade, a obediência, a pureza, três virtudes que tornarão vocês sempre queridos a Maria e tornarão vocês dignos de receberem uma coroa infinitamente mais bela do que esta.

Os jovens coroados exprimiram sua alegria com o canto Laudate Maria, com vozes tão fortes, que Dom Bosco acordou.2

* * *

O Próprio Dom Bosco deu esta interpretação: as flores sem perfume, são boas obras feitas por fins humanos; os espinhos, as desobediências; os pregos, os pecados graves.

E terminou dizendo: “Meus caros, eu sei bem quem foi coroado, e quem foi rechaçado pelo Anjo. Vou dizê-lo a cada um, para que trate de levar à Virgem Maria, presentes que Ela se digne aceitar”.



______________________________

1.  Pe. Pietro Zerbino, “Os Sonhos de Dom Bosco”, Cap. 23. Traduzido pelo Pe. Júlio Bersano. Editora Salesiana Dom Bosco, São Paulo, 1988.

2.  Memorie Biografiche di Don Giovanni Bosco, VIII, 129. Torino, 1898-1939.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...