Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

SÃO JERÔNIMO, CONFESSOR E DOUTOR DA IGREJA.


Assim como fomos aprovados por Deus,

para nos confiar o Evangelho,

assim falamos, não para agradar aos homens,

mas a Deus, que vê o íntimo dos corações”.1


A vida de São Jerônimo, homem rico da Panónia, que em Roma se fizera batizar, é uma série ininterrupta de trabalhos empreendidos para glória de Deus. Secretário do Papa São Dâmaso, ensinou a Sagrada Escritura e traduziu-a em latim, fazendo a sua famosa Vulgata, que o Concílio de Trento aprovou. Foi também o flagelo das heresias. A sua austeridade, os continuados jejuns e o zelo pela conversão das almas, ensinam a virtude e o Evangelho com mais eloquência ainda do que as suas palavras. Morreu em 420, com 89 anos.

Meditação sobre São Jerônimo

1. Este Santo Doutor abandonou a leitura dos autores profanos, pela qual tinha uma espécie de paixão, para se entregar inteiramente ao estudo dos Livros Santos. Até quando procuraremos no estudo a satisfação e o interesse? Examinemos a que tendem as nossas vigílias e trabalhos, e procuremos santificá-los pela retidão das intenções. Lembremo-nos sempre de que é preciso ligar mais importância à virtude do que à ciência. Ama a ciência, mas prefere-lhe a caridade – Santo Agostinho.

2. São Jerônimo deixou a cidade eterna, onde estava no apogeu das honras, e foi procurar, na solidão de Belém, um abrigo contra os perigos do mundo. Examinemos as ocasiões que temos para ofender a Deus, e deixemo-las. Foi no deserto que Jesus e um grande número de Santos depois d’Ele, triunfaram dos seus ataques. A glória do deserto é triunfar do Demônio, que venceu nossos pais no Paraíso terrestre – Santo Euquério.

3. Foi o pensamento do juízo final, que levou este Santo a retirar-se à solidão, e a fazer atos da maior e mais dura mortificação. É preciso que o som da trombeta terrível, que nos deve citar para o tribunal de Deus, nos retina constantemente aos ouvidos. Estamos prontos a dar contas da nossa vida? Pensemos nisso a toda a hora do dia: devemos tremer, a exemplo deste Santo: deixemos os prazeres e abracemos a Cruz. Quando o som da trombeta fizer tremer a terra e os que nela habitam, estareis alegres – São Jerônimo.

Pensamento do Juízo Final – Orar pela boa educação da juventude.

Oração

Ó Deus, que Vos dignastes conceder à vossa Igreja um admirável intérprete da Sagrada Escritura, na pessoa do vosso Confessor São Jerônimo; ajudai-nos, pela sua intercessão, a pôr em prática, o que ensinou por palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


_________________________

Fonte: Vida dos Santos – com uma Meditação para cada dia do ano, pelo Rev. Pe. João Estevam Grossez, S.J. Segunda Parte, pp. 195-196. Edição Portuguesa, Propriedade exclusiva da “União Gráfica”, Lisboa, 1928.

1.  I Tes. II, 4.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...