Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 15 de outubro de 2017

ORAÇÃO UNIVERSAL.



(De S. Tomás de Aquino)

Para tudo que respeita a salvação,
e que rezava todos os dias
o SS. Papa Clemente XI (1700-1721).


Credo, Dómine sed credam firmius. Spero, Dómine! Sed aperem secúrius. Amo, Dómine! Sed amem ardéntius. Dóleo, Dómine! Sed dóleam vehementius.

Adóro te, ut primum principium, desidero, ut finem últimum: laudo, ut benefactórem perpétuum: invoco, ut defensórem propitium.

Tua me sapiéntia dirige: justitia cóntine: cleméntia soláre: poténtia prótege.

Offero tibi, Deus, cogitánda, ut sint ad te: dicénda, ut sint de te: faciénda, ut sint secúndum te: ferénda, ut sint propter te.

Volo, quod vis: volo, quia vis: volo, quómodo vis; volo, quámdiu vis.

Oro, Dómine! Intelléctum illumines; voluntátem inflámmes: corpus emúndes; ánimam sanctifices.

A supérbia non inficiar; adulatióne non afficiar; a mundo non decipiar; a Sátana non circumvéniar.

Grátiam praesta memóriam purgándi, linguam frenándi, óculos cohibéndi, sensus coercéndi.

Défléam praetéritas iniquitátes: repéllam futúras tentatiónes: córrigam vitiósas propensiónes: éxcolam idóneas virtútes.

Tribue mihi, bone Deus, amórem tui; ódium mei; zelum próximi: contémptum mundi.

Stúdeam superióribus obedire: inferióribus subvenire: amicis consúlere: inimicis párcere.

Memimerim, o Jesu, mandáti tui et exémpli, inimicos diligéndo, injúrias sufferendo persequentibus benefaciéndo, pro calumniatóribus orándo.

Vincam voluptátem austeritáte: avaritiam largitáte: iracúndiam lenitáte; tepiditátem pietáte.

Redde me prudéntem in consillis; constántem in periculis; patiéntem in advérsis; húmilem in prósperis.

Fac, Dómine, ut sin in oratióne atténtus: in épulis sóbrius: in múnere sédulus: in propósito firmus.

Curem habére innocéntiam interiórem: modéstiam exteriórem: conversatiónem exemplárem: vitam regulárem.

Natúre invigilem domándae: grátiae fovéndae: legi servándae; salúti promeréndae.

Sanctimóniam ássequar sincéra peccatórum confessióne, férvida córporis Christi communióne, continua mentis recollectióne, pura cordis intentióne.

Discam a te, Deus, quam ténue, quod terrénum; quam grande, quod divinum; quam breve, quod temporáneum: quam durábile, quod aetérnum.

Da, mortem praevéniam: judicium pertímean: inférnum effúgiam: paradisum obtineam. Per Christum Dóminum nostrum. Amen.



Tradução

Creio, Senhor, espero, amo, arrependo-me, dai-me, porém, fé mais firme, esperança mais segura, amor mais ardente, pesar mais profundo.

Eu vos adoro, Primeiro Princípio; eu vos desejo, Fim último; eu vos louvo, Benfeitor perpétuo; eu vos invoco, propício Defensor.

Seja minha luz vossa sabedoria, minha regra vossa justiça, meu consolo vossa clemência, meu amparo vossa onipotência.

Sejam, Senhor, meus pensamentos só em Vós; meus discursos só de Vós; meus atos a Vós conformes, minhas penas por Vós sofridas.

Quero o que Vós quereis, porque quereis, como quereis, enquanto quereis.

Rogo-Vos, Senhor! Iluminai-me o entendimento, incendei-me a vontade, purificai-me o corpo, santificai-me a alma.

Não me contamine a soberba, não me entre a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede Satanás.

Venha-me Vossa graça limpar a memória, refrear a língua, guardar os olhos, conter os sentidos.

Fazei-me chorar os pecados passados, repelir as futuras tentações, reprimir as más inclinações, praticar as necessárias virtudes.

Concedei-me, Deus de bondade, o amor de Vós, o ódio de mim, o zelo pelo próximo, o desprezo do mundo.

Proponho obedecer aos superiores, ajudar os inferiores, cuidar dos amigos, perdoar os inimigos.

Lembrarei, Senhor Jesus, Vossa ordem e exemplo para amar os inimigos, sofrer as injúrias, beneficiar aos que me perseguem, orar pelos que me amaldiçoam.

Fazei-me moderar os sentidos com a austeridade, a avareza com a esmola, a ira com a brandura, a tibieza com a devoção.

Tornai-me prudente nas empresas, constante nos perigos, paciente na desgraça, prudente na prosperidade.

Fazei-me, Senhor, atento na oração, sóbrio no alimento, diligente nas obrigações, firme nos propósitos.

Seja meu cuidado a pureza do coração, a modéstia exterior, o trato edificante, a vida regular.

Farei por domar a natureza, aproveitar a graça, observar a lei, merecer a salvação.

Espero santificar-me com a sincera Confissão, Comunhão fervorosa, contínuo recolhimento e pureza de intenção.

Ensinai-me, Senhor, quão pequeno é, o que é da terra, quão grande o que é de Deus, quão breve o tempo, quão dilatada a eternidade.

Concedei-me, que me prepare para a morte, tema o Juízo, escape do Inferno, entre no Paraíso. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

_______________________

Fonte:GOFFINÉ – Manual do Cristão”, Cap. “Exercício Quotidiano – Oração Universal”, pp. 23-25; traduzido da 14ª Edição Francesa por um Padre da Congregação da Missão, Colégio da Imaculada Conceição (Botafogo), Rio de Janeiro, 1940.



Outra Tradução

Meu Deus, em Vós creio, mas fortificai a minha fé; em Vós espero, mas firmai a minha esperança; amo-Vos, mas redobrai o meu amor; arrependo-me de haver pecado, mas aumentai o meu arrependimento.

Adoro-Vos como o meu Primeiro Princípio, desejo-Vos como o meu Fim último, agradeço-Vos como ao meu Benfeitor perpétuo, invoco-Vos como o meu soberano Defensor.

Meu Deus, dignai-Vos de me dirigir pela Vossa sabedoria, conter pela Vossa justiça, consolar pela Vossa misericórdia, proteger pelo Vosso poder.

Eu Vos consagro os meus pensamentos, palavras ações, sofrimentos, para que de agora em diante, não pense senão em Vós, não fale senão de Vós, não proceda senão como quereis, e não sofra senão por Vós.

Senhor, quero o que quereis, porque o quereis, como o quereis, e quando o quereis.

Peço-Vos esclarecer o meu entendimento, inflamar a minha vontade, purificar o meu corpo e santificar a minha alma.

Meu Deus, ajudai-me a expiar os meus pecados passados, a vencer as tentações no futuro, a corrigir as paixões que me dominam, e a praticar as virtudes do meu estado.

Enchei o meu coração de ternura para com as Vossas bondades, aversão contra os meus vícios, zelo da salvação do meu próximo, e desprezo do mundo.

Lembre-me eu, Senhor, de ser submisso aos meus superiores, caridoso para com os meus inferiores, fiel aos meus amigos, indulgente para com os meus inimigos.

Vinde em meu socorro para vencer a sensualidade pela mortificação, a avareza pela esmola, a cólera pela doçura, a tibieza pela devoção.

Meu Deus, tornai-me prudente nas empresas, corajoso nos perigos, paciente nas dificuldades, humilde nos bons sucessos.

Não me deixeis jamais esquecer de ter atenção nas minhas orações, temperança nas minhas refeições, exatidão nos meus deveres, constância nas minhas resoluções.

Senhor, inspirai-me o cuidado de ter sempre consciência reta, exterior modesto, conversação edificante e procedimento regular.

Fazei que eu me aplique sem cessar a domar a natureza, favorecer a graça, guardar a lei e merecer a salvação.

Meu Deus, descobri-me a pequenez da terra, a grandeza do Céu, a brevidade do tempo, a perpétua duração da eternidade.

Concedei-me a graça de me preparar para a morte, temer o Vosso Juízo, evitar o Inferno, e alcançar, em fim, o Paraíso. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

__________________________

Fonte:As Mais Belas Orações de Santo Afonso de Ligório”, pelo Padre Saint-Omer, CssR, Parte Quinta, pp. 743-745; Imprimé par les Etablissements Casterman, S.A. Tournai, Belgium, 1921.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...