[Princeps militiae angelorum]
Archángele Míchaël,
constítui te príncipem
super omnes ánimas suscipiéndas.
Arcanjo Miguel,
Eu te constituí príncipe
de todas as almas que devem se salvar.
(1ª Vésperas - 28 de Setembro)
Quis sicut Deus?
Miguel, significa “Quem como Deus?”, e todas as vezes, como diz Gregório, que se trata de fazer coisas maravilhosas, o enviado é Miguel, para dar a entender por suas ações e por seu nome que ninguém pode fazer aquilo em que só Deus é eficiente. Daí por que se atribuem a Miguel muitos poderes extraordinários. Como atesta Daniel, é ele que no tempo do Anticristo deve se erguer em favor dos eleitos na sua qualidade de protetor e defensor. Foi ele quem combateu o Dragão e seus anjos e que os expulsou do Céu, obtendo uma grande vitória. Foi ele quem discutiu com o Diabo a respeito do corpo de Moisés, que o Diabo queria fazer desaparecer a fim de que o povo judeu o adorasse no lugar de Deus. É ele quem recebe as almas dos Santos e as conduz até a alegria do Paraíso. Antigamente ele era o príncipe da Sinagoga, mas agora está estabelecido como príncipe da Igreja. Pelo que se diz, foi ele quem atingiu o Egito com as sete pragas, quem dividiu as águas do Mar Vermelho, quem dirigiu o povo hebreu no deserto e o introduziu na Terra Prometida. É ele quem carrega o estandarte de Cristo no meio das batalhas angélicas. É ele quem, por ordem do Senhor, fulminará o Anticristo quando este estiver no Monte das Oliveiras. É ainda à voz do Arcanjo Miguel que os mortos ressuscitarão. É ele, enfim, quem, no dia do Juízo, apresentará a Cruz, os pregos, a lança e a coroa de espinhos.
Oremos: Ó Deus, que dispondes de modo admirável o Ministério do Anjos e dos homens, fazei, por Vossa misericórdia, que sejamos defendidos na Terra por aqueles que sem cessar Vos servem e assistem no Céu. Por Nosso Senhor… Amém.
Fonte: Beato Jacopo de Varazze, O.P., “Legenda Áurea” – Vida de Santos, Cap. 140, 29 de Setembro, p. 813. Companhia das Letras, Editora Schwarcz Ltda., São Paulo/SP, 2003.
“O Anjo do Senhor
assenta os seus arraiais
em volta dos que O temem,
e os liberta”.
(Salmo 33, 8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário