Blog Católico, para os Católicos

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Recuperam histórico Códice Calixtino de Santiago de Compostela

foto Europa Press

SANTIAGO DE COMPOSTELA, 05 Jul. 12 / 09:49 am (ACI).- O Códice Calixtino, manuscrito desaparecido desde julho de 2011, foi encontrado numa garagem no povoado do Milladoiro, na comunidade autônoma espanhola da Galícia. O lugar é propriedade do suspeito de ser o autor material do roubo.

O manuscrito, datado no século XII, é considerado um dos livros históricos mais importantes do mundo, e constitui uma espécie de guia para os peregrinos que seguiam o Caminho de Santiago na sua viagem à cidade.

O texto contém uma série de conselhos, descrições da rota, das obras de arte assim como dos costumes locais das pessoas que viviam ao longo do Caminho.

O Códice foi encontrado ontem à tarde ao redor das 2:40 p.m. (hora local), dentro de uma bolsa plástica, na garagem do suspeito. Junto ao Códice se encontraram quatro livros da Catedral de Santiago de Compostela e uma bandeja de prata.

As autoridades espanholas detiveram ontem a um eletricista, ex-funcionário da Catedral, ao seu filho e a sua companheira. Todos serão postos a disposição da justiça no dia 5 de julho.
O eletricista, que era considerado há meses o autor do roubo do valioso códice, "não se mostra muito disposto a colaborar", conforme informaram as autoridades locais.

De acordo às autoridades policiais que investigaram o roubo, a falta de segurança do lugar onde se conservava o Códice foi o motivo mais importante para o seu desaparecimento.

Alguns meios de imprensa espanhóis indicaram que as chaves do lugar onde se guardava o manuscrito se encontravam permanentemente na fechadura.

A fiscalização da Galícia recomendou à Igreja realizar um inventário dos seus pertences e guardar em caixas fortes as relíquias de maior interesse.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...