NOVENA EM HONRA E LOUVOR
DO DIVINO MENINO JESUS DE PRAGA
1º DIA
INVOCAÇÕES INICIAIS
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
V. Divino Menino Jesus de Praga.
R. Tende compaixão de nós e nascei em nossos corações.
ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor meu Jesus Cristo, Criador, Pai e Redentor meu, em quem creio e espero, e a quem amo e desejaria ter amado sempre sobre todas as coisas; pesa-me uma e mil vezes de Vos haver ofendido, por serdes Vós quem sois, bondade infinita; pesa-me também por haver merecido as terríveis penas do Purgatório, e, talvez, ai de mim, as eternas chamas do Inferno. E Vós, cheio de misericórdia, me haveis adiado o castigo. Proponho firmemente nunca mais pecar, e afastar-me das ocasiões de Vos ofender, ajudado pela Vossa divina graça. Concedei-me, ó meu Jesus, a felicidade de me confessar com as devidas disposições, para obter copiosos frutos, emendar a minha vida e perseverar em Vosso santo serviço até a morte. Eu vos peço, Senhor, pelo vosso preciosíssimo Sangue, pelas dores de vossa aflita Mãe e pela intercessão do glorioso Patriarca São José. Assim seja.
ORAÇÃO PREPARATÓRIA
(Para todos os dias)
Doce Menino Jesus de Praga, esperança e consolo de quem de Vós se aproxima para pedir-vos amparo e proteção, porque sei que estendereis as vossas benditas mãos para nos defender e aliviar, eu vos dirijo uma prece, confiado totalmente nas vossas consoladoras promessas. Olhai-me, Divino Infante, com esse olhar compassivo e concedei-me o que humildemente vos suplico. Eu vo-lo peço pela Vossa bendita Mãe, refúgio dos pecadores, e, assim minha língua cantará vossos louvores no Céu e na terra. Amém.
PRIMEIRO DIA
Bondosíssimo Menino Jesus de Praga! Bendigo vosso Coração amado que, cheio de caridade para com o homem pecador, quis se revestir da nossa natureza frágil, encarnando-se Vossa Majestade Infinita nas entranhas puríssimas de Maria, para remir-nos da nossa penosa escravidão. Lavai e purificai com vossa graça todo o nosso ser aviltado pela revolta às vossas santas leis.
(Pede-se agora a graça que se deseja conseguir).
EXEMPLO
Num lugarejo da Espanha, uma menina foi atacada de forte meningite que a levou à beira do sepulcro. Sua Mãe, vendo-se naquele transe angustioso fez várias promessas ao Menino Jesus de Praga: logo começou a melhorar a doente e em poucos dias se encontrou perfeitamente restabelecida. Indo depois de alguns dias acompanhada de seus pais à igreja dos P.P. Carmelitas de São Sebastião para agradecer ao Menino Jesus de Praga este favor, sem nunca ter visto a enlevadora Imagem, a menina exclamou ao contemplá-la: “Este menino esteve na minha casa e foi ele quem me sarou”.
ASPIRAÇÕES
Bondosíssimo Menino Jesus de Praga, amparai-me. (1 Pai Nosso)
Poderosíssimo Menino Jesus de Praga, socorrei-me. (1 Pai Nosso)
Amabilíssimo Menino Jesus de Praga, abençoai-me. (1 Pai Nosso)
ORAÇÃO FINAL
(Para todos os dias)
Oh, Menino Jesus! Eu recorro a Vós, e vos peço por Vossa Santíssima Mãe que me assistais nesta necessidade, pois creio firmemente que Vossa onipotência pode socorrer-me – Espero confiadamente obter Vossa santa graça, eu vos amo com todo meu coração e com todas as forças de minha alma, arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados, e vos suplico, oh meu bom Jesus, me deis força para triunfar das tentações. Tomo a resolução de não vos ofender mais e me ofereço a Vós, disposto a sofrer tudo antes, do que ofender-vos, desde já quero servir-vos com toda a fidelidade. Por Vosso amor, oh Doce Menino Jesus, amarei a meu próximo como a mim mesmo. Menino cheio de poder, oh! Jesus! Suplico-vos, que de novo aceiteis minha petição (pede-se a graça que se deseja obter). Concedei-me a graça de possuir-vos eternamente com Maria e José e de adorar-vos com os Anjos e Santos no Céu. Amém.
CONSAGRAÇÃO AO
DIVINO MENINO JESUS DE PRAGA1
Gracioso e amável Menino, milagroso Jesus de Praga, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, verdadeiro Filho da Santíssima Virgem Maria, eu Vos saúdo, amo e adoro, e me consagro inteiramente a Vós, sob a proteção de Maria Santíssima e de São José.
Abençoai-me, ó meu Redentor, ensinai-me a imitar e a praticar vossas virtudes, e que o Vosso Sagrado Coração seja o meu asilo, agora e na hora de minha morte. Amém.
Ó amável Menino Jesus de Praga, abençoai-me!
LEMBRAI-VOS2
(ao Menino Jesus)
LEMBRAI-VOS, Menino Jesus de Praga, que dissestes à venerável Margarida do Santíssimo Sacramento, as seguintes palavras tão cheias de consolação para a nossa pobre humanidade, acabrunhada e sofredora:
“Saciai-vos no meu Coração Divino… Pedi tudo quanto quiserdes, pelos méritos de minha Infância: nada vos será recusado”.
Cheios de confiança em Vós, ó Jesus, que sois a Verdade Eterna, nós viemos expor-Vos todas as nossas misérias. Ajudai-nos a levar uma vida santa, a fim de chegarmos à eternidade bem-aventurada. Concedei-nos, pelos méritos de vossa Encarnação, as graças das quais temos a maior necessidade…
Não! Nós não seremos confundidos em nossas esperanças. Nós nos abandonamos a Vós, ó Deus Todo-Poderoso! E em virtude de Vossa divina promessa, acolhei favoravelmente as nossas orações e dignai-Vos atendê-las. Amém!
ORAÇÃO
para agradecer ao
Menino Jesus de Praga,
os inúmeros benefícios recebidos3
Ó adorável, ó bom, ó dulcíssimo Menino Jesus de Praga, eis-me prostrado aos vossos pés, para agradecer-Vos do fundo do meu coração a graça inestimável que me concedestes. Na impossibilidade em que me acho de agradecer-Vos condignamente o benefício que houvestes por bem outorgar-me, tomo o compromisso de servir-Vos com mais exatidão, mais amor e mais fervor do que no passado.
Mas, sou fraco, ó dulcíssimo Jesus, nada posso por mim mesmo; dignai-Vos, pois, fazer-me uma outra graça: a de executar em tudo minha promessa, a fim de intensificar o amor, a atenção e vigilância em vosso santo serviço, para que possa cantar eternamente vossos louvores, com a Virgem Maria e São José. Amém.
_____________________________________
1. Devocionário do Menino Jesus de Praga, p. 10. Matriz-Basílica de Santa Teresinha, Rio de Janeiro/RJ. 6ª edição. 1965.
2. Devocionário…, ob. cit., pp. 15-16.
3. Devocionário…, ob. cit., p. 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário