Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 4 de junho de 2022

EXPLICAÇÃO DAS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. 1ª EXPLICAÇÃO.


A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

é Sinal de Predestinação ao Céu


Como declara o Concílio de Trento1, na terra não se pode ter a certeza da própria Predestinação, a não ser por Revelação Especial. Nenhum dos justos, a não ser por Revelação Especial, sabe se perseverará nas boas obras e na oração...”.2

O Concílio de Trento iniciou as suas atividades em 1545 e as encerrou em 1563; e Nosso Senhor aparece a Santa Margarida Maria em 1674, numa sexta-feira pedindo a Hora Santa de Reparação nas quintas-feiras, e faz a Promessa que mais tarde terá a denominação de “A Grande Promessa”. 111 anos separam o grande Concílio de Trento da Grande Promessa do Sagrado Coração de Jesus.



Promessas Feitas a Todos que Honrarem

o Sagrado Coração de Jesus Cristo


  1. Dar-Lhes-ei todas as Graças necessárias ao seu estado.

  2. A paz reinará nas suas famílias.

  3. Consolá-Los-ei em todas as suas aflições.

  4. Serei o seu refúgio seguro na vida e, sobretudo, na hora da morte.

  5. Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas.

  6. Os pecadores acharão sempre no Meu Coração a Fonte e o Oceano infinito de misericórdia.

  7. As almas tíbias, mudá-Las-ei em fervorosas.

  8. As almas fervorosas, elevá-Las-ei em pouco tempo a um alto grau de perfeição.

  9. Abençoarei as casas em que se achar exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.

  10. Darei aos Sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.

  11. As pessoas que propagarem esta Devoção, terão os seus nomes escritos no Meu Coração, de onde jamais serão riscados.

  12. A Grande Promessa: Prometo, na excessiva misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá a todos os que comungarem nas Primeiras Sextas-feiras de nove meses consecutivos, a Graça da Penitência Final (a Graça da Boa Morte), fazendo que não morram em desgraça Minha, nem sem receber os Meus Sacramentos, e achando eles no Meu Divino Coração um asilo seguro nessa última hora.



Explicações das Promessas feitas

pelo Sagrado Coração de Jesus

a seus Devotos3


1ª Promessa


Darei a todos os devotos do Meu Coração

todas as graças necessárias

ao seu estado de vida”


I. Na sociedade humana existem diversos estados. Cada um deles tem suas satisfações, seus prazeres, como também seus deveres, trabalhos e fadigas.

Antes de escolher um estado, é necessário consultar a Deus, examinar as nossas disposições e faculdades para cumprir com os deveres do estado a que aspiramos, a fim de não errar. Do contrário, a carga e as dificuldades do estado, que escolhermos, pesarão tanto sobre nossos ombros, que a vida se nos converterá em tormento.

É certo que Deus dá graças particulares aos diversos estados e vocações, para cumprir com os deveres inerentes a esses estados. Contudo, vemos frequentemente pessoas descontentes com sua sorte. E por quê? É porque não sabem aproveitar as graças e auxílios que Deus lhes dá.

II. Que fazer nestas circunstâncias? Aguentar com paciência e resignação os trabalhos, e tratar de cumprir com o nosso dever sem desanimar.

Querer o que Deus quer, é nossa felicidade na terra; pois, Deus quer somente o nosso bem. “Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu”, rezamos todos os dias no Pai Nosso.

A Vontade de Deus manifesta-se-nos nas obrigações de nosso estado. Para melhor cumprir esta Vontade Divina, dirijamo-nos ao Sagrado Coração de Jesus, que prometeu aos Seus devotos todas as graças necessárias ao seu estado.

Provam esta verdade as páginas do “Mensageiro do Divino Coração”, que relatam as graças recebidas em diversas circunstâncias por várias classes de pessoas.

III. É preciso que compreendamos a necessidade de não esperar sermos devotos do Sagrado Coração, somente no momento ou nas circunstâncias que nos põem em apuros. Não, a promessa é para todos os que são devotos deste Divino Coração; quer dizer, para aqueles que nunca deixarem de praticar esta devoção.

A proteção de Jesus é o prêmio da nossa fidelidade, se nos recordamos d'Ele em todas as circunstâncias da nossa vida. Se nos momentos de felicidade não nos lembramos d'Ele, nos momentos difíceis como poderemos pretender que nos atenda? Devemos conduzir-nos de tal modo que possamos dizer, até com certo direito, esta súplica das ladainhas: “Coração de Jesus, rico para todos os que Vos invocam, tende piedade de nós”. Amém.



Epílogo4


Depois de ter Jesus revelado a Santa Margarida Maria Alacoque estas promessas, acrescentou as seguintes palavras:

Anunciai e manda anunciar a todo o mundo, que não porei limites nem medida às Minhas graças, para com aqueles que as buscarem no Meu Coração”.

Sigamos, pois, este honroso convite e participaremos, neste mundo, destas promessas e graças, para que se verifique um dia, no Céu, o que pedimos nas Ladainhas: “Coração de Jesus, delícias de todos os Santos, tende compaixão de nós”. Amém.


___________________________

1.  Denz., 805 e 826.

2.  Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, O.P., “L'éternelle vie et la profondeur de l'ame – O homem e a eternidade”, Parte V, p. 308; Tradução de Januário Nunes, Editorial Aster – Lisboa / Editora Flamboyant – São Paulo, 1959.

3.  “As Promessas do Sagrado Coração de Jesus, feitas aos Seus devotos por meio de Santa Margarida Maria Alacoque, explicadas pelo Pe. Erasmo Raabe, P.S.M.”, pp. 7-39; Ed. Vozes, Petrópolis, 1931.

4.  “As Promessas do Sagrado Coração de Jesus, feitas aos Seus devotos por meio de Santa Margarida Maria Alacoque, explicadas pelo Pe. Erasmo Raabe, P.S.M.”, ob. cit., p. 40.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...