Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 11 de agosto de 2012

VOCÊ É UM CATÓLICO DE VERDADE OU APENAS DE “FACHADA”?


SER CATÓLICO POR INTEIRO *

Gostaria de discutir o problema da adesão à fé católica, não na perspectiva prática, porque nesta seara, infelizmente, por causa do pecado, nós católicos vivemos os ditames do evangelho mais ou menos.

Quero tratar do tema no viés doutrinal.
 
Neste diapasão, ou se é 100% católico ou não se é católico em hipótese nenhuma.

Não posso ser católico e, ao mesmo tempo, advogar a tese de que Jesus não fundou nenhuma Igreja específica; apenas instaurou uma novel Religião. 

Não posso ser católico e perfilhar a teoria de que Nossa Senhora teve relações sexuais com seu casto esposo. 

Não posso ser católico e, concomitantemente, asseverar que não há Demônios nem Satanás. 

Não posso ser católico e, outrossim, prestar atenção ao Espiritismo. 

Não posso ser católico e fazer ouvidos moucos ao que o Papa ensina.

Não posso ser católico e me colocar em prol do aborto, ou, então, ficar em cima do muro.  Eis somente alguns exemplos.

Qual é a questão de fundo? Em minha opinião, é o relativismo, já bastas vezes  exprobrado por Bento XVI, combinado com uma equivocada interpretação do ecumenismo.

Exemplificando, a pretexto de não vulnerar a suscetibilidade dos nossos irmãos separados, a doutrina Protestante não é mais herética: cuida-se apenas de visões diferentes, verberam alguns. Deixemos o mínimo que nos separa, postulam outros, e nos unamos no máximo que nos é comum! Que máximo é esse, se frei Lutero solapou todos os Sacramentos, preservando unicamente o Batismo?

Quando o mal da não adesão plena e obsequiosa é perpetrado por certos Padres, estamos em face de uma vicissitude gravíssima. Aqui, em vários casos, vigora a arrogância e a soberba, uma espécie de desdobramento do Pecado Original: quer-se saber mais do que a Igreja de Cristo!

Temos de ser ecumênicos sim, sempre amorosos com nossos irmãos separados e com os membros de qualquer religião, cônscios de que não somos melhores do que eles e que Deus ama todos os homens. No entanto, devemos resgatar nossa belíssima identidade Católica, assumindo-a plenamente, sem respeitos humanos, acatando cabalmente o Magistério. Esta obrigação é ainda mais urgente por parte dos Padres, que têm o múnus de industriar a puríssima doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, custodiada pela Igreja católica.

____________________________

Edson Luiz Sampel

Doutor em direito canônico

Professor do Instituto Pio XI (Unisal) e da Escola Dominicana de Teologia (EDT)

Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC)

*Artigo para o jornal O São Paulo

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/31026-voce-e-um-catolico-de-verdade-ou-apenas-de-fachada

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...