Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 19 de janeiro de 2020

SOBRE A FALSA RENÚNCIA AO MUNDO


Um irmão que renunciara ao mundo e distribuíra os seus bens aos pobres, retendo, porém, alguma pouca coisa para si, apresentou-se ao Abade Antão. Este, ao saber disto, disse-lhe: "Se te queres tornar monge, vai àquela aldeia, compra carnes, aplica-as ao teu corpo nu, e, em tais condições, volta para cá". O irmão tendo feito assim, os cães e pássaros dilaceravam-lhe o corpo. Ora, ao encontrar-se com o ancião, este perguntou-lhe se fizera como havia aconselhado. O irmão mostrou-lhe em tão o corpo todo dilacerado; ao que disse Santo Antão: Aqueles que renunciaram ao mundo e ainda querem ter bens, são dessa forma despedaçados pelos Demônios na luta".



Fonte: "APOFTEGMAS - A Sabedoria dos Antigos Monges", Letra Alfa "A", n. 20, p. 16. Tradução do grego e notas de D. Estêvão Tavares Bettencourt, O.S.B., Edições "LUMEN CHRISTI", Rio de Janeiro/RJ, 1979.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...