Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 29 de novembro de 2020

MARIA IMACULADA: MESTRA DO SILÊNCIO E DA PRUDENTE ELOQUÊNCIA.



"Mestra sem par no calar quando se devia calar, mostrou-se também mestra sem par no falar a tempo, no lugar e do modo que convinha: 'tempus loquendi', isto é, no falar quando e quanto convém para dar glória a Deus e fazer bem aos homens. Também aqui são os fatos que provam. Falou ao Arcanjo Sã o Gabriel e não podemos deixar de admirar a prudência de suas palavras. Falou à sua parenta Santa Isabel e suas palavras fizeram exultar de alegria pura, mesmo antes de nascido, o futuro Precursor do Filho; suas palavras foram uma profissão de humildade, de gratidão, um cântico de louvor, um hino sublime de agradecimento ao Onipotente: 'Magnificat ánima mea Dóminum'. Falou com o Filho no Templo e suas palavras foram uma demonstração admirável de materno afeto e solicitude. Falou nas bodas de Caná e com suas palavras ficou patente sua compassiva misericórdia para com os necessitados e sua ilimitada confiança em Deus. Ó admirável prudência de Maria, prudência incomparável tanto no falar quanto no calar! Ó Virgem prudentíssima! 'Virgo prudentíssima'!"


Fonte: Rev. Pe. Gabriel Roschini, O.S.M., "Instruções Marianas", Instrução XV, p. 168. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1960.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...