Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A Humildade de um Doutor da Igreja.

 


São Pedro Damião, já adiantado em anos, escrevendo à Condessa Willa, confessa-lhe que prefere escrever a conversar com ela, pois, para ele, é motivo de temor falar com uma mulher jovem e bonita:

Eu, embora sendo velho, posso olhar sem temor para uma mulher velha e rugosa, de olhos apagados, mas das mulheres jovens e bonitas devo me guardar, como do fogo. Que coração infeliz é o meu! Posso ler cem vezes os Mistérios do Evangelho sem lembra-los, mas basta ver uma só vez uma beleza para não conseguir perder sua lembrança. Enquanto a Lei escrita pelo “Dedo de Deus” não fica imprimida, uma imagem vã não pode ser esquecida... A beleza impura torna atraente a mulher, através da elegância, do jeito de andar, da voz, da conversa, todo o ser estremece”.

Esta confissão de um velho homem da Igreja torna-o simpático e perto de nós. Este Prelado idoso, este Monge e Eremita tão santo, penitente, até o heroísmo, tem ainda medo de si mesmo e, por isso, assume a defesa da sua virtude e procura ajudar os outros; diante da mulher reage como homem normal e como exemplo para todo cristão.


Fonte: J. Leclerque, “Momentos e Figuras”, p. 348.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...