Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

São José, Glória do Antigo e Novo Testamento.

 


São José, diz São Bernadino de Sena, é como a chave do Antigo Testamento, pois nele o merecimento dos Patriarcas atingiu, por assim dizer, o termo das promessas. Só ele, com efeito, possui realmente o que a bondade divina prometera aos justos da Antiga Lei e é figurado com razão pelo Patriarca José, que distribui aos pobres o pão. É no entanto, maior de que ele, porque, mais que fornecer aos Egípcios o pão da vida material, é, alimentando Jesus com as vigílias e os suores do seu trabalho, proporcionar aos eleitos o Pão do Céu que dá a vida eterna.


Leitura do Livro de Gênesis (49, 22-26).*


[O texto desta Epístola é da bênção que Jacó deu ao seu filho José]


José é rebento duma árvore fértil, à beira da corrente: seus ramos sobem por cima da parede. Archeiros o provocam: Lançam-lhe flechas e atacam-no. Mas o seu arco fica teso; as cadeias, que lhe ligavam braços e mãos, quebraram-se, por mão do Deus poderoso de Jacó. Saiu dali para ser o pastor, o fundador do povo de Israel. O Deus de teu pai será teu protetor; o Onipotente te cumulará de suas bênçãos do Céu: O solo que hás de habitar será abençoado; ali brotarão do abismo as fontes; as mães serão fecundas. As bênçãos de teu pai sobrepujam as que recebeu dos avós até vir o Desejado das colinas eternas. Derramem-se essas bênçãos sobre a cabeça de José, sobre a fronte do Nazareno, consoante o julgam seus irmãos.


*Da Missa votiva de São José.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...