Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 9 de janeiro de 2021

COMO NOS UNIRMOS A JESUS E PERMANECERMOS NELE?

 

Eu Sou o Caminho: segui-Me.

Eu sou a Verdade: escutai-Me.

Eu sou a Vida: vivei em Mim.


Compreende-se que a vida cristã prática assim como a santidade, consistem em nossa união íntima com Jesus Cristo.

Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como a vide não pode de si mesma dar fruto, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podereis dar, se não permanecerdes em Mim. O que permanece em Mim e aquele em quem Eu permaneço, esse dá muito fruto; porque vós, separados de Mim, não podeis fazer nada”,1 e eis, portanto, o magno dever cristão: permanecer em Jesus.

Viver em Jesus compendia tudo, facilita tudo, coloca o cristão em suas relações justas com Deus e facilita-lhe a realização de sua vocação, que se explica plenamente por estas poucas palavras: estabelecer relações de intimidade com Deus nosso Pai, por Jesus Cristo e em união com o Espírito Santo, que é o termo subsistente do eterno amor.

É o Batismo que, primeiramente, nos une a Cristo. “O Batismo incorpora-nos a Cristo”, diz Santo Tomás. Segue-se, pois, que a plenitude de vida, de graça e de virtudes que há em Cristo, nos invade: é de regra, que a vida da cabeça se comunique aos membros. “Todos nós participamos da sua plenitude”.2

A Confirmação consolida, desenvolve e aperfeiçoa a união sobrenatural estabelecida já pelo Sacramento da Regeneração. “Abeberando-nos com o espírito de Cristo”,3 encaminha ela o nosso desenvolvimento espiritual para a sua perfeição e torna-nos aptos para agir virilmente na ordem sobrenatural, manifestar e defender corajosamente a fé recebida no Batismo. Este Sacramento, ensina Santo Tomás, aumenta e aperfeiçoa a nossa vida espiritual em tudo que diz respeito às lutas externas contra os inimigos de Cristo. O seu aumento e aperfeiçoamento, porém, para que o homem se torne perfeito pessoalmente, por sua união íntima com Deus, depende do influxo da Eucaristia”.4

A nossa união com Cristo, iniciada no Batismo e aperfeiçoada na Confirmação, fica consumada no momento da Comunhão.

É preciso notar ainda que recebemos o Batismo e a Confirmação uma vez só e que, infelizmente, podemos perder a vida com que eles nos enriqueceram. Entretanto, esta vida está sujeita a enfraquecimentos e é mesmo, por demais certo, que ela terá frequentes decadências motivadas por nossas fraquezas cotidianas. Acabará ela por finar-se em nós, enfraquecendo-se cada dia? Não. O Senhor, para restaurá-la, instituiu o Sacramento do Altar, de todos o mais admirável e no qual todos os outros recebem a sua consumação e aperfeiçoamento.

O seu duplo fim é conservar nossa união com Cristo e encaminhá-la para a sua última perfeição. Mas que os outros, este é o Sacramento da vida, porque é alimento que podemos tomar cada dia, é “pão vivo”,5 expressamente instituído para nos comunicar a vida eterna, a própria vida de Deus. Os efeitos que o pão material tem para a vida do corpo, tem-nos também este pão vivo para a vida sobrenatural: reforma, conserva, aumenta, renova, consola.

Em definitivo, pois, todo o Mistério de Cristo remata, pela Encarnação e Redenção, na Comunhão. Das sublimidades da Trindade Santíssima baixa o Verbo encarnado ao homem, na Eucaristia, a fim de que, pela comunhão, este se eleve até ao seu fim último, a Trindade adorável.

Da Santíssima Trindade à Comunhão”: tal é a carreira que Cristo percorre para efetuar a obra da difusão da vida divina; carreira descendente do amor divino até ao homem que quer salvar.

Da Comunhão à Santíssima Trindade”: tal é a carreira que o homem purificado e reconfortado deve percorrer com o auxílio de Cristo feito seu companheiro de viagem, para participar dos bens infinitos: carreira ascendente do amor humano até Deus que o atrai à inesgotável felicidade da visão beatífica.

Demos graças a Deus Pai, que nos fez dignos de participar da sorte dos Santos na luz, livrando-nos do poder das trevas para nos transferir para o reino de seu Filho muito amado… Este é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda criatura: porque por Ele foram criadas todas as coisas nos Céus e na terra, visíveis e invisíveis… Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de tudo e todas as coisas subsistem por Ele.

Ele é a Cabeça do Corpo da Igreja, é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos, de maneira que tem a primazia em todas as coisas. Porque foi do agrado do Pai que residisse n'Ele toda a plenitude: e reconciliar Consigo, por Ele, todas as coisas, purificando pelo Sangue da sua Cruz, tanto o que está na terra como o que está no Céu.

E a vós, noutro tempo, estranhos e inimigos de coração, pelas más obras, agora, por certo, vos reconciliou pela morte de seu Filho para vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis diante d'Ele, se é que perseverais fundados na fé e inabaláveis na esperança”.6


___________________________

Fonte: Fr. M. Vicente Bernadot, O.P., “Da Eucaristia à Santíssima Trindade”, Introdução, pp. 12-15. 3ª Edição, Editora Vozes Ltda. Petrópolis/RJ, 1956.

1.  Jo., 15, 4-5.

2.  Jo., 1, 16.

3.  1 Cor., 12, 13.

4.  Sum. Theol. III, 79, I ad I.

5.  Jo., 6, 51.

6.  Col., 1, 12-13.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...