Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 31 de agosto de 2021

ALGUNS EXEMPLOS ONDE NÃO HÁ PECADO. 5ª PARTE.

Santos Adriano e Natália, Mártires.


5ª Parte


Segundo a sentença de Deuteronômio 22, 5: “A mulher não se vestirá de homem nem o homem se vestirá de mulher; porque aquele que tal faz é abominável diante de Deus”.1

O Doutor Angélico o confirma: “... em si mesmo, é pecaminoso uma mulher trazer trajes viris, ou inversamente…”.2

Mas, “o Mestre do bem pensar”3 em seguida, também ensinou: “Pode-se, porém, proceder desse modo e sem pecado, se o exigir a necessidade: quer para ocultar-se dos inimigos, quer por falta de outras roupagens, quer por outro motivo semelhante”.4

Seguindo os ensinamentos do “Doctor communis Ecclesiae”, houveram variados exemplos na História da Igreja, dos quais, publico os seguintes:


5º Exemplo



Santo Adriano, Mártir.


... Sabido do imperador que tanto a mulher de Adriano, como outra piedosa mulher, vinham à prisão regalar os santos com alimentos e agasalhos, proibiu a entrada às mulheres; mas Natália (esposa de Adriano) e outras três souberam iludir a vigilância dos guardas, cortando os cabelos e vestindo roupas de homem, continuando as suas caridades com os ilustres Confessores de Jesus Cristo. De novo foram mandados comparecer. Era um espetáculo digno de dó o que ofereciam os santos ao saírem da prisão; só corações empedernidos poderiam ser insensíveis a tanta miséria. Caminhavam com muita dificuldade, alegres é verdade, mas despedaçados os corpos. Finalmente, tendo-lhes sido quebradas as pernas e a Adriano cortada também uma das mãos, deram neste suplício suas almas a Deus.

O corpo de Santo Adriano foi transportado para Constantinopla e depois para Roma à 8 de Setembro, dia em que se celebra a sua festividade. Levaram-nas mais tarde para Flandres”.5


__________________________

1.  Bíblia Sagrada – Traduzida da Vulgata Sixto-Clementina e anotada pelo Pe. Matos Soares, p. 222. 9ª Edição, Ed. Paulinas, 1957.

2.  São Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-IIae. q. 169 a.2, ad 3.

3.  São Paulo VI, Discurso pronunciado no Congresso Internacional Tomista, a 20 de abril de 1974.

4.  São Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-IIae. q. 169 a.2, ad 3.

5.  Rev. Pe. Croiset, “Ano Cristão”, Vol. IX, dia 8 de Setembro, Festa de Santo Adriano, pp. 97-99. Traduzido do Francês pelo Rev. Pe. Matos Soares, Porto, 1923.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...