Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A MEDALHA MILAGROSA.


No anverso da Medalha vemos a Imagem da Virgem Imaculada, toda bela e bondosa, com as mãos cheias de raios luminosos a simbolizar as graças que derrama sobre as pessoas que lhas pedem, ensinando-nos como devemos pedi-las, pela oração gravada na Medalha; a Virgem calca aos pés a Serpente para nos lembrar a sua Conceição Imaculada, portanto a queda original, o Salvador prometido, etc. (ver Gênese 3, 15).

No reverso vemos a Cruz, símbolo da Redenção e Maria associada a essa obra divina, Mediadora junto de Jesus; os dois Corações falam-nos de caridade, penitência, mortificação e amor; as doze estrelas lembram o zelo do apostolado, os doze principais privilégios de Maria, a coroa de glória que lhe nimba a cabeça, a nossa glorificação no Céu... (ver Apocalipse 12, 1).

A Santa Medalha é como o Evangelho de Maria, a miniatura do Livro que resume todos os seus privilégios e maravilhas. Não admira, pois, que a Igreja nos diga no Intróito da Missa da mesma Medalha: "Será ela como um prodígio na tua mão e como lembrança diante dos teus olhos, para que a Lei do Senhor esteja sempre na tua boca". Sim, ornamento sobre o nosso peito, retrato da nossa Mãe do Céu, penhor de proteção, instrumento das misericórdias e do amor de Maria Imaculada, meio eficaz e poderoso de apostolado, bem merece ser de todos conhecida, amada e trazida com respeito e devoção.

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...