Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 30 de maio de 2022

NOVENA EM HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. 4º DIA.

(Segundo os escritos de Santo Afonso M. de Ligório)1


Orações Iniciais para Todos os Dias


V. Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

R. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.2

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-Vos em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.3

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.



Súplica ao Divino Espírito Santo


V. Vinde, Espírito Santo, encheis os corações dos vossos fiéis; e acendei neles o fogo do vosso amor.4

V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que pelo mesmo Espírito conheçamos tudo o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.



QUARTO DIA


O Amor é um orvalho que fertiliza5


Sequência: Veni Sancte Spiritus


Vinde, Espírito Santo, e mandai do Céu um raio de vossa clara luz.

Vinde, Pai dos pobres, vinde Distribuidor dos bens, vinde Luz dos corações.

Consolador ótimo, doce Hóspede e suave Alegria das almas.

Vinde, aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores, enxugar-lhes as lágrimas.

Ó Luz beatíssima, enchei o íntimo dos corações dos vossos fiéis.

Sem a vossa graça, tudo no homem é vazio; tudo é nocivo.

Lavai o que em nós é sórdido; irrigai o que é árido; sarai o que está ferido; abrandai o que é duro; aquecei o que é frio; reconduzi o desviado.

Concedei aos vossos servos, que em Vós confiam, os vossos sete dons.

Dai-lhes o mérito da virtude; o dom da graça final, e o prêmio glorioso dos prazeres eternos. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, Vós que reunistes os povos de todas as línguas na Unidade da Fé.



Meditação


A Igreja manda-nos pedir ao Espírito Santo que purifique os nossos corações e os torne fecundos pelo Seu salutar orvalho. O amor dá as almas a força de produzir piedosos desejos, santas resoluções e boas obras: tais são as flores e frutos da graça do Espírito Santo. O amor é chamado também Orvalho, porque tempera o ardor das más inclinações e tentações; também se diz do Espírito Santo, que Ele modera o calor e refrigera.

Este salutar orvalho desce sobre os nossos corações durante a oração. Um quarto de hora de oração basta para apagar o fogo do ódio ou do amor desordenado, por ardente que seja. A santa meditação é a adega misteriosa de que fala a Esposa dos Cantares: Ele me introduziu na sua adega; ordenou em mim a caridade.6 Aí é que nos enchemos da caridade bem-ordenada, pela qual amamos o nosso próximo como a nós mesmos, e a Deus sobre todas as coisas. Quem ama a Deus, ama a oração; e a quem não ama a oração é moralmente impossível vencer as próprias paixões.



Afetos e Súplicas


Não quero mais viver para mim mesmo, ó Santo e Divino Espírito; em Vos amar e agradar quero empregar tudo o que me resta de vida. A este fim Vos peço me concedais o dom da santa oração: vinde ao meu coração, e Vós mesmo ensinai-me a praticá-la como importa; dai-me a força de não deixá-la por tédio no tempo da aridez; ah, dai-me o espírito de oração, ou a graça de sempre orar e fazer orações as mais agradáveis ao vosso Divino Coração. Pelos meus pecados me havia perdido; mas, por tantos sinais da vossa ternura, reconheço que quereis a minha salvação e santificação; sim, quero santificar-me para Vos agradar e amar mais a vossa infinita bondade. Amo-Vos, ó meu Soberano Bem, meu amor, meu tudo, e porque Vos amo, dou-me todo a Vós. Ó Maria, minha esperança, protegei-me. Assim seja.




O Dedo de Deus está aqui7


Caminhando Santa Ângela de Foligno8 para o Convento de São Francisco de Assis,9 em companhia de outras pessoas, travou interior prática com ela a Pessoa Divina do Espírito Santo, e lhe disse assim, conforme deixou escrito a mesma Santa.

Tu rogaste a meu servo Francisco,10 que fosse teu intercessor para Comigo: e Eu não quis enviar-te a resposta por outro mensageiro, senão Eu mesmo. Eu sou o Espírito Santo, que venho a ti a dar-te e comunicar-te consolações divinas, quais nunca gostaste: e virei contigo acompanhando-te dentro de ti, até o Convento de São Francisco. E alguma coisa alcançarão a ver algumas das pessoas que vão contigo. Eu quero ir falando contigo por todo o caminho, e tu não poderás atender a outra coisa, senão a Mim somente; porque eu te terei presa e ligada a tua alma, e não me afastarei de ti, até que segunda vez venhas ao Convento de São Francisco, e então Me ausentarei de ti, tirando-te esta consolação. Porém, não Me afastarei de ti por amor e graça; porque se Me amas, nunca Me afastarei de ti.

E começou (vai referindo a Santa a forma desta prática) a dizer-me as palavras seguintes, para provocar-me mais a seu Divino amor: Filha minha, doce para Mim: Filha minha, templo Meu: Filha minha, deleite Meu: ama-Me; porque tu és muito amada de Mim, muito mais do que Eu sou amado de ti. E muitas vezes repetia: Filha, Esposa, doce para Mim. E tornava a dizer as mesmas palavras, e acrescentava: Mais te amo Eu a ti, do que a nenhuma pessoa de quantas há no vale de Espoleto. E visto que Eu faço eleição da tua alma, para colocar-Me e morar nela: escolhe-Me tu a Mim, para repousar e descansar em Mim; pois que Eu unicamente sou o descanso das almas: Eu estive com os Apóstolos e vim à suas almas: e ainda que viram com os olhos corporais, não Me sentiam, como tu agora Me sentes. Chegando a tua casa, sentirás outra doçura, que nunca experimentaste. E não somente conversarei contigo, senão que Me sentirás. Tu rogaste a meu servo Francisco esperando nele alcançar as coisas que desejavas: e porque meu servo Francisco Me amou muito, por isso fiz muito por ele: e se houvesse hoje alguma pessoa que mais Me amasse, ainda mais faria por ela.

E dizendo isto, se queixava, e me dizia: Tanto é o amor que tenho à alma, que Me ama sem malícia; que se houvesse alguma pessoa, que perfeitamente Me amasse, lhe faria maiores favores e graças, que antigamente fiz aos Santos, dos quais se contam grandes coisas das que Deus operou com eles nos tempos passados. E ninguém há, que se possa desculpar-se deste amor; porque toda a pessoa pode amar a Deus: e Ele mesmo não busca outra coisa, senão que a alma O busque, e O ame; porque Ele verdadeiramente a ama a ela, e Ele mesmo é o Amor da alma. Estas palavras (diz a Santa) são profundas e misteriosas: e me mostrava a mim com razão viva, que Deus era o Amor da alma, por Sua vinda e pelos tormentos que na Cruz padeceu por nós, sendo Ele quem é, imenso e glorioso: e me explicava a Paixão e as demais coisas que fez por nós.

Além do mais, disto dizia: Olha pois se há em Mim outra coisa, senão amor. E minha alma conhecia certamente que Ele mesmo não era, senão amor. E queixava-se de que neste tempo achava tão poucas pessoas, nas quais pudesse por Sua graça, e dizia: Que se as achasse tais, que perfeitamente O amassem, muitas maiores graças e favores lhes faria, do que havia feito a outros Santos anteriores. E me dizia outra vez: Filha minha, doce para Mim, ama-Me; porque tu és muito mais amada de Mim do que Eu sou de ti amado. Imenso é o amor que tenho à alma, que Me ama sem malícia. Parecia-me a mim (diz a Santa), que o Espírito Santo queria que a alma tivesse daquele amor, que Ele mesmo tinha para com a alma, segundo sua capacidade e virtude. E se isto desejasse fazer, Ele mesmo lhe daria o complemento e cheio de Seus desejos.

Outra vez Me dizia: Amada minha, Esposa minha, ama-Me; que se Me amares, toda Me serás agradável na vida e ainda no comer, beber, e dormir. Eu farei em ti grandes coisas em presença das gentes e serei conhecido, glorificado e clarificado, e meu Nome será louvado e conhecido em ti de muitas gentes. Estas coisas e outras semelhantes Me disse. E eu enquanto ouvia, considerava meus pecados e defeitos, e via que não era digna daqueles grandes amores, e comecei a duvidar nestas palavras já ditas: e minha alma disse Àquele que me falava: Se tu fosses o Espírito Santo, não me dirias estas coisas, que não cabem em mim, nem as mereço; porque sou frágil e posso ter delas vanglória. E respondeu-Me: Prova e experimenta se podes ter disto vanglória e ensoberbecer-te: ou se podes cuidar em outras coisas, desaplicando-te destas. E eu procurei ter vanglória e fazer experiência da verdade disto que Me havia dito o Espírito Santo. E desviava a vista para umas vinhas, a ver se podia sair daquela locução interior: e a qualquer parte que olhava, dizia o Espírito Santo: Olha, contempla; que isso que vês é criatura minha. E sentia uma doçura inefável: e estando ocupada nestas coisas, me vinham à memória meus pecados e não via em mim outra coisa, senão defeitos e sentia em mim uma humildade maior, que nunca tinha sentido.

E outra vez lhe dizia eu: Se tu que desde o princípio me falaste, fosses o Espírito Santo, não me dirias tão grandes coisas e causarias em minha alma tanta alegria; que eu estando viva o não poderia sofrer. E respondeu-Me: Nenhuma coisa há que possa ser feita, senão querendo Eu: e portanto, não te dou outra alegria maior, do que a que experimentas: e menos coisas dei a outros, e esses a quem as dei caíram perdendo os sentidos. Mas dou-Te este sinal de que Eu sou: procura falar agora com tuas companheiras e imagina nas coisas que quiseres de bem, ou de mal: porque não poderás falar, nem cuidar em outra coisa, senão só em Deus. Somente Eu, sou capaz de atar o entendimento: e todas estas coisas que Eu realizo contigo, não é por teus merecimentos, senão por minha bondade.

Eu, em cada palavra Sua recebia grande doçura: e não queria chegar ao fim do meu caminho, nem que se acabaria em todo o tempo do mundo. E quanta fosse a alegria que eu sentia, era caso impossível de explicá-la: principalmente quando Me disse: Eu sou o Espírito Santo, que entro dentro de ti. Finalmente, veio comigo até São Francisco (como mo tinha dito): e esteve comigo não só até depois de jantar; senão que se deteve, e ficou em minha alma, até que segunda vez tornei a São Francisco. Até aqui a Santa.



Pondere-se

1. Como diante deste exemplo quadram bem ao Espírito Santo os apelidos, que por instinto do mesmo Espírito Santo, lhe atribui a Igreja, chamando-Lhe: Pai dos pobres, Distribuidor dos dons, Luz dos corações, Consolador ótimo, doce Hóspede da alma, doce Refrigério: e quanta é a alegria, repouso e paz de uma alma que tem em si o Espírito Santo.

2. Quanto deseja Deus que as almas O amem, e correspondam do modo que lhes é possível a Seu infinito amor para com elas. E como desta correspondência nenhuma se pode, nem deve desculpar-se: porque todas as suas desculpas são falsidades, cegueira e deslumbramento causado dos feitiços e embustes do mundo, da carne e do Diabo. Fascinatio enim nugacitatis obscurat bona, et inconstantia concupiscentiae transvertit sensum.11

3. Que se uma alma se determinar com todas as veras a não tratar de outra coisa, senão de amar e servir a Deus, é certo que realizará o Senhor nela grandes coisas: porque só a nossa malícia e ficção, ou a nossa indisposição e tibieza põem obstáculo ou medida a Seus favores. Ecce non est abbreviata manus Domini. Dilata os tuum, et implebo illud.12

Orando a Venerável Virgem D. Marinha de Escobar por certa pessoa,13 de cuja salvação tinha alguma desconfiança, por não ser de boa vida e haver falecido sem Sacramentos. Teve do Senhor a seguinte resposta, que encerra grande consolação para os pecadores e boa doutrina para os justificados.

Disse-Lhe o Senhor: “Não te aflijas, alma, nem te entristeças com a morte mal-assombrada dessa pessoa; porque em vias de salvação ele está. Sabe agora, que no tempo em que esteve sem fala, ele teve, com Minha ajuda, verdadeira dor de seus pecados e suficiente para se salvar. Por isso, não tenhas pena ou desconfiança, se quis revelar isto. Não imagineis vós, que Eu permito a condenação das almas tão facilmente. Morri por elas; custaram-me muito, e muito é necessário para condenar-se uma alma. Não vos preocupeis, achando que todos os que morrem sem Sacramentos, se condenam.14



Senhor, luz e mais luz,

enviai a vossa Luz,

dissipai as minhas trevas,

abri os meus olhos;

porque sem sermos esclarecidos,

não podemos evitar os precipícios

e nem achar a Deus”.


Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós. (3X)



Ladainha do Divino Espírito Santo15


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Divino Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Paráclito, atendei-nos.


Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Espírito da verdade, tende piedade de nós.

Espírito da sabedoria, tende piedade de nós.

Espírito da inteligência, tende piedade de nós.

Espírito da fortaleza, tende piedade de nós.

Espírito da piedade, tende piedade de nós.

Espírito do Bom Conselho, tende piedade de nós.

Espírito da ciência, tende piedade de nós.

Espírito do santo temor, tende piedade de nós.

Espírito da caridade, tende piedade de nós.

Espírito da alegria, tende piedade de nós.

Espírito da paz, tende piedade de nós.

Espírito das virtudes, tende piedade de nós.

Espírito de toda a graça, tende piedade de nós.

Espírito de adoção dos filhos de Deus, tende piedade de nós.

Purificador das nossas almas, tende piedade de nós.

Santificador e Guia da Igreja Católica, tende piedade de nós.

Distribuidor dos dons celestes, tende piedade de nós.

Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós.

Doçura dos que começam a Vos servir, tende piedade de nós.

Coroa dos perfeitos, tende piedade de nós.

Alegria dos Anjos, tende piedade de nós.

Luz dos Patriarcas, tende piedade de nós.

Inspiração dos Profetas, tende piedade de nós.

Palavra e Sabedoria dos Apóstolos, tende piedade de nós.

Vitória dos Mártires, tende piedade de nós.

Ciência dos Confessores, tende piedade de nós.

Pureza das Virgens, tende piedade de nós.

Unção de todos os Santos, tende piedade de nós.


Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor.

Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.


De todo pecado, livrai-nos, Senhor.

De todas as tentações e ciladas do Demônio, livrai-nos, Senhor.

De toda presunção e desesperação, livrai-nos, Senhor.

Do ataque à verdade conhecida, livrai-nos, Senhor.

Da inveja da graça fraterna, livrai-nos, Senhor.

De toda obstinação e impenitência, livrai-nos, Senhor.

De toda negligência e torpor do espírito, livrai-nos, Senhor.

De toda impureza da mente e do corpo, livrai-nos, Senhor.

De todas as heresias e erros, livrai-nos, Senhor.

De todo mau espírito, livrai-nos, Senhor.

Da morte má e eterna, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho, livrai-nos, Senhor.

Pela milagrosa conceição do Filho de Deus, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa santa aparição na transfiguração do Senhor, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor, livrai-nos, Senhor.

No dia do Juízo, livrai-nos, Senhor.


Ainda que pecadores, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos perdoeis, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis vivificar e santificar todos os membros da Igreja, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis inspirar-nos sinceros afetos de misericórdia e de caridade, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranquilidade do coração, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos façais dignos e fortes, para suportar as perseguições por amor à justiça, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis confirmar-nos em vossa graça, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos recebais no número dos vossos eleitos, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Para que Vos digneis atender-nos, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Espírito de Deus, nós Vos rogamos, ouvi-nos.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos o Espírito Bom.


Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Consolador, atendei-nos.


V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as Suas consolações. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.


______________________

1.  “As Mais Belas Orações de Santo Afonso de Ligório”, pelo Pe. Saint-Omer, C.SS.R., Parte Quarta, Art. 3, pp. 585-586 (565-581). Imprimé par les Etablissements Casterman, S.A. Tournai/Belgium, 1877.

2.  Concede-se indulgência parcial ao fiel que faça devotamente o Sinal da Cruz, proferindo as palavras costumeiras: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém. Manual das Indulgências – Normas e Concessões, Concessão 55, p. 65. 2ª Edição, Editora Paulos, São Paulo/SP, 1990.

3.  Indulgência parcial. Manual das Indulgências, ob. cit., Apêndice, p. 78.

4.  Indulgência parcial. Manual das Indulgências, ob. cit., Concessão 62, p. 72.

5.  “As Mais Belas Orações de Santo Afonso de Ligório”, ob. cit., pp. 571-572.

6.  Cânt. 2, 4.

7.  Êx. 8, 19; 31, 18; Salm. 8, 3; Luc. 11, 20.

8.  Na sua vida escrita pela mesma Santa, cap. 20.

9.  Ven. Pe. Manoel Bernardez, Oratoriano, “Luz e Calor”, 2ª Parte, Opúsculo II, Exemplo XIX, Ponto 313, pp. 305-308. Nova Edição, Lisboa, 1871.

10.  Ela tinha pedido ao Santo, que lhe alcançasse de Deus, que ela guardasse e cumprisse a sua Regra, que novamente tinha prometido.

11.  Sap. 4, 12.

12.  Is. 59, 1; Psalm. 80, 11.

13.  Ven. Pe. Manoel Bernardez, Oratoriano, “Luz e Calor”, 2ª Parte, Opúsculo II, Exemplo XXXIII, Ponto 327, p. 329. Nova Edição, Lisboa, 1871.

14.  Puente na sua vida 1, p. lib. 5. c. 5. artig. 6.

15.  “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, Apêndice, pp. 261-266. 3ª Edição, Editora Vozes Ltda, Petrópolis/RJ, 1946.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...