Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

SÃO PIO X, PAPA (1903-1914).

 


José Sarto, o Bem-aventurado Pio X, era filho de um humilde carteiro de Riese (Treviso, ao norte de Veneza). Nasceu em 2 de Junho de 1835. Modesto Pároco por muitos anos. Bispo de Mântua em 1884. Patriarca de Veneza em 1895. O cuidado das almas e os estudos sagrados eram a sua preferência. Eleito Papa, sua família continuou na pobreza: em seu testamento, Pio endereçou aos Cardeais o pedido de uma esmola mensal às suas irmãs velhinhas. No Conclave de 1903 o Cardeal Puzyna de Cracóvia, apresentara o absurdo veto de Francisco da Áustria à escolha do nome do Cardeal Mariano Rampolla, julgado francófilo. Pio X deu nova Constituição aos Conclaves, impedindo para o futuro a repetição de tão grave atentado. Seu Lema: “Instaurare omnia in Christo”. Encorajou cientistas; codificou o Direito Canônico; criou Instituto Bíblico; ordenou a revisão da Vulgata; reformou o Missal e o Breviário. Protegeu a música sagrada de seu tempo (Perosi e outros grandes maestros). A importante Encíclica Pascendi Dominici gregis, de 1907, condenou os erros do Modernismo, movimento anti-católico que, partindo de Kant e de Hegel, leva ao Racionalismo e Idealismo de A. Harnak, Renan, etc…

Pio X alegrou-se com os progressos católicos na Alemanha, na Inglaterra e na América (no Brasil criou 22 bispados e 7 arcebispados). Confortou os Religiosos duramente perseguidos na França (1905) e em Portugal (1910). Pio X, o belo e suave Pontífice, de coração muito sensível, morreu de angústia, em 20 de Agosto de 1914, envidando esforços para impedir a I Guerra Mundial. “Morreu um Santo”, diziam todos. Comprovados seus milagres, foi, com júbilo universal, beatificado por Pio XII, em 3 de Junho de 1951. Notável a beleza física, imperecível a beleza moral do Papa da Eucaristia, do Papa das Crianças. Foi canonizado em 1954.


____________________________

Fonte: Pe. Iran Corrêa, S. D. B., Biografias dos Papas, Guardiães Vigilantes dos Textos Sagrados através dos Séculos, Vol. XVII, pp. 522-523. Editora das Américas, São Paulo/SP. 1952.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...