Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

São Pedro de Alcântara, 1º Cooperador da Reforma do Carmelo.

 

São Pedro de Alcântara foi o primeiro cooperador da ilustre Madre na Reforma do Carmelo. Tendo, certa vez, a Religiosa consultado o Santo sobre se as casas da reforma deveriam ter rendas, ele declarou que, o Carmelo fosse fundado sem rendimento, segundo as regras da pobreza completa. A Santa carmelita encontrou, porém, tenaz oposição para realizar tal coisa. Inquieta com essas contradições, dirigiu-se novamente a São Pedro, que lhe escreveu em resposta esta carta magnífica:


Reverenda Madre, que encha o Espírito Santo a vossa alma.


Recebi a carta que me mandastes por intermédio de Dom González de Aranda. Estou mesmo admirado com a vossa atitude, chamando doutos para resolver uma questão que não é de sua competência. As controvérsias e os casos de consciência podem ser da alçada dos canonistas e dos teólogos; mas, as questões com relação à vida perfeita não são tratadas senão por aqueles que professam este gênero de vida.


Para tratar-se de uma matéria é preciso conhecê-la. Não cabe a um sábio decidir se eu, ou se vós, devemos observar, ou não, os Conselhos Evangélicos. Questionar sobre este assunto seria já um princípio de infidelidade. O conselho de Nosso Senhor é sempre bom, e só parece irrealizável à incredulidade ou à prudência humana.


Quem deu o conselho dará também os meios. Os homens, se dão um conselho, querem ser atendidos.


A Suma Sabedoria teria dado aos seus Discípulos conselhos irrealizáveis?


Se estiverdes resolvida a seguir a via mais perfeita, nada vo-lo impedirá. O conselho de Jesus Cristo é para as mulheres como para os homens, e dará bom resultado em vós como em todos aqueles que vos precederam.


Os abusos nos Mosteiros que renunciaram às rendas dependem do seguinte: a pobreza aí é suportada, em vez de ser desejada por amor de Jesus Crucificado. Nisto, como em tudo, creio firmemente e constantemente na palavra do Mestre; considero os Conselhos Evangélicos excelentes, porque são divinos, e, embora reconheça que não obrigam sob pena de pecado, acho mais perfeito e mais agradável a Deus observá-los.


Apoiado na palavra do Salvador, considero felizes os pobres de espírito e os pobres voluntários. Poderia alegar nesta matéria a minha experiência pessoal, se não tivesse mais fé na palavra de Deus que na minha vã experiência.


Que o Senhor vos ilumine, vos faça compreender esta verdade e vos dê a coragem de segui-la. Os que não praticam os Conselhos Evangélicos se salvam, é certo, com a observância dos Mandamentos, mas em geral não têm bastante entendimento e julgam mal das coisas elevadas. Será, portanto, sabedoria preferir aos conselhos deles os de Nosso Senhor, que com o conselho dá o meio de pô-lo em prática e recompensa eternamente aquele que, renunciando às coisas terrenas, pôs Nele toda a sua esperança”.


Esta carta produziu profunda impressão no espírito da Santa Reformadora, que seguiu os sábios conselhos do seu venerável cooperador, e nada foi capaz de demovê-la.



Fonte: Pe. Leone, ex-provincial franciscano [4º volume, 1900], “Auréola Seráfica”. Cfr. São Pedro de Alcântara, “Tratado da Oração e Meditação”, Notícias Biográficas, de Edite Machado, pp. 32-35. Editora Vozes Ltda., Petrópolis/RJ, 1951.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...