Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 13 de julho de 2021

Novena em Honra da Santíssima e Imaculada Virgem Maria do Monte Carmelo. 7º Dia (13/07/2021)


_________


Sétimo Dia

_______


Exposição do Santíssimo Sacramento


Hymnum


Tantum ergo sacramentum

Veneremur cernui;


Et antiquum documentum


Novo cedat ritui;


Praestet fides supplementum


Sensuum defectui.


Genitori Genitoque


Laus et jubilatio;


Salus, honor, virtus quoque,


Sit et benectio;


Procedenti ab utroque


Compar sit laudatio.


Amen.


______



Deprecação


Abri, Senhor, a nossa boca para louvar o vosso Santo Nome; purificai também o nosso coração de todos os pensamentos vãos, perversos e alheios; iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade para que digna, atenta e devotamente possamos exercitar a presente devoção, e merecer ser ouvidos na presença de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


V. A Santa Mãe de Deus e dos Carmelitas seja conosco e sempre nos assista.

R. Amém.


V. Deus, vinde em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.


V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.


___________


Invitatório


A Nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou que sua Mãe Santíssima se intitulasse, particularmente, Mãe dos Carmelitas. Vinde, adoremos.


___________


Hino


Virgem que o mundo inteiro venera,

Que a Santa Prole do nevado do Carmo

Por mãe venera, recebe estes nossos cândidos votos.


O nosso Elias divisando a Nuvem

Clamou dizendo: Vede aqui a forma

Da Mãe bendita, da preclara Virgem, Cópia certa.


Não tinha vindo do Celeste Trono

O Verbo Santo, já me protegendo

Te vejo, Nuvem, sendo de meus filhos a Próvida amante.


Também primeiro que este mundo deixes,

Um Templo Santo minha grata prole

Há de erigir-te por sinal do nosso íntimo afeto.


Do nosso Monte, rogo, não te afastes,

Mas sempre orvalha flores que cultivo;

O jardim cresça, até que teus altares floridos fiquem.


Dê-se honra ao Pai, ao Divino Filho,

A quem procede juntamente de ambos:

À Virgem Santa dê-se em todo o mundo, cânticos eternos. Amém.




Meditação


Maria Santíssima Defende nos Perigos da Vida

aos que se Acham Vestidos do seu Sagrado Escapulário


ESPERANÇA


I


Uma virtude milagrosa emanou de Maria Santíssima, quando a vestimenta preciosa que Ela chamou preservativo e salvação nos perigos da vida tocou na mão convulsa do desgraçado mortal. O mundo está cheio da glória destes portentos. Tanto na populosa cidade como na aldeia ignorada; na terra como no mar; tanto nos ares como no fogo; ora para socorrer ao desvalido, ora para fortalecer ao tentado; entre os desfalecimentos da vida e as ânsias da morte, os Anjos e os homens têm visto cumprir-se exatamente a promessa de Maria Santíssima: O Meu Escapulário será salvação nos perigos.Muita é a tua felicidade, podemos dizer-lhe com Jeremias; Virgem sempre fiel como a chama a Igreja; é extremada sua pontualidade em cumprir aquilo que promete sob a fé de sua régia palavra. Ah! Se nós que nos achamos revestidos do sagrado Escapulário pudéssemos ler no livro místico em que se registram os benefícios divinos! Nele veríamos enumerados uma multidão de favores cuja concessão apenas suspeitamos; e vendo-nos amparados nos perigos, confortados nas desventuras, imunes nas tentações, talvez salvos da catástrofe suprema – Mãe amantíssima, exclamaríamos, que teria sido de nós se não tivesses acudido em nosso socorro?


Porém, ó minha alma, é certo que os benefícios temporais de tua solícita Mãe não podem deixar de ser dirigidos a fim de alcançares a tua salvação eterna. E se alguma vez o sagrado Escapulário deixa de ser preservativo dos perigos temporais, não será por ventura a favor de algum bem de ordem superior, se por acaso essa suspensão de sua virtude não for um castigo devido por motivo do pecado ou tibieza? Reconhece, pois, ó minha alma, nos benefícios temporais a doce voz de tua Mãe amorosa, que te exorta a esperar e te incita a desejar os bens imarcescíveis que estão por detrás do véu que encobre o santuário da glória. Procura passar por entre os bens temporais, conservando-te em constante direção para os eternos. Busca antes de tudo, o reino de Deus e a sua justiça, e a defesa nos perigos e toda a felicidade te será dada por acréscimo.


Se me admiram os vossos prodígios, ó Matriarca admirável do Carmelo, eles também me arguem pelo uso, não sempre reto, que mal aconselhado tenho feito de vossas mercês; ensinai-me, ó minha doce Mãe, a antepor o eterno ao temporal e o celeste ao terreno. Amém.


II


Eu sou a Mãe da santa esperança, nos diz Maria na linguagem dos Livros Sagrados e cada portento de sua destra, cada rasgo de sua ternura é uma confirmação solene da sua autorizada asserção. Grava, ó minha alma, profundamente, em ti mesma estas palavras plenas de rara doçura.


À vista dos favores que Deus te dispensa aqui na terra por meio de sua divina Mãe, como poderás deixar de esperar que um dia te será dado penetrar nos eternos tabernáculos? Deseja pois e espera; que, se por ti mesma nada podes, pelo contrário, tudo te é dado alcançar naquele Deus que te dá forças. Procura, portanto, com firmeza e com esforço, secundar as intenções e a vontade misericordiosa do Altíssimo, ajudando as mesmas por meio da prática perseverante das boas obras. Não te assuste a avidez e as privações da mortificação, não te afastem as dificuldades que o cumprimento do dever exige. Deixa te animar pela esperança, âncora, como diz o Apóstolo, de espiritual firmeza, embora submergida no mar amargoso das tribulações presentes. Poderás ver-te combatida, qual frágil barquinha, pelas ondas gigantescas da tentação e do mau exemplo, mas a âncora fiel da esperança logrará sustentar-te flutuando acima delas.


Correi, ó minha Mãe, em meu socorro, quando me virdes tentado e a ponto de sucumbir. Recordai-me a celeste procedência do vosso Santo Escapulário e a mão poderosa que por meio dele operou tantos portentos. Veio do alto o vosso hábito santo, para que ao alto se dirijam os meus desejos e esperanças. Favorecei-me bondosa nas tribulações da vida, e seja cada um dos vossos favores um novo impulso que me leve a Deus, um novo título para merecê-lo, um novo meio para o alcançar. Amém.



Oração Especial para este Dia


Ó Virgem do Carmo, Maria Santíssima, que sendo especial protetora de vossos distintos filhos, os Carmelitas e seus confrades, destes em vosso Santo Escapulário àqueles que o revestem devotamente um escudo firmíssimo para se defenderem de todos os perigos deste mundo e das ciladas do Demônio, uma veste dobrada que os defenda ora do calor das paixões, ora do frio das tibiezas, confirmando esta verdade por meio de tantos e tão singulares milagres. Rogo-Vos, Senhora, que façais com que esta vestimenta sagrada me sirva de poderosa defesa durante a vida mortal, para que tenha seguro auxílio em todas as tribulações e perigos e saia vitorioso de todas as tentações, logrando sempre a vossa especial assistência para consegui-lo. E agora Vos peço que me alcanceis do vosso bendito Filho Jesus, o que nesta Novena peço, especialmente pela vossa intercessão; pois isso mesmo, Senhora, Vos suplico com toda a humildade e confiança. Amém.


* Depois da Meditação e Oração, canta-se as jaculatórias alternadamente com o povo, e reza-se o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Pai no fim de cada jaculatória:


Senhora do Carmo

Mãe dos Carmelitas

Socorrei as almas

Que vivem aflitas.


1º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


Senhora do Carmo

Oh! Virgem Maria!

Vinde em meu socorro

Na última agonia!


2º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


No transe horrendo da morte

Valei-nos compadecida,

A fim de com vosso Filho,

Gozarmos da eterna vida.


3º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


*Findo o cântico, a música entoa e o povo repete a seguinte


Jaculatória


Nos louvores que à Virgem tributamos

À Glória de Deus Trino memoramos!


* Depois entoa-se a




Ladainha da Santíssima Virgem

(Segundo o Breviário da Sacrossanta Ordem Carmelitana)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de sois.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.


Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe intacta, rogai por nós.

Mãe amável, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Mãe e Decoro do Carmelo, rogai por nós.


Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Virgem Flor do Carmelo, rogai por nós.


Espelho de Justiça, rogai por nós.

Sede da Sabedoria, rogai por nós.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Padroeira dos Carmelitas, rogai por nós.


Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos Profetas, rogai por nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos Confessores, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.

Rainha de Todos os Santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem Pecado Original, rogai por nós.

Rainha elevada ao céu, rogai por nós.

Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

Esperança de Todos os Carmelitas, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos, que concedais aos Vossos servos, perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor.


Amém.



Antífona


Esta é na verdade a mais prudente e formosa Abigail Carmelita, cuja cabeça se assemelha ao Carmo, e as suas mãos nos introduziram na terra do Carmelo para comermos o seu fruto e participarmos do que tem de mais delicioso. Aleluia.


V. Formosura do Carmo, Mãe dos Carmelitas.

R. Rogai por nós à Trindade Santíssima.


Oremos: Deus, que condecoraste a Ordem do Carmo com o singular título da Bem-aventurada Virgem Maria vossa Mãe, concedei propício que nós que agora nos preparamos à sua solene comemoração, fortalecidos com os seus auxílios, mereçamos gozar as eternas alegrias, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.


R. Amém.


* Depois disto a música entoa para a adoração do Santíssimo Sacramento:


Verbum caro, Panem verum;

Verbo Carnem efficit;

Fitque sanguis Christi merum;

Et si sensus deficit,

Ad firmandum cor sincerum;

Sola fides sufficit.


V. Panem de coelo praestitisti eis.

R. Omne delectamentum in se habentem.


Oremus: Deus, qui nobis sub Sacramento mirabili passionis tuae memoriam reliquisti: tribue, quaesumus; ita nos corporis et sanguinis tui sacra mysteria venerari ut redemptionis tuae fructum in nobis jugiter sentiamus. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum.


R. Amen.


* Segue-se a bênção com o Santíssimo Sacramento, finda a qual a música entoa e o povo responde as seguintes:



Jaculatórias finais


Bem grato quisera eu, ó Rainha querida,

Zelar a honra e glória que a Vós, só, é devida!


Zelai Vós em mim, ó Mãe da humana raça,

Para que na morte acabe em vossa graça.


Quando a morte cortar-me os fios desta vida,

Seja então por Vós minha alma defendida!


V. A Virgem Sagrada seja nossa Advogada.

R. Amém.



Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...