Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Cortejo de Saída no 3º Dia do Solene Novenário, em Honra de Nossa Senhor...

Cortejo de Entrada no 3º Dia do Novenário Solene, em Honra de Nossa Senh...

Novena em Honra da Santíssima e Imaculada Virgem Maria do Monte Carmelo. 3º Dia (09/07/2021)

_____


Terceiro Dia

_______


Exposição do Santíssimo Sacramento


Hymnum


Tantum ergo sacramentum

Veneremur cernui;


Et antiquum documentum


Novo cedat ritui;


Praestet fides supplementum


Sensuum defectui.


Genitori Genitoque


Laus et jubilatio;


Salus, honor, virtus quoque,


Sit et benectio;


Procedenti ab utroque


Compar sit laudatio.


Amen.


______



Deprecação


Abri, Senhor, a nossa boca para louvar o vosso Santo Nome; purificai também o nosso coração de todos os pensamentos vãos, perversos e alheios; iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade para que digna, atenta e devotamente possamos exercitar a presente devoção, e merecer ser ouvidos na presença de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


V. A Santa Mãe de Deus e dos Carmelitas seja conosco e sempre nos assista.

R. Amém.


V. Deus, vinde em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.


V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.


___________


Invitatório


A Nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou que sua Mãe Santíssima se intitulasse, particularmente, Mãe dos Carmelitas. Vinde, adoremos.


___________


Hino


Virgem que o mundo inteiro venera,

Que a Santa Prole do nevado do Carmo

Por mãe venera, recebe estes nossos cândidos votos.


O nosso Elias divisando a Nuvem

Clamou dizendo: Vede aqui a forma

Da Mãe bendita, da preclara Virgem, Cópia certa.


Não tinha vindo do Celeste Trono

O Verbo Santo, já me protegendo

Te vejo, Nuvem, sendo de meus filhos a Próvida amante.


Também primeiro que este mundo deixes,

Um Templo Santo minha grata prole

Há de erigir-te por sinal do nosso íntimo afeto.


Do nosso Monte, rogo, não te afastes,

Mas sempre orvalha flores que cultivo;

O jardim cresça, até que teus altares floridos fiquem.


Dê-se honra ao Pai, ao Divino Filho,

A quem procede juntamente de ambos:

À Virgem Santa dê-se em todo o mundo, cânticos eternos. Amém.




Meditação


Maria Santíssima venerada no primeiro templo a Ela dedicado


PIEDADE


I


O oráculo da Mãe do Salvador, relativo às homenagens e louvores que pelas gerações humanas lhe haviam de ser tributadas pelo dilatado decurso dos séculos, não tardou muito em se cumprir. Os filhos da nascente Igreja à porfia, e com particular afeto, como Ela mesma disse, os discípulos do grande Elias consagram à Mãe de Deus as mais assinaladas manifestações de amor e veneração. Pouco depois da Ascensão do Senhor e a curta distância da gruta venerável denominada – Escola dos Profetas, elevou-se um edifício sagrado, destinado à oração e à piedade, e que uma tradição veneranda reconhecida pela Igreja, nos assegura ser o primeiro Templo dedicado a Deus em honra de sua Mãe Imaculada. Sim, no cume do insigne Monte sagrado pela piedade dos primitivos Padres do Carmelo, como o chama o Bem-aventurado Batista Mantuano, vês minha alma, o fervor cristão trilhando com passo acelerado as árduas veredas da virtude, que os encantadores exemplos de Maria Santíssima tornam mais fáceis e transitáveis. A divina Mãe, enquanto viva, fitou sobre esse venerável Santuário se u doce olhar e nele encerrou os afetos do seu terno Coração, com o intento de proteger a quem a implorava e conduzi-lo ao Céu pelo atrativo dos seus favores. Tal tem sido, desde a aurora do Carmelo cristão, a norma seguida por sua imortal Padroeira. Nos santuários por Ela confiados à custódia dos seus piedosos Elianos, tais como os tão insignes de Nazaré, de Jerusalém e da Montanha de Judá, e em inumeráveis outros que para culto de suas imagens milagrosas mandou que levantassem, ostentou de um modo esplêndido a sua misericórdia para com eles. Sim, nestes templos consagrados à glória de Maria e por mediação desta divina Mãe, os Carmelitas, tem frequentes vezes experimentado as misericórdias do Senhor. Neles, sua amorosa Protetora e Mestra os tem mil vezes recreado com doces visões e frequentes aparições, tem-lhes inspirado essas práticas piedosas, as quais como a devoção ao seu castíssimo esposo São José e a seus gloriosos Pais São Joaquim e Santa Ana, foram depois e por obra especialmente dos Carmelitas, o consolo e esperança dos cristãos. Contempla, aqui, ó minha alma, como a Rainha dos Santos fez do seu Carmelo um jardim delicioso de virtudes, e dos templos consagrados ao seu culto outros tantos mananciais de piedade e devoção. Sacia-te, ó minha alma, nestas torrentes que brotam do Coração de tua Mãe – Vaso insigne da mais formosa devoção.


II


Os verdadeiros adoradores de Deus são os que O adoram em espírito e em verdade, isto é, os que põem em execução os seus afetos internos de submissão e reverência, por meio das práticas externas que a Religião inspira e consagra.


Já que tu, ó devoto da Senhora do Carmo, não és daqueles que, sob o pretexto de espiritualizar cada vez mais a piedade, incorreram no absurdo pensamento de eximir o homem do dever de adorar exteriormente. Aquele a quem deve todo seu ser e existência, serás todavia tão devoto pela sinceridade de teus sentimentos como tuas manifestadas homenagens te fazem exteriormente parecer? Põe a mão sobre o coração e não mintas a ti próprio.


Examina se tuas intenções e desígnios seguem o mesmo rumo que prescreves às tuas devoções exteriores.


Amas a Deus do mesmo modo pelo qual te prostras diante d’Ele? Onde se acha a tua mente quando teus lábios pronunciam a oração?


Ah! Medita sobre este ponto de importância capital! Corrige decididamente as desatenções e irreverências da rotina.


Adora a Deus com a alma e com o corpo e sobre o alicerce inalterável do amor divino, à semelhança da abelha industriosa, procura ajuntar na colmeia da devoção as místicas flores com que Maria Santíssima cobriu o seu delicioso Carmelo.


Estas flores, tu bem sabes, são, entre outras devoções e práticas santas, as de um culto todo especial e contínuo à tua Mãe amorosíssima, culto fundado na imitação de seus exemplos que, pelo privilégio de filho seu e de seres ornado de sua celestial divisa, te cumpre por modo especial imitar.


De Vós espero, Virgem piedosíssima, a graça de imitar os Vossos exemplos, já que de Vós recebi as lições as mais sublimes de devoção e piedade. Possa o Vosso sagrado Escapulário recordar-me sempre os deveres que me incumbem e me servir de estímulo para conseguir a verdadeira devoção. Amém.


Oração Especial para este Dia


Ó Virgem do Carmo, Maria Santíssima, que cheia de piedade, para conosco, Vos dignastes aceitar com amor especial o obséquio dos Carmelitas, que entre todos os mortais foram os primeiros que Vos edificaram templo e altar lá no Monte Carmelo, onde corriam com fervor e devoção para Vos dar culto e louvor; herdando deles, felizmente, seus veneráveis sucessores, o poderem sempre adiantar-se em apregoar e defender Vossas soberanas prerrogativas.


Rogo-Vos, Senhora, que alcanceis que minha alma seja templo vivo de Deus, ornado de virtudes, onde sua Divina Majestade habite sempre pela sua graça, sem que jamais a ocupem os afetos desordenados para com as coisas temporais e terrenas. E que agora consiga o que peço pela Vossa intercessão nesta Novena, e isso mesmo Vos suplico com toda a humildade e confiança. Amém.


* Depois da Meditação e Oração, canta-se as jaculatórias alternadamente com o povo, e reza-se o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Pai no fim de cada jaculatória:


Senhora do Carmo

Mãe dos Carmelitas

Socorrei as almas

Que vivem aflitas.


1º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


Senhora do Carmo

Oh! Virgem Maria!

Vinde em meu socorro

Na última agonia!


2º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


No transe horrendo da morte

Valei-nos compadecida,

A fim de com vosso Filho,

Gozarmos da eterna vida.


3º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


*Findo o cântico, a música entoa e o povo repete a seguinte


Jaculatória


Espero em Deus, e também em Vós, Maria,

Que a Glória da Trindade verei num dia.


* Depois entoa-se a




Ladainha da Santíssima Virgem

(Segundo o Breviário da Sacrossanta Ordem Carmelitana)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de sois.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.


Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja, rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe intacta, rogai por nós.

Mãe amável, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Mãe e Decoro do Carmelo, rogai por nós.


Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Virgem Flor do Carmelo, rogai por nós.


Espelho de Justiça, rogai por nós.

Sede da Sabedoria, rogai por nós.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Padroeira dos Carmelitas, rogai por nós.


Rainha dos Anjos, rogai por nós.

Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos Profetas, rogai por nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos Mártires, rogai por nós.

Rainha dos Confessores, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.

Rainha de Todos os Santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem Pecado Original, rogai por nós.

Rainha elevada ao céu, rogai por nós.

Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.

Esperança de Todos os Carmelitas, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos, que concedais aos Vossos servos, perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor.


Amém.




Antífona


Esta é na verdade a mais prudente e formosa Abigail Carmelita, cuja cabeça se assemelha ao Carmo, e as suas mãos nos introduziram na terra do Carmelo para comermos o seu fruto e participarmos do que tem de mais delicioso. Aleluia.


V. Formosura do Carmo, Mãe dos Carmelitas.

R. Rogai por nós à Trindade Santíssima.


Oremos: Deus, que condecoraste a Ordem do Carmo com o singular título da Bem-aventurada Virgem Maria vossa Mãe, concedei propício que nós que agora nos preparamos à sua solene comemoração, fortalecidos com os seus auxílios, mereçamos gozar as eternas alegrias, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.


R. Amém.


* Depois disto a música entoa para a adoração do Santíssimo Sacramento:


Verbum caro, Panem verum;

Verbo Carnem efficit;

Fitque sanguis Christi merum;

Et si sensus deficit,

Ad firmandum cor sincerum;

Sola fides sufficit.


V. Panem de coelo praestitisti eis.

R. Omne delectamentum in se habentem.


Oremus: Deus, qui nobis sub Sacramento mirabili passionis tuae memoriam reliquisti: tribue, quaesumus; ita nos corporis et sanguinis tui sacra mysteria venerari ut redemptionis tuae fructum in nobis jugiter sentiamus. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum.


R. Amen.


* Segue-se a bênção com o Santíssimo Sacramento, finda a qual a música entoa e o povo responde as seguintes:


Jaculatórias finais


Mãe do Carmo honra, oh! Virgem querida!

Esperança nossa, doçura, e nossa vida.


Protegei-me, agora, e na hora tão temida,

Para que espere em Vós, que sois nossa guarida.


Que acabe convosco a fadiga deste mundo,

Quem de Carmelita o viver teve profundo!


V. A Virgem Sagrada seja nossa Advogada.

R. Amém.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...