Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Novena em Honra da Sagrada Família. (8º Dia)


NOVENA1


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.



Ato de Contrição

Meu Senhor Jesus Cristo, Criador, Pai e Redentor meu, em quem creio e espero, e a quem amo e desejaria ter amado sempre sobre todas as coisas; pesa-me uma e mil vezes de Vos haver ofendido, por serdes Vós quem sois, bondade infinita; pesa-me também por haver merecido as terríveis penas do Purgatório, e, talvez, ai de mim, as eternas chamas do Inferno. E Vós, cheio de misericórdia, me haveis adiado o castigo. Proponho firmemente nunca mais pecar, e afastar-me das ocasiões de Vos ofender, ajudado pela Vossa divina graça. Concedei-me, ó meu Jesus, a felicidade de me confessar com as devidas disposições, para obter copiosos frutos, emendar a minha vida e perseverar em Vosso santo serviço até a morte. Eu Vo-lo peço, Senhor, pelo Vosso preciosíssimo Sangue, pelas dores de Vossa aflita Mãe e pela intercessão do glorioso Patriarca São José. Assim seja.



Oração Preparatória

para recitar todos os dias

diante da Imagem da Sagrada Família2


Ó meu amorosíssimo Jesus, que por meio de inefáveis virtudes e exemplos de Vossa vida doméstica, santificastes a Família, por Vós escolhida aqui na terra, olhai compassivo para esta família, que aqui prostrada diante de Vós, Vos pede, Lhe sejais propício. Lembrai-Vos de que é Vossa, pois que a Vós está especialmente dedicada e consagrada. Assisti-Lhe benigno, defendei-a de todos os perigos, socorrei-a em todas as necessidades e dai-Lhe a graça suficiente para perseverar constantemente na imitação da Vossa Santa Família, a fim de que servindo-Vos fielmente, e amando-Vos na terra, possa depois bendizer-Vos eternamente no Céu.

Ó Maria, minha Mãe dulcíssima, a Vossa intercessão recorremos, seguros de que o Vosso divino Filho, há de ouvir as Vossas súplicas. E Vós também, ó glorioso Patriarca São José, ajudai-nos com a Vossa poderosa intercessão, e oferecei a Jesus os nossos votos pelas mãos de Maria Santíssima. Assim seja.



Oitavo Dia

MEDITAÇÃO

A Sagrada Família

Protege Lá dos Céus as Famílias Piedosas


Durante a sua vida mortal sobre a terra, a Sagrada Família comprazia-se em consolar e auxiliar as famílias piedosas. Assim, é, que vemos a Jesus, Maria e José, voarem a dispensar favores e serviços a Isabel e Zacarias no dia da Visitação. Maria Santíssima, segundo refere o Evangelho, ia com pressa, atravessando as montanhas… E para que empreender tão longa viagem através das montanhas? Que motivo a determinou a correr com aquela pressa, senão a caridade, e o desejo de desempenhar-se da sua missão providencial de consolar uma família aflita?

Contemplemos igualmente a Jesus e a Sua Mãe nas Bodas de Caná. É uma família que se encontra em apuros; naquelas circunstâncias tão solenes chega a faltar-lhes o vinho, Jesus e Maria, sem que ninguém o pedisse, por compaixão para com ela, remedeiam o embaraço. “Não têm vinho”, disse a Mãe, e o Filho opera o Seu primeiro milagre em favor da atribulada família, convertendo a água em vinho. Vede nisto a caridade da Sagrada Família para com as Famílias que n’Ela confiam. E se na terra operou milagres de caridade em seu favor, com quanto mais razão e eficácia as protegerá lá do Céu, onde agora goza de um poder imenso, proporcional à imensa glória de que Deus a circundou. O mesmo poder de Deus, como que parece residir em suas mãos, pois, como diz Santo Afonso, não podemos duvidar de que Jesus Cristo, assim como quis ser sujeito a José e a Maria na terra, assim também no Céu se compraz em lhes fazer quanto eles pedirem. Por isso, Santo Agostinho, falando especialmente de São José, diz que os demais Santos, comparados em glória e poder com este glorioso Patriarca, não são mais do que pálidas estrelas em face do sol. E se isto afirma de São José, quanto mais o podia fazer de Sua Esposa e Rainha, Maria Santíssima? Assim é que outro piedoso escritor assegura que, em Maria e José pedindo a Jesus uma graça para seus devotos, a obtêm, por que o seu pedido tem antes o caráter de mandado, do que o de simples petição, em virtude da dignidade de Pais, de que gozam, para com Ele, e que no Céu conservam. Ditosas das famílias cristãs, a quem a Sagrada Família concede a Sua poderosa proteção. Felizes das almas, que merecem tal favor, por sua constante devoção a Jesus, Maria e José.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.



Oração3

Ó Senhor Jesus Cristo, que obedecendo a Maria e José, consagraste com inefáveis virtudes a vida doméstica, fazei com que nós, com a ajuda de um e outro, sejamos instruídos pelos exemplos da vossa Santa Família e consigamos alcançar a sua eterna companhia. Vós que viveis e reinas… Amém.


*Façam-se aqui, por alguns instantes, breves reflexões sobre a matéria da precedente meditação, pedindo em seguida as graças que se desejam alcançar. Em seguida, recitam-se ou cantam-se os seguintes versos:



GOZOS


CORO

Oh! Vinde, Pastorinhos,

O Rei vinde adorar,

Que lá dos Céus à terra

Acaba de baixar.


Vede, em rústico teto

Que se veio abrigar;

Tem por berço um presépio,

Por templo e por altar;

E em leito de palhinhas,

Nuzinho repousar,

Aquele, que astros mil

A seus pés vê brilhar.


Vede esse astro formoso,

Que O veio anunciar

Aos magos do Oriente,

Pra que O fossem buscar,

E ante o Rei de Judá

Humildes se prostrar,

De incenso, ouro e mirra

Trino dom Lhe ofertar.


Sem ricas oferendas

Não temais lá chegar,

Que é grato o Deus Menino,

A quem fé Lhe prestar;

Até do campo as florinhas

Tem por certo agradar,

A Quem com seu sorriso

As faz desabrochar.


A Mãe nos ternos braços

O está a acalentar,

E quer adormecê-lO

Com seu doce cantar,

E um Anjo lhe responde

Em tom de acompanhar,

Honra a Deus nas alturas,

Paz veio aos homens dar.”


Vede esbelto mancebo

Humilde ajoelhar,

Que as águas do Jordão

Fora puras libar;

E Jesus que o contempla

Com meigo doce olhar;

E um alvo cordeirinho

Ali perto a balar…


Coração, alma e vida

Lhe vamos ofertar;

Que o Deus, pobre e menino

Quer-nos, meigo, abraçar;

E seus bracinhos ergue,

Como pra nos chamar;

Vinde, vinde, repete

Com terno bracejar.


Oração Jaculatória: Ó Jesus, manso e humilde de Coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso.4

Obséquio: Prometerei a Jesus, Maria e José, invocar todos os dias da minha vida os Seus nomes Santíssimos, e recitar com frequência o



Ato de Consagração

das famílias cristãs à Sagrada Família


Ó meu Jesus e meu amabilíssimo Redentor, que, vindo iluminar o mundo com a vossa doutrina e exemplos, quisestes passar a maior parte da vossa vida mortal, obediente e submisso a Maria e a José, na humilde e pobre morada de Nazaré, santificando aquela Família, que devia ser o Modelo mais acabado das famílias cristãs, aceitai benigno esta nossa, que se Vos consagra agora e se Vos dedica. Protegei-a, amparai-a, defendei-a e comunicai-lhe o vosso amor, e o santo temor de Deus; dai-lhe paz, concórdia e caridade cristã, para que possa, conformando-se com o divino Modelo, que na vossa Lhe destes, conseguir toda, sem exclusão de nenhum de seus membros, a Bem-aventurança eterna.

Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus, e Mãe nossa, fazei aceitável perante Jesus, com a vossa piedosa intercessão, esta nossa humilde oferta, e alcançai-nos as Suas graças e bênçãos.

Ó guarda Santíssimo de Jesus e de Maria, São José, ajudai-nos com as vossas súplicas, em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, para que possamos, convosco e com Maria bendizer eternamente a Jesus, nosso divino Redentor. Amém.



EXEMPLO

Um Domingo pela manhã, apresentou-se num Convento de Redentoristas de N. um homem do povo; chamou um dos missionários e disse-lhe: “Padre, venho pedir a V. Revma. o favor de cumprir agora a promessa que me fez há cinco anos.” - Que promessa? - “De benzer-me a minha casa, logo que estivesse concluída. Não se lembra V. Revma. de que eu entrei aqui na Associação há cinco anos? Eu era dado à embriaguez, e por essa ocasião, fiz promessa de não tornar a beber mais licores e de empregar as minhas economias em construir uma casa. Vossa Reverendíssima animou-me a isso, muito, e disse-me: – Bem, muito bem, agora tendo entrado na Associação já não pode tornar a embriagar-se nem dar maus exemplos. Faça a sua casa e no dia em que a tiver concluída eu irei benzê-la. – A casa está feita, Padre, ontem à tarde pregou-se-lhe o último prego, e eu venho hoje pedir-lhe para ir benzê-la.” Perfeitamente, lhe tornou o Padre, e foi com o homem, e encontrou uma linda vivenda; benzeu-a e logo perguntou à família, toda reunida: Então, não estão contentes agora, não reconhecem como próspera quem se dedica a servir a Jesus, Maria e José?” Aquela pobre gente recordando-se do que em outros tempos havia sofrido, e como pela devoção à Sagrada Família havia conseguido a paz e concórdia, o bem espiritual e temporal, só respondeu com lágrimas de ternura, alegria e gratidão para com os seus celestiais Benfeitores. Assim, consola e presenteia a Sagrada Família aos seus devotos servos.



Ladainha em Honra da Sagrada Família


Jesus, Salvador do mundo, tende piedade de nós.

Jesus, filho de Maria e irmão nosso, tende piedade de nós.

Jesus, tesouro e delícia da Sagrada Família, tende piedade de nós.


Santa Maria, Rainha dos céus, rogai por nós.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa doce Mãe, rogai por nós.

Santa Maria, ornamento e alegria da Sagrada Família, rogai por nós.

São José, pai legítimo de Jesus, rogai por nós.

São José, casto esposo de Maria, rogai por nós.

São José, guia e amparo da Sagrada Família, rogai por nós.


Sagrada Família, que debaixo da proteção nos temos consagrado a Deus, rogai por nós.

Sagrada Família, que temos tomado por modelo, rogai por nós.

Sagrada Família, predileta do Pai celestial, rogai por nós.

Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo, rogai por nós.

Sagrada Família, santificada pela presença do Filho de Deus, rogai por nós.

Sagrada família, terror do Inferno, rogai por nós.

Sagrada Família, asilo de todas as virtudes, rogai por nós.

Sagrada família, Santuário da divina Trindade, rogai por nós.

Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus Vivo, rogai por nós.

Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra, rogai por nós.

Sagrada Família, pobre e laboriosa, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de paciência e resignação, rogai por nós.

Sagrada Família, alegria nas tribulações, rogai por nós.

Sagrada Família, venerada pelos pastores, rogai por nós.

Sagrada Família, honrada pelos Magos, rogai por nós.

Sagrada Família, por Herodes perseguida, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos judeus depreciada, rogai por nós.

Sagrada Família, desejada pelos Patriarcas, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos Anjos respeitada, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de Todos os Santos, rogai por nós.

Sagrada Família, ornamento da celestial Jerusalém, esteja sempre conosco.


Sede-nos propícia, socorrei-nos em todos os perigos da alma e do corpo, Vos rogamos, ouvi-nos.


Sede nosso refúgio contra os males que nos cercam, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa força nos combates e provas, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede-nos forte muro contra os ataques do inimigo de nossa salvação, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa esperança nesta vida e nosso consolo na hora da morte, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede eficaz protetora daqueles que Vos invocam com verdadeira confiança, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede medianeira dos que morrem no Senhor e Advogada dos pecadores perante o soberano Jesus, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede libertadora das Almas detidas no Purgatório e saúde dos que esperam em Vós, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre sustento dos débeis e ajuda dos imperfeitos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre protetora de nossa família e de toda a sociedade, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre espelho dos cristãos, Modelo dos Justos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre consoladora dos aflitos e refúgio de vossos devotos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre apoio e defesa dos que se tem consagrado a vosso serviço, Vos rogamos, ouvi-nos.


V. Sagrada Família, sede glorificada em todos os séculos.

R. Reinai para sempre em todos os corações.


Oração: Divino Salvador, bendigo todas as vossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos Justos e aumento de vossa família cristã, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas, com Maria e José; e reineis em todos os corações agora e sempre. Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.


JACULATÓRIAS5

Amado Jesus, Maria e José, o meu coração Vos dou e a minha alma.

Amado Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia.

Amado Jesus, Maria e José, expire em paz entre Vós a minha alma.



Jesus, Maria e José,

Salvai as nossas Famílias!


___________________________

1.  Extraída da Obra intitulada “A Sagrada Família”, por um Padre Redentorista, Sexto Exercício, pp. 591-601. Tradução do Espanhol pelo Cônego Manuel Moreira Aranha Furtado de Mendonça, Estabelecimentos Benzinger & Co. S.A., Tipógrafos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln/Suíça, 1898.

2.  Oração Indulgenciada.

3.  D. Gaspar Lefebvre, O.S.B., “Missal Quotidiano e Vesperal”, “Oremus” da Missa – da Festa da Sagrada Família, p. 162. Desclée de Brouwer & Cie, Bruges (Bélgica), 1952.

4.  Indulgenciada.

5.  Indulgenciadas.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...