Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Novena em Honra da Sagrada Família (7º Dia)


NOVENA1


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.



Ato de Contrição

Meu Senhor Jesus Cristo, Criador, Pai e Redentor meu, em quem creio e espero, e a quem amo e desejaria ter amado sempre sobre todas as coisas; pesa-me uma e mil vezes de Vos haver ofendido, por serdes Vós quem sois, bondade infinita; pesa-me também por haver merecido as terríveis penas do Purgatório, e, talvez, ai de mim, as eternas chamas do Inferno. E Vós, cheio de misericórdia, me haveis adiado o castigo. Proponho firmemente nunca mais pecar, e afastar-me das ocasiões de Vos ofender, ajudado pela Vossa divina graça. Concedei-me, ó meu Jesus, a felicidade de me confessar com as devidas disposições, para obter copiosos frutos, emendar a minha vida e perseverar em Vosso santo serviço até a morte. Eu Vo-lo peço, Senhor, pelo Vosso preciosíssimo Sangue, pelas dores de Vossa aflita Mãe e pela intercessão do glorioso Patriarca São José. Assim seja.



Oração Preparatória

para recitar todos os dias

diante da Imagem da Sagrada Família2


Ó meu amorosíssimo Jesus, que por meio de inefáveis virtudes e exemplos de Vossa vida doméstica, santificastes a Família, por Vós escolhida aqui na terra, olhai compassivo para esta família, que aqui prostrada diante de Vós, Vos pede, Lhe sejais propício. Lembrai-Vos de que é Vossa, pois que a Vós está especialmente dedicada e consagrada. Assisti-Lhe benigno, defendei-a de todos os perigos, socorrei-a em todas as necessidades e dai-Lhe a graça suficiente para perseverar constantemente na imitação da Vossa Santa Família, a fim de que servindo-Vos fielmente, e amando-Vos na terra, possa depois bendizer-Vos eternamente no Céu.

Ó Maria, minha Mãe dulcíssima, a Vossa intercessão recorremos, seguros de que o Vosso divino Filho, há de ouvir as Vossas súplicas. E Vós também, ó glorioso Patriarca São José, ajudai-nos com a Vossa poderosa intercessão, e oferecei a Jesus os nossos votos pelas mãos de Maria Santíssima. Assim seja.



Sétimo Dia

MEDITAÇÃO

A Sagrada Família,

Modelo de Trabalho.


Considera, cristão, esse espetáculo admirável e divino, que aos olhos da nossa Fé oferece o interior da casa de Nazaré. Vê como este pobre artista, São José, trabalha todo o dia, para socorrer às necessidades mais urgentes da sua Família. Observa como a Santíssima Virgem Maria, cuja dignidade e perfeições só Deus pode avaliar, se dedica aos árduos cuidados de sua casa: olha para o Menino Jesus, em quem se acham reunidos todos os tesouros da ciência e sabedoria de Deus, como Ele se consagra, primeiramente a ajudar a Sua Mãe Santíssima nos trabalhos mais humildes; e depois, conforme o permitiam-Lhe a sua idade e forças, como Ele auxilia seu pai putativo nos labores da sua arte. Considera que, talvez, ou certissimamente, não haja espetáculo tão digno de tua atenção, como este: pois que, uma das obrigações, mais caída em desuso entre a gente abastada, é o trabalho. Adão em castigo de sua queda, foi condenado a comer o pão amassado com o suor de seu rosto: e a par da herança do Pecado Original transmitiu-nos a do castigo dele. Por isso, é que, conquanto nem todos tenham necessidade de trabalhar para viver, todos têm, contudo, de sujeitar-se ao trabalho, como castigo, imposto ao homem prevaricador. Quer Deus que todos trabalhemos; e, se quisermos ser do número dos escolhidos, devemos imitar a Jesus, Maria e José, que todos pelo trabalho se santificaram. – Devemos pois trabalhar, e, se quisermos que o trabalho sirva para nossa santificação, havemos de trabalhar como a Sagrada Família, isto é, há de o nosso trabalho ser honesto e feito com pureza de intenção, e, sobretudo, acompanhado da oração. Penetremos nos Corações de Jesus, Maria e José, e veremos, como no seu interior a oração acompanhava de contínuo o seu trabalho manual. Se se sentem cansados, bendizem a justiça de Deus, condenando o homem a regar a terra com o suor da sua fronte. Quando lhes encomendam alguma obra, bendizem a bondade de Deus, que assim lhes proporciona os meios de subsistência, e executam-na pronta e docilmente. São, sem dúvida alguma, talvez mal remunerados os seus trabalhos; pagam-lhes com ingratidões, e desdéns; mas Eles tudo sofrem silenciosamente, para assim desagravarem a Majestade de Deus, ofendida pelo pecado. Desta forma deves tu também entregar-te aos trabalhos e obrigações do teu estado. Imita os Anjos da Guarda, que sem se descuidarem de velar por nós, não deixam nem um instante de fixar seus olhos no Senhor; e assim, enquanto te ocupares nas coisas da terra, traze os teus olhos sempre fixos em Deus. Se assim não fizeres, o trabalho dissipará o teu espírito, e pouco a pouco te retrairá da oração e te afastará do caminho da virtude e da eterna vida.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.



Oração3

Ó Senhor Jesus Cristo, que obedecendo a Maria e José, consagraste com inefáveis virtudes a vida doméstica, fazei com que nós, com a ajuda de um e outro, sejamos instruídos pelos exemplos da vossa Santa Família e consigamos alcançar a sua eterna companhia. Vós que viveis e reinas… Amém.


*Façam-se aqui, por alguns instantes, breves reflexões sobre a matéria da precedente meditação, pedindo em seguida as graças que se desejam alcançar. Em seguida, recitam-se ou cantam-se os seguintes versos:




GOZOS


CORO

Oh! Vinde, Pastorinhos,

O Rei vinde adorar,

Que lá dos Céus à terra

Acaba de baixar.


Vede, em rústico teto

Que se veio abrigar;

Tem por berço um presépio,

Por templo e por altar;

E em leito de palhinhas,

Nuzinho repousar,

Aquele, que astros mil

A seus pés vê brilhar.


Vede esse astro formoso,

Que O veio anunciar

Aos magos do Oriente,

Pra que O fossem buscar,

E ante o Rei de Judá

Humildes se prostrar,

De incenso, ouro e mirra

Trino dom Lhe ofertar.


Sem ricas oferendas

Não temais lá chegar,

Que é grato o Deus Menino,

A quem fé Lhe prestar;

Até do campo as florinhas

Tem por certo agradar,

A Quem com seu sorriso

As faz desabrochar.


A Mãe nos ternos braços

O está a acalentar,

E quer adormecê-lO

Com seu doce cantar,

E um Anjo lhe responde

Em tom de acompanhar,

Honra a Deus nas alturas,

Paz veio aos homens dar.”


Vede esbelto mancebo

Humilde ajoelhar,

Que as águas do Jordão

Fora puras libar;

E Jesus que o contempla

Com meigo doce olhar;

E um alvo cordeirinho

Ali perto a balar…


Coração, alma e vida

Lhe vamos ofertar;

Que o Deus, pobre e menino

Quer-nos, meigo, abraçar;

E seus bracinhos ergue,

Como pra nos chamar;

Vinde, vinde, repete

Com terno bracejar.


Oração Jaculatória: Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mãe de Deus.4

Obséquio: Para honrar a Sagrada Família, trabalharei, hoje especialmente, sem perder tempo, e acompanharei o meu trabalho com a oração.



ORAÇÃO

Ó adorável Menino que, por amor, quisestes sujeitar-Vos a trabalhar e suar numa pobre oficina, como o último dos artistas, fazei que eu trabalhe pelo vosso Santo Amor, com assiduidade, paciência, espírito de oração, e reta intenção. Virgem Santíssima, que tiveste a dita de manter, com assíduos cuidados, a vida de Jesus, alcançai-nos, nós vo-lO pedimos, a graça de empregar bem a nossa vida no trabalho e na oração. Quão consolador, ó Chefe Augusto da Sagrada Família, São José, quão consolador e edificante é o espetáculo, que me oferece a vossa pobre e humilde morada de Nazaré, mais formosa a meus olhos, do que os palácios dos reis. Lá reina a oração e o silêncio, a santificar o trabalho, tornando-a um verdadeiro Santuário de virtude e de paz. Quero ter-Vos por Modelo, ó amável Santo, e como Vós, trabalhar por amor do meu Deus, em união com Jesus e Maria. Amém.


EXEMPLO

Lê-se na vida da Venerável irmã Josefa Maria de Santa Inêz, que havia em Beniganim (Arcebispado de Valência), uma donzela mui devota da Sagrada Família de Nazaré, e cheia de caridade para com as Almas do Purgatório. Resolvera deixar o mundo e consagrar a sua vida ao Senhor. Neste intuito, fez a vestição de Hábito num Convento de religiosas descalças, de Santo Agostinho. Viu irmã Inêz, que Jesus Cristo, Senhor Nosso assistia a esta Cerimônia, acompanhado de Maria Santíssima, do Glorioso Patriarca São José, de Santa Teresa de Jesus, e de muitos outros Santos da corte celestial, prodigalizando à Noviça, abundantes e especialíssimos favores. Destes favores, diz a Venerável, participaram também as Almas do Purgatório, cujas penas sensíveis ficaram suspensas por todo aquele dia; muitas saíram daquele lugar e vieram até a sala, onde estava reunida a Comunidade, e ali permaneceram até ao fim do ato e depois subiram ao Céu, associando-se à celestial comitiva. Causou este acontecimento extraordinário gozo inexplicável ao coração da Serva de Deus, que ficou, como fora de si, dando graça ao Senhor por tão inefáveis benefícios.



Ladainha em Honra da Sagrada Família


Jesus, Salvador do mundo, tende piedade de nós.

Jesus, filho de Maria e irmão nosso, tende piedade de nós.

Jesus, tesouro e delícia da Sagrada Família, tende piedade de nós.


Santa Maria, Rainha dos céus, rogai por nós.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa doce Mãe, rogai por nós.

Santa Maria, ornamento e alegria da Sagrada Família, rogai por nós.

São José, pai legítimo de Jesus, rogai por nós.

São José, casto esposo de Maria, rogai por nós.

São José, guia e amparo da Sagrada Família, rogai por nós.


Sagrada Família, que debaixo da proteção nos temos consagrado a Deus, rogai por nós.

Sagrada Família, que temos tomado por modelo, rogai por nós.

Sagrada Família, predileta do Pai celestial, rogai por nós.

Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo, rogai por nós.

Sagrada Família, santificada pela presença do Filho de Deus, rogai por nós.

Sagrada família, terror do Inferno, rogai por nós.

Sagrada Família, asilo de todas as virtudes, rogai por nós.

Sagrada família, Santuário da divina Trindade, rogai por nós.

Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus Vivo, rogai por nós.

Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra, rogai por nós.

Sagrada Família, pobre e laboriosa, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de paciência e resignação, rogai por nós.

Sagrada Família, alegria nas tribulações, rogai por nós.

Sagrada Família, venerada pelos pastores, rogai por nós.

Sagrada Família, honrada pelos Magos, rogai por nós.

Sagrada Família, por Herodes perseguida, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos judeus depreciada, rogai por nós.

Sagrada Família, desejada pelos Patriarcas, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos Anjos respeitada, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de Todos os Santos, rogai por nós.

Sagrada Família, ornamento da celestial Jerusalém, esteja sempre conosco.


Sede-nos propícia, socorrei-nos em todos os perigos da alma e corpo, Vos rogamos, ouvi-nos.


Sede nosso refúgio contra os males que nos cercam, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa força nos combates e provas, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede-nos forte muro contra os ataques do inimigo de nossa salvação, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa esperança nesta vida e nosso consolo na hora da morte, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede eficaz protetora daqueles que Vos invocam com verdadeira confiança, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede medianeira dos que morrem no Senhor e Advogada dos pecadores perante o soberano Jesus, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede libertadora das Almas detidas no Purgatório e saúde dos que esperam em Vós, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre sustento dos débeis e ajuda dos imperfeitos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre protetora de nossa família e de toda a sociedade, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre espelho dos cristãos, Modelo dos Justos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre consoladora dos aflitos e refúgio de vossos devotos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre apoio e defesa dos que se tem consagrado a vosso serviço, Vos rogamos, ouvi-nos.


V. Sagrada Família, sede glorificada em todos os séculos.

R. Reinai para sempre em todos os corações.


Oração: Divino Salvador, bendigo todas as vossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos Justos e aumento de vossa família cristã, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas, com Maria e José; e reineis em todos os corações agora e sempre. Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.


JACULATÓRIAS5

Amado Jesus, Maria e José, o meu coração Vos dou e a minha alma.

Amado Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia.

Amado Jesus, Maria e José, expire em paz entre Vós a minha alma.



Jesus, Maria e José,

Salvai as nossas Famílias!


______________________

1.  Extraída da Obra intitulada “A Sagrada Família”, por um Padre Redentorista, Sexto Exercício, pp. 580-590. Tradução do Espanhol pelo Cônego Manuel Moreira Aranha Furtado de Mendonça, Estabelecimentos Benzinger & Co. S.A., Tipógrafos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln/Suíça, 1898.

2.  Oração Indulgenciada.

3.  D. Gaspar Lefebvre, O.S.B., “Missal Quotidiano e Vesperal”, “Oremus” da Missa – da Festa da Sagrada Família, p. 162. Desclée de Brouwer & Cie, Bruges (Bélgica), 1952.

4.  Indulgenciada.

5.  Indulgenciadas.



Novena em Honra da Sagrada Família. (6º Dia)


NOVENA1


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.


Ato de Contrição

Meu Senhor Jesus Cristo, Criador, Pai e Redentor meu, em quem creio e espero, e a quem amo e desejaria ter amado sempre sobre todas as coisas; pesa-me uma e mil vezes de Vos haver ofendido, por serdes Vós quem sois, bondade infinita; pesa-me também por haver merecido as terríveis penas do Purgatório, e, talvez, ai de mim, as eternas chamas do Inferno. E Vós, cheio de misericórdia, me haveis adiado o castigo. Proponho firmemente nunca mais pecar, e afastar-me das ocasiões de Vos ofender, ajudado pela Vossa divina graça. Concedei-me, ó meu Jesus, a felicidade de me confessar com as devidas disposições, para obter copiosos frutos, emendar a minha vida e perseverar em Vosso santo serviço até a morte. Eu Vo-lo peço, Senhor, pelo Vosso preciosíssimo Sangue, pelas dores de Vossa aflita Mãe e pela intercessão do glorioso Patriarca São José. Assim seja.



Oração Preparatória

para recitar todos os dias

diante da Imagem da Sagrada Família2


Ó meu amorosíssimo Jesus, que por meio de inefáveis virtudes e exemplos de Vossa vida doméstica, santificastes a Família, por Vós escolhida aqui na terra, olhai compassivo para esta família, que aqui prostrada diante de Vós, Vos pede, Lhe sejais propício. Lembrai-Vos de que é Vossa, pois que a Vós está especialmente dedicada e consagrada. Assisti-Lhe benigno, defendei-a de todos os perigos, socorrei-a em todas as necessidades e dai-Lhe a graça suficiente para perseverar constantemente na imitação da Vossa Santa Família, a fim de que servindo-Vos fielmente, e amando-Vos na terra, possa depois bendizer-Vos eternamente no Céu.

Ó Maria, minha Mãe dulcíssima, a Vossa intercessão recorremos, seguros de que o Vosso divino Filho, há de ouvir as Vossas súplicas. E Vós também, ó glorioso Patriarca São José, ajudai-nos com a Vossa poderosa intercessão, e oferecei a Jesus os nossos votos pelas mãos de Maria Santíssima. Assim seja.



Sexto Dia

MEDITAÇÃO

A Sagrada Família,

Modelo de Paz e Concórdia.


Consideremos o amor de São José, para com sua Santíssima Esposa. Era Ela a mais formosa entre todas as mulheres, a mais humilde, a mais obediente, a mais pura das almas, e a que Deus mais amou, acima de todos os homens e de todos os Anjos. Merecia, pois, que São José, que tanto amava a virtude, lhe dedicasse um amor extremo, superior a toda apreciação. A todos estes atrativos, juntemos ainda o do afeto, com que se via amado de Maria, que certissimamente queria a seu Esposo mais do que a todas as outras criaturas. Por outro lado, considerava-A como a Amada do Senhor e a escolhida dentre todas, para ser a Mãe do Seu Unigênito Filho. Fácil será de conceber qual seria, por todos estes motivos, o afeto do coração justo, generoso e agradecido de São José para com sua castíssima Esposa. Consideremos, além disso, o amor de José e de Maria ao seu Jesus. Havendo-os Deus escolhido para servirem de Pais ao Seu Unigênito, lhes havia adornado os Corações com o amor paternal o mais acrisolado, qual convinha tivessem a semelhante Filho, tão amável e que era o próprio Deus. Não foi, pois, simplesmente natural o amor de José e de Maria, como os dos outros pais; mas foi sobrenatural, por isso, que viam numa só Pessoa reunidos o seu próprio Filho e o de Deus. Sabiam ser este Menino, que sempre os acompanhava, o próprio Verbo divino, Encarnado por amor dos homens e particularmente por amor seu: que este adorável Infante por Si mesmo os havia, a eles escolhido, dentre todos os homens, para serem seus Pais e Protetores de Sua vida terrena. Avaliemos, pois, se é possível, como todas estas considerações haviam de abrasar em incêndios de amor os Corações de José e de Maria, ao verem o seu divino Mestre, servindo como operário, abrindo ou fechando a oficina, serrando madeira, manejando a plaina ou o machado, juntando os cavacos e fragmentos, varrendo a casa, e obedecendo-lhes, numa palavra, em tudo quanto Lhe mandavam, e dependendo de sua autoridade em tudo quanto fazia.

De que terníssimos afetos não se inundariam os Corações de José e de Maria, quando tinham ao colo este amabilíssimo Menino, quando lhe prodigalizavam as suas carícias, ou d’Ele as recebiam! Quando ouviam sair de Seus lábios essas palavras de vida eterna, que eram outras tantas setas ardentes de amor divino, que lhes atravessavam e incendiavam as almas: e sobretudo, quando contemplavam os sublimes exemplos de virtude, que lhes dava o Seu divino Companheiro! Entre as pessoas que se amam acontece muitas vezes, que o amor se vai entibiando, à medida que se frequentam, porque, quanto mais se tratam e comunicam, melhor manifestam umas às outras os próprios defeitos. Não era, porém, assim com José e Maria; quanto mais tratavam com Jesus melhor lhe conheciam a santidade e as perfeições: e daqui se pode avaliar o grau de amor de Jesus, a que deviam ter chegado, gozando por tantos anos de Sua Companhia e familiaridade.

O adorável Menino correspondia, por seu turno, com um amor divino àqueles que tanto O amavam. Oh! Que admirável paz, que encendrada e mútua caridade reinava entre os membros da Sagrada Família de Nazaré.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.


Oração3

Ó Senhor Jesus Cristo, que obedecendo a Maria e José, consagraste com inefáveis virtudes a vida doméstica, fazei com que nós, com a ajuda de um e outro, sejamos instruídos pelos exemplos da vossa Santa Família e consigamos alcançar a sua eterna companhia. Vós que viveis e reinas… Amém.


*Façam-se aqui, por alguns instantes, breves reflexões sobre a matéria da precedente meditação, pedindo em seguida as graças que se desejam alcançar. Em seguida, recitam-se ou cantam-se os seguintes versos:



GOZOS


CORO

Oh! Vinde, Pastorinhos,

O Rei vinde adorar,

Que lá dos Céus à terra

Acaba de baixar.


Vede, em rústico teto

Que se veio abrigar;

Tem por berço um presépio,

Por templo e por altar;

E em leito de palhinhas,

Nuzinho repousar,

Aquele, que astros mil

A seus pés vê brilhar.


Vede esse astro formoso,

Que O veio anunciar

Aos magos do Oriente,

Pra que O fossem buscar,

E ante o Rei de Judá

Humildes se prostrar,

De incenso, ouro e mirra

Trino dom Lhe ofertar.


Sem ricas oferendas

Não temais lá chegar,

Que é grato o Deus Menino,

A quem fé Lhe prestar;

Até do campo as florinhas

Tem por certo agradar,

A Quem com seu sorriso

As faz desabrochar.


A Mãe nos ternos braços

O está a acalentar,

E quer adormecê-lO

Com seu doce cantar,

E um Anjo lhe responde

Em tom de acompanhar,

Honra a Deus nas alturas,

Paz veio aos homens dar.”


Vede esbelto mancebo

Humilde ajoelhar,

Que as águas do Jordão

Fora puras libar;

E Jesus que o contempla

Com meigo doce olhar;

E um alvo cordeirinho

Ali perto a balar…


Coração, alma e vida

Lhe vamos ofertar;

Que o Deus, pobre e menino

Quer-nos, meigo, abraçar;

E seus bracinhos ergue,

Como pra nos chamar;

Vinde, vinde, repete

Com terno bracejar.


Oração Jaculatória: Doce Coração de Jesus, sede a minha salvação.4

Obséquio: Por amor da Sagrada Família não direi hoje de ninguém coisa, que na sua presença não pudesse dizer, procurando observar sempre esta regra para o futuro, em meu procedimento com o próximo.


ORAÇÃO

Amado Jesus meu, que para expiar as minhas desobediências, quisestes humilhar-Vos até Vos sujeitardes a obedecer a um homem, concedei-me, pelos merecimentos desta obediência e submissão, prestada a São José, a graça de sempre ser no futuro obediente e sujeito a vossa Santíssima Vontade: e pelo amor que Lhe tivestes, e pelo que ele Vos consagrou, abrasai a minha alma num ardente amor para conVosco, ó Bondade infinita, sumamente digna dos afetos de todos os corações. Esquecei, Senhor, todas as iniquidades, que contra Vós tenho praticado e usai de misericórdia comigo. Amo-Vos, ó meu Jesus, meu amor e meu Deus, e quero amar-Vos sempre, por toda a eternidade. E Vós, ó gloriosíssima Virgem Maria, pelo amor de São José para convosco, tomai-me debaixo da Vossa proteção, e suplicai ao vosso Santíssimo Esposo, que me aceite por seu servo.

Suplico-Vos também, ó glorioso São José, por esse paternal Coração, de que Deus vos dotou para com Seu Filho, e pelo Coração deste Filho para convosco, que vos interesseis especialmente na santificação da minha alma. Fazei-me humilde, dai-me espírito de oração, e enchei o meu coração do amor mais generoso para com Jesus e Maria, para que, imitando as vossas virtudes, cá na terra, possa chegar um dia a possuir, a felicidade dos Bem-aventurados lá no Céu. Amém.


EXEMPLO

A Venerável sóror Margarida, religiosa carmelita, alimentava uma devoção tão viva, terna e constante, para com a Sagrada Família, que por Sua intercessão obteve de Deus a graça de ser purificada de toda a mancha de pecado. Em ação de graças, por tão insigne favor, fez a Venerável, quanto pôde para inspirar a todos aqueles, sobre quem exercia alguma influência, a mesma confiança e devoção terna. Não se deixou, porém, a Sagrada Família vencer em generosidade, e a serva de Deus teve a dita de ser visitada por São José, acompanhado de Jesus e de Maria, nos últimos momentos da sua vida, em recompensa do seu zelo. A sua morte foi a mais doce e consoladora que se pode imaginar. Referem os seus biógrafos que, havendo-se-lhe extraído, depois da morte, o coração, se lhe encontraram gravados os Santíssimos nomes de Jesus, Maria e José.



Ladainha em Honra da Sagrada Família


Jesus, Salvador do mundo, tende piedade de nós.

Jesus, filho de Maria e irmão nosso, tende piedade de nós.

Jesus, tesouro e delícia da Sagrada Família, tende piedade de nós.


Santa Maria, Rainha dos céus, rogai por nós.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa doce Mãe, rogai por nós.

Santa Maria, ornamento e alegria da Sagrada Família, rogai por nós.

São José, pai legítimo de Jesus, rogai por nós.

São José, casto esposo de Maria, rogai por nós.

São José, guia e amparo da Sagrada Família, rogai por nós.


Sagrada Família, que debaixo da proteção nos temos consagrado a Deus, rogai por nós.

Sagrada Família, que temos tomado por modelo, rogai por nós.

Sagrada Família, predileta do Pai celestial, rogai por nós.

Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo, rogai por nós.

Sagrada Família, santificada pela presença do Filho de Deus, rogai por nós.

Sagrada família, terror do Inferno, rogai por nós.

Sagrada Família, asilo de todas as virtudes, rogai por nós.

Sagrada família, Santuário da divina Trindade, rogai por nós.

Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus Vivo, rogai por nós.

Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra, rogai por nós.

Sagrada Família, pobre e laboriosa, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de paciência e resignação, rogai por nós.

Sagrada Família, alegria nas tribulações, rogai por nós.

Sagrada Família, venerada pelos pastores, rogai por nós.

Sagrada Família, honrada pelos Magos, rogai por nós.

Sagrada Família, por Herodes perseguida, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos judeus depreciada, rogai por nós.

Sagrada Família, desejada pelos Patriarcas, rogai por nós.

Sagrada Família, pelos Anjos respeitada, rogai por nós.

Sagrada Família, Modelo de Todos os Santos, rogai por nós.

Sagrada Família, ornamento da celestial Jerusalém, esteja sempre conosco.


Sede-nos propícia, socorrei-nos em todos os perigos da alma e corpo, Vos rogamos, ouvi-nos.


Sede nosso refúgio contra os males que nos cercam, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa força nos combates e provas, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede-nos forte muro contra os ataques do inimigo de nossa salvação, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede nossa esperança nesta vida e nosso consolo na hora da morte, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede eficaz protetora daqueles que Vos invocam com verdadeira confiança, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede medianeira dos que morrem no Senhor e Advogada dos pecadores perante o soberano Jesus, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede libertadora das Almas detidas no Purgatório e saúde dos que esperam em Vós, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre sustento dos débeis e ajuda dos imperfeitos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre protetora de nossa família e de toda a sociedade, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre espelho dos cristãos, Modelo dos Justos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre consoladora dos aflitos e refúgio de vossos devotos, Vos rogamos, ouvi-nos.

Sede sempre apoio e defesa dos que se tem consagrado a vosso serviço, Vos rogamos, ouvi-nos.


V. Sagrada Família, sede glorificada em todos os séculos.

R. Reinai para sempre em todos os corações.


Oração: Divino Salvador, bendigo todas vossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos Justos e aumento de vossa família cristã, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas, com Maria e José; e reineis em todos os corações agora e sempre. Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.


JACULATÓRIAS5

Amado Jesus, Maria e José, o meu coração Vos dou e a minha alma.

Amado Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia.

Amado Jesus, Maria e José, expire em paz entre Vós a minha alma.



Jesus, Maria e José,

Salvai as nossas Famílias!


__________________________

1.  Extraída da Obra intitulada “A Sagrada Família”, por um Padre Redentorista, Sexto Exercício, pp. 568-580. Tradução do Espanhol pelo Cônego Manuel Moreira Aranha Furtado de Mendonça, Estabelecimentos Benzinger & Co. S.A., Tipógrafos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln/Suíça, 1898.

2.  Oração Indulgenciada.

3.  D. Gaspar Lefebvre, O.S.B., “Missal Quotidiano e Vesperal”, “Oremus” da Missa – da Festa da Sagrada Família, p. 162. Desclée de Brouwer & Cie, Bruges (Bélgica), 1952.

4.  Indulgenciada.

5.  Indulgenciadas.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...