Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 19 de abril de 2020

A Necessidade da Imitação das Virtudes da Virgem Maria, para se Conseguir o Fim Último.


María.1 Busca la vida, y la hallarás. Yo soy la Madre de la Vida, porque concebí a aquel Señor que dió la suya por todos los hombres muertos en Adán.

¿De qué te aprovechará la vida del cuerpo, que acarrea la muerte? La del alma, hijo mío, que es una sola, y preciosa, y perdurable, debes diligentemente procurar. La gracia divina es la vida del espíritu; sin ella desfallece y muere. Imita las virtudes con que adornó mi alma la divina gracia, de la cual me saludó llena el Arcángel San Gabriel, para ser digna Madre del Dios Omnipotente.

En verdad que el ejemplo de mi divino Hijo debiera bastarte a ir en su seguimiento; mas Yo, que soy Madre de los cristianos, soy asimismo su dechado y ejemplar.

Hijo mío, no dudes de mi protección si trabajas por imitarme. Quien rehusa seguir mis huellas, vanamente se cree devoto mío.

En ninguna manera puede agradarme la oración en un alma desnuda de mis virtudes.

Ten por cierto que todo lo puedo con Dios, porque estoy sentada en los cielos a la diestra de mi Hijo. Pero me desagradan y no puedo interceder por los que se llaman mis devotos y, con todo, se niegan a imitarme.

¡Cuántos se engañan contando con mi protección sólo por rezarme el Rosario u otras pías oraciones, mas sin procurar seguirme ni de lejos! Hastío me dan los gemidos de los que me invoquen los que no se desvían de la senda de los pecadores.

Hijo mío, imita a tu Madre. Las virtudes de mi Hijo se reflejan en mí maravillosamente como los rayos del sol en el cristal.

Escucha mi voz, y no declines de los consejos de tu Madre. Y rebosará en consuelos tu corazón y tu espíritu se regocijará en el tesoro de mis virtudes, y Yo seré tu Madre. Imítame a Mí.


Para Refletir

Parecem um pouco rigorosas as palavras acima, talvez para nós pobres e miseráveis pecadores, mas não para o Céu. Ouçamos então, o que diz essa autorizada voz veneranda:

► “Quem quisesse implorar à Virgem a cessação dos flagelos, sem um sério propósito de reforma de vida privada e pública, estaria pedindo simplesmente, a impunidade da culpa, o direito de regular a própria conduta não com a Lei de Deus, mas com as paixões desenfreadas. Tal súplica seria a negação e o contrário da súplica cristã, seria uma injustiça a Deus, uma provocação à Sua justa cólera, um obstinar-se no pecado, que é o único e verdadeiro mal do mundo”.2

E finalizemos essa reflexão, com esses questionantes pensamentos:

► “Se, sobretudo, quiséssemos conversar intimamente convosco, ó Mãe Castíssima, ó Mãe Imaculada, que lições de pureza nos darias... Conversam cordialmente convosco essas almas, talvez boas no fundo, mas sem energia contra as Modas absurdas, que podem apresentar-se a Vós, ó Puríssima, sem envergonhar-se de seus trajes imodestos?”3


Ato de Obséquio e Consagração
A MARIA IMACULADA,
para Obter sua Proteção
no Exercício das Santas Virtudes,
e, Especialmente da Castidade.4

I. Venero-Vos de todo o coração, ó Virgem Santíssima, a Vós que sois colocada acima de todos os Anjos e Santos do Paraíso, como Filha do Eterno Pai, e Vos consagro minha alma com todas suas potências. Ave Maria…

II. Venero-Vos de todo o coração, ó Virgem Santíssima, a Vós que sois colocada acima de todos os Anjos e Santos do Paraíso, como Mãe do Unigênito Filho, e consagro-Vos o meu corpo com todos os seus sentidos. Ave Maria…

III. Venero-Vos de todo o coração, ó Virgem Santíssima, a Vós que sois colocada acima de todos os Anjos e Santos do Paraíso, como Esposa dileta do Espírito Divino, e consagro-Vos o meu coração, com todos os seus afetos, suplicando-Vos que me obtenhais da Santíssima Trindade, todos os meios de me salvar. Ave Maria...


______________________________
1De La Imitación de La Bienaventurada Virgen María Nuestra Señora, por un Monje Premonstratense, Cap. I, pp. 171-173. Apostolado de La Prensa, Madrid, 1926.
2S.S. o Papa Pio XII, “Homilia” de 13 de Junho de 1944, na Igreja de Santo Inácio.
3Rev. Pe. Carlos Suavé, S.S., “S. Bernadita y la Intimidad de Lourdes – Elevaciones Dogmáticas”, Cap. II, 19ª Elevación, Ponto II, 3.
4São João Bosco, “A Jovem Instruída na Prática de seus Deveres, nos Exercícios da Piedade Cristã e na Recitação do Ofício da Santíssima Virgem”, 2ª Parte, pp. 180-181. Escola Tipográfica Salesiana, Niterói/RJ, 1918.

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...