Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 25 de setembro de 2021

NOVENA EM HONRA DE SÂO FRANCISCO DE ASSIS. (1º Dia)


ORAÇÕES1

para todos os dias da Novena


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Preparatória


Ó Deus, que nos destes, no vosso grande servo São Francisco, um modelo sublime da imitação de Cristo, dai-me a graça de meditar, com o coração devoto e dócil, as suas excelsas virtudes, para que, movido pelo seu exemplo e ajudado pela vossa divina graça, comece seriamente a emendar a minha vida, fugir do pecado, praticar a virtude, e aspirar, decidida e constantemente, à perfeição cristã, a fim de que, sendo imitador de São Francisco aqui na terra, mereça ser, um dia, admitido à participação de sua glória no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Oração a São Francisco2


Glorioso Patriarca São Francisco, a quem o Senhor, por um prodígio de graças, se dignou tornar, desde o berço até à morte, uma viva imagem Sua, vós, que a Ele consagrastes todo o vosso coração e todo o vosso ser, e protestáveis desejar fazer por Ele, mediante o seu divino auxílio, obras cada vez maiores, dignai-vos, ó grande Patriarca dos pobres, lá dos Céus onde estais, lançar sobre nós a vossa bênção. Por aquele divino amor, que tanto vos abrasava, pelo qual pedíeis a Deus a graça de morrer por seu amor, como Ele tinha morrido pelo vosso, e pelo qual vos imprimiu as Suas cinco Chagas, lembrai-vos de nós. Rogai, ó grande Santo, pela Santa Igreja, da qual o Senhor vos quis fazer forte e inabalável coluna. Rogai à Virgem Santíssima da Conceição, à doce e excelsa Maria, poderosa protetora das Vossas três Ordens, que proteja o Sumo Pontífice, Chefe visível da Igreja, e alcance que essa Igreja triunfe sobre seus inimigos e, reunindo em seu seio os seus filhos, chame também a si todos aqueles que dela se acham extraviados; e igualmente os que ainda jazem nas trevas do paganismo, para que todos juntos cantemos no Céu eternamente as misericórdias do Senhor. Amém.


PRIMEIRO DIA


São Francisco,

Imagem Fiel de Jesus Cristo.


1ª Meditação. Em toda a vida de São Francisco nota-se uma semelhança admirável com a vida do Salvador.


Deus mesmo parecia dirigir São Francisco e as circunstâncias de sua vida, de tal forma que ele em tudo se tornasse uma imagem e cópia fiel do Crucificado.


Como seu divino Mestre, também São Francisco quis renunciar a todas as coisas, sacrificar tudo pelo amor do Pai Eterno e por amor das almas imortais. Podendo dispôr de grandes bens de fortuna, desprezou-os, para viver na mais completa pobreza, segundo Aquele que, “sendo rico, se fez pobre, por nosso amor”.3


Podendo facilmente conseguir as honras e os louvores deste mundo, São Francisco rejeitou-os, escolhendo para si e seus filhos o estado da humildade e obediência, por amor d’Aquele que, sendo Deus todo poderoso, “a si mesmo se aniquilou por nosso amor – como diz São Paulo Apóstolo – tomando a natureza do servo, fazendo-se semelhante aos homens, e que segundo o mesmo Apóstolo, se humilhou, feito obediente até à morte e à morte de Cruz”.4


E, tendo São Francisco os meios de gozar os prazeres e divertimentos mundanos, calcou-os aos pés, preferindo, por amor do Crucificado, seguir o caminho da penitência e da Cruz. Enfim, como Jesus morreu pobre e despido, no duro madeiro da Cruz, assim também quis São Francisco morrer, despido de tudo, no duro chão, para se tornar ainda na morte semelhante ao Salvador, e subir, como Ele, desembaraçado de tudo, à mansão celeste.


Deus mesmo aperfeiçoou e completou esta imagem do seu divino Filho em São Francisco, imprimindo-lhe, com um milagre inaudito, as Cinco Chagas do Salvador, para que, como a alma, assim também o corpo do seu grande servo fosse uma imagem fiel e uma perfeita cópia de Jesus Crucificado.


2ª Meditação. Eis aí o nosso modelo: São Francisco, imagem fiel de Jesus Cristo, imitador fervoroso do divino Mestre. Eis o caminho que nós também devemos seguir, a fim de alcançarmos o nosso destino eterno: o caminho da imitação de Cristo. “Eu sou – diz o divino Salvador – o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem a Pai, senão por mim”.5 Devemos, pois, ir ao Pai, por Jesus Cristo, devemos seguir o caminho, que Jesus nos traçou com seu sublime exemplo, devemos viver a vida de Cristo, sendo, por assim dizer, outros Cristos, como o exige o nosso nome de cristãos, pois só assim chegaremos ao nosso destino. E quanto mais nos tornarmos semelhantes a Jesus, mais segura será também a nossa esperança da eterna salvação; pois “os que Ele conheceu na sua presciência – diz São Paulo Apóstolo – também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho”.6


Como temos nós até hoje seguido a Jesus Cristo Nosso Senhor? Qual é a nossa conformidade e semelhança com Ele? Renunciamos também, como São Francisco, ao mundo, com seus bens e honras e prazeres? Não amamos, porventura, desordenadamente, essas coisas transitórias? Não nos apegamos a elas com o coração? Pois, se o fazemos, estamos ainda longe da imitação de Cristo e não podemos agradar a Deus nem salvar a nossa alma. “Não ameis o mundo – diz o Espírito Santo – nem o que há no mundo! Se alguém ama o mundo, não há nele o amor do Pai; porque tudo o que há no mundo é concupiscência dos olhos e concupiscência da carne e soberba da vida”.7


Renunciemos, pois, ao mundo, desprezemos os seus convites e maus exemplos, para ouvirmos unicamente a voz do divino Salvador que nos chama à sua imitação, e nos convida a seguirmos as suas pegadas! Animemo-nos, com o exemplo do grande Patriarca São Francisco, a calcar aos pés os bens passageiros do mundo, imitando, cada vez mais, a vida e as virtudes do divino Mestre.


Imitação de Cristo, seja essa a nossa divisa neste mundo: viver a vida de Cristo em nossos pensamentos e afetos e desejos, em nossas palavras e nossas ações: seja essa toda a nossa preocupação! Assim também nós, como São Francisco, nos tornaremos semelhantes a Jesus, conformes ao Filho de Deus, em nossa vida e um dia também na eterna glória.


Oração


Ó Deus, que por infinita misericórdia me chamastes para vosso serviço e para a imitação de vosso divino Filho, e que quereis que os vossos escolhidos sejam, já nesta vida, conformes a Ele, perdoai, que até agora tenha sido tão surdo ao vosso apelo, tão tardo e tíbio na imitação de Cristo. Reconheço e detesto a minha tibieza, e firmemente proponho, com a vossa graça, seguir sempre a Jesus, caminhando por suas pegadas, e vivendo a sua vida, para que, tornando-me imagem de vosso divino Filho na terra, possa chegar também à perfeita união com Ele no Céu.


E vós, glorioso São Francisco, imagem fiel de Jesus, pela vossa santíssima vida, e pelas Cinco Chagas que o Altíssimo se dignou imprimir no vosso corpo mortal, olhai benigno para o pobre pecador, que humilde implora a vossa proteção. Ajudai-me, grande amigo de Deus, a que também eu principie a ser, como vós, imitador e imagem de Jesus Cristo, tornando-me dia a dia mais conforme a Ele, e mereça ser do feliz número dos escolhidos. Assim seja.


*Rezar 5 Pai Nossos, Ave Marias e Glória ao Pai, em honra das Cinco Chagas de São Francisco de Assis.



Ladainha de São Francisco de Assis

(Para uso Privado)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Virgem imaculada, rogai por nós.

São Francisco Seráfico, rogai por nós.

São Francisco, pai sapientíssimo, rogai por nós.

São Francisco, pai dos pobres, rogai por nós.

São Francisco, que desprezastes o mundo, rogai por nós.

São Francisco, espelho da penitência, rogai por nós.

São Francisco, vencedor dos vícios, rogai por nós.

São Francisco, zeloso imitador de Cristo, rogai por nós.

São Francisco, com as Chagas de Jesus adornado, rogai por nós.

São Francisco, amante da pobreza, rogai por nós.

São Francisco, mestre da obediência, rogai por nós.

São Francisco, espelho puríssimo da castidade, rogai por nós.

São Francisco, norma da humildade, rogai por nós.

São Francisco, pai rico de graças, rogai por nós.

São Francisco, caminho dos que erram, rogai por nós.

São Francisco, auxílio dos enfermos, rogai por nós.

São Francisco, coluna da Igreja, rogai por nós.

São Francisco, protetor da fé, rogai por nós.

São Francisco, herói valente de Cristo, rogai por nós.

São Francisco, baluarte dos que pelejam, rogai por nós.

São Francisco, escudo inexpugnável, rogai por nós.

São Francisco, martelo dos hereges, rogai por nós.

São Francisco, apóstolo dos infiéis, rogai por nós.

São Francisco, sustentáculo dos fracos, rogai por nós.

São Francisco, ressuscitador dos mortos, rogai por nós.

São Francisco, saúde dos leprosos, rogai por nós.

São Francisco, seráfico do mais ardente amor, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


V. Rogai por nós, São Francisco de Assis.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Deus onipotente, cuja providência governa tudo, ouvi a oração de vossos servos e fazei com que, celebrando devotamente a memória do glorioso confessor vosso, sejamos dignos de contemplar a glória do vosso Filho Unigênito, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração de São Francisco,

para obter o perfeito amor.


Santíssimo Senhor Jesus Cristo, instantemente Vos peço, que a ardente e suave força de vosso Amor, demova o meu coração de todo o afeto das coisas que estão abaixo do Céu; a fim de que, eu deseje morrer por amor de Vós, como Vós, Vos dignastes morrer por meu amor. Amém.


__________________

1.  “Novena em Honra de São Francisco de Assis”, por Fr. Júlio Janssen, O.F.M., pp. 14-23 e 87-89. 5ª Edição, Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 1935.

2.  Indulgenciada.

3.  II Cor. 8, 9.

4.  Filip. 2, 7-8.

5.  Jo. 14, 6.

6.  Rom. 8, 29.

7.  I Jo. 2, 15-16.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...