Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 12 de novembro de 2023

NOVENA A NOSSA SENHORA, MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA. 4º DIA.


NOVENA


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

V. Mãe da Divina Providência.

R. Rogai por nós.



Oração a Nossa Senhora da Divina Providência1


IMPRIMATUR:

In Curia Archiep., Mediolani, die 17 Junii 1910.

Can. Joannes Rossi, Vic. Gen.


Oremos:2 Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência, sustentai a minha alma com a plenitude da vossa graça, governai a minha vida e dirigi-me nas veredas das virtudes até o cumprimento perfeito da Divina Vontade. Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu refúgio, a minha proteção, defesa e guia na peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição, sustentai-me no perigo, sede-me seguro asilo nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria, a renovação interna do coração, para que se torne morada santa do vosso Divino Filho, Jesus; afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado, toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho, a vanglória, o amor-próprio e todas as afeições terrenas que forem obstáculo à eficácia da vossa proteção. Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim e se, por fraqueza ou por malícia atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz ou contristei o Coração Sagrado do meu amável Jesus, cobri-me com o manto da vossa proteção e serei salvo. Vós sois a Mãe da prudência, a Virgem do perdão; Vós sois a minha esperança sobre esta terra; fazei que possa saudar-Vos no Céu como Mãe da glória. Assim seja. (3 Ave Marias)



4º Dia


A Perfeição não consiste

em conhecer a ordem de Deus,

mas em se lhe submeter”.3


A ordem de Deus, o beneplácito de Deus, a vontade de Deus, a ação de Deus, a graça, tudo isso é uma e mesma coisa nesta vida. É Seus agindo para tornar a alma semelhante a Si. A perfeição não é mais do que a cooperação fiel da alma nesse trabalho de Deus. Esse termo se produz em nossas almas, cresce, aumenta, e se consuma secretamente e sem que o percebam.

A teologia está cheia de concepções e expressões que explicam as maravilhas desse termo em cada alma, em toda a sua extensão. É possível conhecer toda essa especulação, falar admiravelmente a tal respeito, escrever, instruir, dirigir as almas; mas, possuindo tal especulação apenas no espírito, permanece-se em relação às almas que recebem o termo da ordem de Deus e de Sua divina vontade, sem saber toda a teoria, sem conhecer todas as partes, e sem poder falar. Digo que é como um médico doente em relação às pessoas simples de perfeita saúde.

A ordem de Deus, Sua divina vontade recebida com simplicidade por uma alma fiel, opera o termo divino sem que ela o conheça, assim como um remédio tomado com submissão opera a saúde em um doente que não sabe nem precisa saber de medicina. É o fogo que aquece e não a filosofia ou o conhecimento desse elemento e de seus efeitos. (Assim) É também a ordem de Deus, a Sua vontade, que opera a santidade em nossas almas, e não a curiosa especulação desse princípio e desse termo. Quando se tem sede, é preciso deixar os livros que explicam as coisas e beber. A curiosidade de saber só poderá causar mais sede. Assim, quando se tem sede de santidade, a curiosidade de saber só servirá para afastá-la. É preciso deixar a especulação, e beber com simplicidade tudo quanto a ordem de Deus apresenta em ações e em sofrimentos. O que nos acontece a cada momento, por ordem de Deus, é o mais santo, o melhor e o mais divino para nós.



1ª Oração4


Nós merecemos com justiça o nome de pecadores, mas Vós, ó Virgem Maria, mereceis o glorioso título de Refúgio dos pecadores, dado pela Igreja. Sendo Mãe de Nosso Divino Salvador, Vos tornastes, ao mesmo tempo, Mãe de misericórdia e Rainha poderosa do Céu e da terra, com desejo e poder de socorrer a todos os que a Vós recorrem.

Nós Vos rogamos, ó Mãe bondosíssima, vinde em nosso auxílio; reconhecemo-nos, pois, pecadores, na amargura do nosso coração. Obtende-nos a dor e o perdão dos nossos pecados pelos quais Deus nos castiga justamente, assim como a graça de chorá-los sempre e de nunca mais cometê-los. Assim seja.

Ave Maria…

V. Refúgio dos pecadores.

R. Rogai por nós.



2ª Oração


Quem, senão Vós, poderá jamais na tristeza consolar-nos, ó Virgem amantíssima, proclamada Consoladora dos aflitos pela Igreja? Consolou os nossos primeiros pais a promessa do vosso nascimento; consolastes ao mundo dando-lhe o grande Reparador de nossos males e fostes, em todo o tempo, a Consoladora daqueles que, com fé, recorreram a Vós.

Sede também nossa consoladora, ó poderosíssima Advogada; nós vô-lo rogamos. Gemendo sob o peso de nossas aflições, por Vós suspiramos; obtende-nos do Pai das misericórdias e Deus de toda consolação o socorro necessário em todas as nossas misérias e tribulações. Assim seja.

Ave Maria…

V. Consoladora dos aflitos.

R. Rogai por nós.



3ª Oração


Ó Virgem Imaculada, destinada por Deus para serdes o socorro do povo cristão em suas necessidades, a Vós recorrem os doentes em suas enfermidades, os pobres em suas indigências, os aflitos em suas adversidades, os marinheiros nas tempestades, os soldados nas batalhas, os agonizantes no momento da morte, e todos obtém de vosso Coração materno auxílio e conforto!

Também nós colocamo-nos sob a vossa proteção, ó Mãe da Divina Providência, e cheios de confiança em vossa inefável bondade suplicamo-Vos queirais atender às orações que Vos dirigimos. Livrai-nos de todos os perigos e males, obtende-nos as graças de que precisamos e conduzi-nos felizmente ao porto desejado da eterna salvação. Assim seja.

Ave Maria…

R. Socorro dos cristãos.

R. Rogai por nós.



LEMBRAI-VOS

a Nossa Senhora da Providência


IMPRIMATUR:

Tornaci, 31 Julii 1939.

J. Lecouvet, Vic. Gen.


Lembrai-Vos, ó boa e piedosa Virgem Maria, que nos fostes dada para ser nosso amparo e providência. Cheios de confiança em vossa bondade, chamamo-Vos em nosso auxílio, vinde assistir-nos. Confiamo-Vos nossas tribulações e necessidades, vinde aliviá-las; nossos projetos e trabalhos, vinde abençoá-los. Vós, que podeis tudo obter, Ó Nossa Senhora da Providência, socorrei-nos, protegei a Santa Igreja, a Pátria, todos os que em Vós confiam, aqueles mesmos que não sabem mais Vos implorar. Abri-nos o vosso Coração, este Coração tão bondoso, confidente de tantas dores; e, porque Vós sois Mãe, ó Nossa Senhora da Providência, dignai-Vos ouvir nossas preces e atendê-las. Amém.

Ave Maria...



Ladainha

de Nossa Senhora

da Divina Providência.5


(Estas Ladainhas foram compostas em 1871

por uma Religiosa do Convento de Roule, em Paris,

e aprovadas pelo Cardeal Arcebispo Guibert).


Eterno Pai, que sois nosso Pai, tende compaixão de nós.

Jesus, Salvador das almas, tende compaixão de nós.

Espírito Santo Consolador, tende compaixão de nós.

Santíssima Trindade, Providência divina, tende compaixão de nós.


Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe da graça e da misericórdia, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe admirável, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Estrela do mar, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Torre de Davi, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Salvação dos pecadores, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Porta do Céu, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nosso Refúgio, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Força, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Esperança, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Mãe, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Nós Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, que defendais de todo o mal esta família que se prostra diante de Vós e, pela vossa misericórdia, livrai-a dos seus inimigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Oremos: Ó Deus, cuja Providência não se engana na ordem de seus desígnios, suplicamo-Vos, por intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, que afasteis de nós tudo o que nos for nocivo, concedendo-nos ao mesmo tempo tudo quanto nos possa ser proveitoso. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


*Ou reza-se a Ladainha Lauretana.



Ladainha de Nossa Senhora

(Atualizada)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja,*6 rogai por nós.

Mãe de misericórdia,*7 rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe da esperança,* rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe intacta, rogai por nós.

Mãe amável, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de justiça, rogai por nós.

Sede de sabedoria, rogai por nós.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Conforto dos migrantes,* rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos anjos, rogai por nós.

Rainha dos patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos profetas, rogai por nós.

Rainha dos apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos mártires, rogai por nós.

Rainha dos confessores, rogai por nós.

Rainha das virgens, rogai por nós.

Rainha de todos os santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.

Rainha elevada ao céu, rogai por nós.

Rainha do sacratíssimo rosário, rogai por nós.

Rainha da família,*8 rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


MATER DIVINAE PROVIDENTIAE,

ORA PRO NOBIS.


______________________________

1.  Oração indulgenciada. Leão XIII, 27 de Fevereiro de 1886.

2.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 49-50.

3.  Rev. Pe. De Caussade, S.J., “O Abandono à Providência Divina”, Cap. IV, pp. 22-23. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1956.

4.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Estatutos e Orações, Novena, p. 51. Ereta na Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência, dos Padres Barnabitas, Catete, Rio de Janeiro/RJ, 1957.

5.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 57-59.


NOVENA A NOSSA SENHORA, MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA. 3º DIA.


NOVENA


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

V. Mãe da Divina Providência.

R. Rogai por nós.



Oração a Nossa Senhora da Divina Providência1


IMPRIMATUR:

In Curia Archiep., Mediolani, die 17 Junii 1910.

Can. Joannes Rossi, Vic. Gen.


Oremos:2 Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência, sustentai a minha alma com a plenitude da vossa graça, governai a minha vida e dirigi-me nas veredas das virtudes até o cumprimento perfeito da Divina Vontade. Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu refúgio, a minha proteção, defesa e guia na peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição, sustentai-me no perigo, sede-me seguro asilo nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria, a renovação interna do coração, para que se torne morada santa do vosso Divino Filho, Jesus; afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado, toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho, a vanglória, o amor-próprio e todas as afeições terrenas que forem obstáculo à eficácia da vossa proteção. Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim e se, por fraqueza ou por malícia atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz ou contristei o Coração Sagrado do meu amável Jesus, cobri-me com o manto da vossa proteção e serei salvo. Vós sois a Mãe da prudência, a Virgem do perdão; Vós sois a minha esperança sobre esta terra; fazei que possa saudar-Vos no Céu como Mãe da glória. Assim seja. (3 Ave Marias)



3º Dia


Como a Santidade se tornaria mais fácil,

considerada desse ponto de vista”.3


Se a obra de nossa santificação nos oferece dificuldades tão insuperáveis na aparência, é porque não sabemos apreciá-la com clareza. Na realidade, a santidade consiste exclusivamente na fidelidade à ordem de Deus. Ora, tal fidelidade está igualmente ao alcance de todos, seja na prática ativa, seja no exercício passivo.

A prática ativa da fidelidade, consiste no cumprimento dos deveres que nos são impostos, quer pelas leis gerais de Deus e da Igreja, quer pelo estado particular que abraçamos. O exercício passivo, consiste na amorosa aceitação de tudo quanto Deus nos envia a cada instante.

Qual dessas duas partes da santidade está acima de nossas forças? Não é a fidelidade ativa, pois os deveres que nos impõe deixam de ser deveres quando sua realização está realmente acima de nossas forças. Não vos permite o estado de saúde ouvir Missa? Já não estais obrigado a ouvi-la. Assim acontece com todos os deveres positivos, isto é, com todos aqueles que prescrevem atos a realizar. Somente os que nos proíbem fazer coisas más em si mesmas não padecem exceção alguma, pois nunca seria permitido fazer o mal.

Haverá, portanto, coisa mais fácil e mais razoável?… Que escusa alegar?… Eis, no entanto, tudo o que Deus exige da alma na obra de sua santificação. Exige de grandes e de pequenos, de sãos e de enfermos: em uma palavra, de todos, em todo tempo e em todo lugar. Portanto, é verdade que Ele só exige de nós o suave e fácil, pois basta possuir base tão simples para alcançar uma eminente santidade.

Se, além dos Mandamentos, mostra-nos os Conselhos como objetivo mais perfeito a atingir, tem sempre o cuidado de adaptar sua prática à nossa posição e caráter. Ele nos dá, como sinal mais importante de nossa vocação para segui-Lo, os atrativos da graça que nos facilitam tal prática. Impulsiona a cada um apenas na medida de suas forças e no sentido de suas aptidões. Uma vez ainda, que se poderia imaginar de mais equitativo?

Ó vós, todos que tendeis à perfeição e vos achais tentados a desanimar diante do que ledes nas vidas dos Santos e do que prescrevem certos livros de piedade; ó vós, que vos oprimis a vós mesmos com as ideias terríveis que formais a respeito da perfeição; é para a vossa consolação que Deus quer que eu escreva isto.

Aprendei o que pareceis ignorar.

Esse Deus de bondade tornou fáceis todas as coisas necessárias e comuns na ordem natural, como o ar, a água e a terra. Nada mais necessário que a respiração, o sono, o alimento; mas também nada mais fácil. Não menos necessários são o amor e a fidelidade na ordem sobrenatural; portanto, a dificuldade em adquiri-los não deve ser tão grande quanto se imagina. Considerai a vossa vida: de que se compõe? De uma multidão de ações de pouquíssimas consequências; Deus quer satisfazer-se com elas. É a parte devida pela alma na obra da perfeição. Ele mesmo se explica com excessiva clareza para que não possa haver alguma dúvida: “Temei a Deus e observai os seus Mandamentos, pois nisso está contido todo o ser do homem”.4 Isto é, eis tudo quanto o homem deve fazer de sua parte, eis em que consiste a sua fidelidade ativa. Cumpra a sua parte, Deus fará o resto. A graça, reservando-O só para Si, operará maravilhas que ultrapassam toda inteligência humana. Pois nem o ouvido ouviu, nem o olho viu, nem o coração sentiu o que Deus concebe em Sua mente, resolve em Sua vontade, executa com poder, nas almas que se abandonam a Ele.

A parte passiva da santidade é também muito fácil, pois consiste apenas em aceitar o que as mais das vezes não seria possível afastar, e em sofrer com amor, isto é, com consolação e suavidade, o que muitas vezes se sofre com tédio e impaciência.

Ainda uma vez, eis a santidade completa. Eis o grão de mostarda cujos frutos não são recolhidos, por não se saber reconhecê-los em sua pequenez. Eis a dracma evangélica, o tesouro que não se acha, por supô-lo afastado demais para ser procurado.

Não me pergunteis qual o segredo para achar esse tesouro. Não há segredo. Esse tesouro encontra-se por toda parte, é oferecido a todos, em todo tempo, em todo lugar. As criaturas amigas e inimigas o derramam a mãos cheias e o fazem correr por todas as faculdades de nossos corpos e de nossas almas, até o íntimo de nossos corações. Abramos a boca, e será cheia. A ação divina inunda o universo; penetra todas as criaturas, flutua acima delas; por toda parte onde estão, está também; ultrapassa-as, acompanha-as, segue-as; basta que nos deixemos levar por suas ondas.

Aprouve a Deus que os reis e seus ministros, os Príncipes da Igreja e do mundo, os Sacerdotes, os soldados, os burgueses, os trabalhadores, em uma palavra, todos os homens, soubessem bem quanto lhes seria fácil chegar a uma eminente santidade! Trata-se apenas de cumprir os deveres do Cristianismo e de seu estado, abraçar com submissão as cruzes que lhes estão ligadas, e submeter-se com fé e amor à ordem da Providência, em relação a tudo quanto se apresenta para fazer e sofrer incessantemente, sem que o procurem. Eis a espiritualidade que santificou os Patriarcas e os Profetas antes que se tivesse estabelecido tantas formas e houvesse tanto mestres. Eis a espiritualidade de todas as idades e de os estados, que decerto não podem ser santificados de maneira mais elevada, mais extraordinária, mais suave, senão pelo simples uso do que Deus, soberano diretor das almas, lhes dá a cada momento para fazer ou sofrer.



1ª Oração5


Nós merecemos com justiça o nome de pecadores, mas Vós, ó Virgem Maria, mereceis o glorioso título de Refúgio dos pecadores, dado pela Igreja. Sendo Mãe de Nosso Divino Salvador, Vos tornastes, ao mesmo tempo, Mãe de misericórdia e Rainha poderosa do Céu e da terra, com desejo e poder de socorrer a todos os que a Vós recorrem.

Nós Vos rogamos, ó Mãe bondosíssima, vinde em nosso auxílio; reconhecemo-nos, pois, pecadores, na amargura do nosso coração. Obtende-nos a dor e o perdão dos nossos pecados pelos quais Deus nos castiga justamente, assim como a graça de chorá-los sempre e de nunca mais cometê-los. Assim seja.

Ave Maria…

V. Refúgio dos pecadores.

R. Rogai por nós.



2ª Oração


Quem, senão Vós, poderá jamais na tristeza consolar-nos, ó Virgem amantíssima, proclamada Consoladora dos aflitos pela Igreja? Consolou os nossos primeiros pais a promessa do vosso nascimento; consolastes ao mundo dando-lhe o grande Reparador de nossos males e fostes, em todo o tempo, a Consoladora daqueles que, com fé, recorreram a Vós.

Sede também nossa consoladora, ó poderosíssima Advogada; nós vô-lo rogamos. Gemendo sob o peso de nossas aflições, por Vós suspiramos; obtende-nos do Pai das misericórdias e Deus de toda consolação o socorro necessário em todas as nossas misérias e tribulações. Assim seja.

Ave Maria…

V. Consoladora dos aflitos.

R. Rogai por nós.



3ª Oração


Ó Virgem Imaculada, destinada por Deus para serdes o socorro do povo cristão em suas necessidades, a Vós recorrem os doentes em suas enfermidades, os pobres em suas indigências, os aflitos em suas adversidades, os marinheiros nas tempestades, os soldados nas batalhas, os agonizantes no momento da morte, e todos obtém de vosso Coração materno auxílio e conforto!

Também nós colocamo-nos sob a vossa proteção, ó Mãe da Divina Providência, e cheios de confiança em vossa inefável bondade suplicamo-Vos queirais atender às orações que Vos dirigimos. Livrai-nos de todos os perigos e males, obtende-nos as graças de que precisamos e conduzi-nos felizmente ao porto desejado da eterna salvação. Assim seja.

Ave Maria…

R. Socorro dos cristãos.

R. Rogai por nós.



LEMBRAI-VOS

a Nossa Senhora da Providência


IMPRIMATUR:

Tornaci, 31 Julii 1939.

J. Lecouvet, Vic. Gen.


Lembrai-Vos, ó boa e piedosa Virgem Maria, que nos fostes dada para ser nosso amparo e providência. Cheios de confiança em vossa bondade, chamamo-Vos em nosso auxílio, vinde assistir-nos. Confiamo-Vos nossas tribulações e necessidades, vinde aliviá-las; nossos projetos e trabalhos, vinde abençoá-los. Vós, que podeis tudo obter, Ó Nossa Senhora da Providência, socorrei-nos, protegei a Santa Igreja, a Pátria, todos os que em Vós confiam, aqueles mesmos que não sabem mais Vos implorar. Abri-nos o vosso Coração, este Coração tão bondoso, confidente de tantas dores; e, porque Vós sois Mãe, ó Nossa Senhora da Providência, dignai-Vos ouvir nossas preces e atendê-las. Amém.

Ave Maria...



Ladainha

de Nossa Senhora

da Divina Providência.6


(Estas Ladainhas foram compostas em 1871

por uma Religiosa do Convento de Roule, em Paris,

e aprovadas pelo Cardeal Arcebispo Guibert).


Eterno Pai, que sois nosso Pai, tende compaixão de nós.

Jesus, Salvador das almas, tende compaixão de nós.

Espírito Santo Consolador, tende compaixão de nós.

Santíssima Trindade, Providência divina, tende compaixão de nós.


Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe da graça e da misericórdia, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Mãe admirável, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Estrela do mar, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Torre de Davi, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Salvação dos pecadores, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, Porta do Céu, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nosso Refúgio, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Força, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Esperança, rogai por nós.

Nossa Senhora da Providência, nossa Mãe, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Nós Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, que defendais de todo o mal esta família que se prostra diante de Vós e, pela vossa misericórdia, livrai-a dos seus inimigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Oremos: Ó Deus, cuja Providência não se engana na ordem de seus desígnios, suplicamo-Vos, por intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, que afasteis de nós tudo o que nos for nocivo, concedendo-nos ao mesmo tempo tudo quanto nos possa ser proveitoso. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


*Ou reza-se a Ladainha Lauretana.



Ladainha de Nossa Senhora

(Atualizada)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.

Mãe da Igreja,*7 rogai por nós.

Mãe de misericórdia,*8 rogai por nós.

Mãe da divina graça, rogai por nós.

Mãe da esperança,* rogai por nós.

Mãe puríssima, rogai por nós.

Mãe castíssima, rogai por nós.

Mãe imaculada, rogai por nós.

Mãe intacta, rogai por nós.

Mãe amável, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós.

Mãe do Criador, rogai por nós.

Mãe do Salvador, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.

Virgem venerável, rogai por nós.

Virgem louvável, rogai por nós.

Virgem poderosa, rogai por nós.

Virgem clemente, rogai por nós.

Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de justiça, rogai por nós.

Sede de sabedoria, rogai por nós.

Causa da nossa alegria, rogai por nós.

Vaso espiritual, rogai por nós.

Vaso honorífico, rogai por nós.

Vaso insigne de devoção, rogai por nós.

Rosa mística, rogai por nós.

Torre de Davi, rogai por nós.

Torre de marfim, rogai por nós.

Casa de ouro, rogai por nós.

Arca da aliança, rogai por nós.

Porta do céu, rogai por nós.

Estrela da manhã, rogai por nós.

Saúde dos enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Conforto dos migrantes,* rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos anjos, rogai por nós.

Rainha dos patriarcas, rogai por nós.

Rainha dos profetas, rogai por nós.

Rainha dos apóstolos, rogai por nós.

Rainha dos mártires, rogai por nós.

Rainha dos confessores, rogai por nós.

Rainha das virgens, rogai por nós.

Rainha de todos os santos, rogai por nós.

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.

Rainha elevada ao céu, rogai por nós.

Rainha do sacratíssimo rosário, rogai por nós.

Rainha da família,*9 rogai por nós.

Rainha da paz, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


MATER DIVINAE PROVIDENTIAE,

ORA PRO NOBIS.


_______________________________

1.  Oração indulgenciada. Leão XIII, 27 de Fevereiro de 1886.

2.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 49-50.

3.  Rev. Pe. De Caussade, S.J., “O Abandono à Providência Divina”, Cap. III, pp. 17-21. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1956.

4.  Ecle. 12, 13.

5.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Estatutos e Orações, Novena, p. 51. Ereta na Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência, dos Padres Barnabitas, Catete, Rio de Janeiro/RJ, 1957.

6.  Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 57-59.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...